top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Como Ganhar Espaço nos Armazéns?


ganhar espaco armazens

O sistema de armazenamento é uma importante etapa nas operações logísticas, sendo responsável por agilizar as entregas de produtos, assim como diminuir os erros e os custos adicionais imprevistos.


Contudo, o espaço logístico deve estar organizado para que as atividades rotineiras ocorram sem maiores complicações (sendo um dos principais desafios dos gestores). Com a crescente demanda, o armazém tem que aproveitar toda a área disponível. Veja a seguir como otimizar o layout dos armazéns.


Importância do Layout de Armazém


Antes de listamos as dicas para ter um melhor aproveitamento de espaço, iremos explicar a importância do layout de armazém.


O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão organizadas, de forma a aproveitar todo o espaço disponível (da melhor maneira possível).


Para que todos os processos sejam dinâmicos e toda a área seja otimizada, algumas questões devem ser consideradas, como o volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros.


De forma resumida, um layout de armazém ajuda a aprimorar os processos e resultados logísticos, pois quando bem planejado e estruturado, proporciona uma série de benefícios, por exemplo, o melhor aproveitamento de espaço.


O melhor aproveitamento de espaço faz com que toda a área do armazém seja consumida da melhor maneira, sendo possível armazenar diversos itens no mesmo ambiente. Agora que entendemos a sua importância, selecionamos algumas dicas para ganhar espaço nos armazéns.


Conheça o Giro dos Produtos


O primeiro passo (antes mesmo de pensar em estratégias), é conhecer a realidade do armazém. Isso significa que é necessário entender quais são os principais processos e o giro dos produtos, essa medida é importante para saber o que pode ser movido para otimizar o espaço.


Itens com maior saída são repostos mais vezes, já os com menor giro ficam mais tempo “parados”. Esses fatores impactam diretamente na organização, visto que a movimentação deve ser reduzida ao mínimo, ou seja, os produtos com alto giro precisam ficar próximos à área de expedição (contribuindo para o aumento da produtividade dos colaboradores).


Para que a empresa mantenha um espaço organizado e sem desperdícios, ela precisa definir um padrão de separação. A curva ABC é largamente utilizada, uma vez que considera o giro dos produtos. No entanto, cada indústria tem suas próprias necessidades.


Outros critérios que podem ser utilizados são:


Características: esse critério é muito utilizado nos setores que trabalham com matérias-primas delicadas para não misturar com os demais produtos que possam gerar danos. Neste caso, itens semelhantes são guardados próximos uns dos outros.


Volumes: já essa organização é feita pelo tamanho e peso. Durante o cadastro, a mercadoria deve ser armazenada em prateleiras adequadamente organizadas/categorizadas para seu tipo de volume. O layout é projetado de acordo com o tamanho das peças que serão armazenadas.


Priorize a organização vertical


O custo da expansão do espaço logístico é altamente caro, principalmente em áreas urbanas. O preço do metro quadrado faz com que muitos negócios tenham que pensar em outras formas para otimizar a área.


A verticalização do armazém é utilizada para suprir duas necessidades: aumentar a capacidade do espaço e utilizá-lo de forma inteligente.


As estantes industriais verticalizadas proporcionam para o gestor o melhor aproveitamento do espaço, inclusive na área vertical, fazendo com que os demais produtos sejam estocados.


Escolha os Sistemas de Armazenagem Certos


As prateleiras industriais não são os únicos meios para otimizar o espaço logístico, os gestores devem procurar outros tipos de soluções. Para isso, precisa estudar as suas necessidades logísticas e escolher o sistema que resolva os problemas do local.


Lembrando que o mercado tem diversas soluções disponíveis, como as estruturas porta paletes. O indicado é juntar uma ou mais resoluções e combiná-las para obter o melhor aproveitamento do espaço.


Limpe o Espaço Regularmente


Essa dica é muito simples: quando os produtos estão desorganizados, dá a impressão de que não tem espaço sobrando.


Deste modo, se o armazém vive desorganizado, pode fazer com que os colaboradores não encontrem os itens na hora de montar um pedido. Além disso, a sujeira faz com que haja grandes riscos de ocorrer uma contaminação dos materiais.


Otimize o Inventário


Por fim, a otimização do inventário é importante para entender quais produtos estão “acumulando poeira” e contribuindo para um almoxarifado bagunçado. Esse processo contribui para que as operações rotineiras sejam mais simples (permitindo que os colaboradores encontrem os itens com mais facilidade).


Podemos concluir que não é necessário um espaço logístico bem espaçoso para que tenha eficiência no armazenamento.


Empilhadeiras Baloc


A empilhadeira é uma peça fundamental para o sucesso logístico de uma empresa, garantindo que o transporte/armazenamento/empilhamento de cargas sejam mais ágeis e dinâmicos.


A Baloc é referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, disponibilizamos uma variedade de equipamentos para atender todas as necessidades e demandas logísticas.


Conte conosco para otimizar os seus processos logísticos!



Comments


bottom of page