top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

04 Tipos de Sistemas de Armazenagem com Paletes



O sistema de armazenagem com porta-paletes (ou porta-pallets) é largamente utilizado nas operações logísticas de uma empresa, se tornando uma ferramenta para organizar o estoque e obter um melhor aproveitamento do espaço disponível.


Além disso, a estrutura do porta-paletes é facilmente adaptável, atendendo as necessidades do seu empreendimento (ou seja, é flexível para todos os tipos de demanda), fazendo com que os trabalhos dos operadores sejam otimizados. Continue a leitura para saber mais sobre esta infraestrutura e as suas variações.


O que é Porta-Pallet?


De forma resumida, porta-pallets são estruturas verticais destinadas à organização de mercadorias. O seu funcionamento pode ser comparado com estantes, fazendo que os produtos sejam acomodados verticalmente com total segurança e otimização do espaço interno.


Uma das maiores vantagens do sistema porta-paletes é a flexibilidade na altura e distribuição das estantes, pois são determinadas de acordo com as características do armazém (facilitando a localização de cada item e reduzindo os custos com a gestão de estoques).


Por ser um sistema de armazenamento vertical, ele é ideal para as empresas que buscam melhorar e aumentar a capacidade de estocagem de materiais, permitindo que sejam armazenadas grandes quantidades de mercadorias em um menor espaço.


Ademais, apresenta diversas vantagens, dentre algumas podemos destacar: facilidade para o controle de estoque e adaptação de espaço, tamanho ou peso das mercadorias que estão sendo guardadas.


Para ter um melhor entendimento, imagine uma empresa que precisa lidar com grande quantidade de mercadorias. Muitas vezes, a armazenagem se torna complexa e exige uma organização mais eficiente (bem como o melhor aproveitamento do espaço).


A armazenagem com paletes é uma solução para o empreendimento que busca obter melhorias na organização e no espaço disponível. Além disso, é fundamental para quem busca maior agilidade e segurança para as operações do dia a dia.


Agora que já compreendemos a sua importância e as vantagens para as atividades logísticas, selecionamos as principais variações do sistema porta-pallets.


Sistema Porta Paletes Convencional


O sistema porta-paletes convencional é montado através de uma estrutura própria para produtos de alta rotatividade, encaixando-se longarinas ajustáveis em cada espaço. Essa medida permite estocar os pallets em alturas variáveis (com estrutura dimensionada para suportar qualquer peso).


A estrutura do porta-paletes convencional é estática e pesada. Nela, os pallets são colocados e retirados individualmente por meio de empilhadeiras que transitam pelos corredores.


Outra característica importante deste sistema é a praticidade e a economia. Por este motivo, é muito utilizado nos mercados.


É importante mencionar que pode ser utilizada no armazenamento de diversos itens não paletizados, como chapas, bobinas e caçambas. Além disso, apresenta como benefícios:


  • Rapidez de armazenagem e adaptação de cargas de alta rotatividade;

  • Possibilidade de mover um palete sem precisar mover os outros;

  • Sistema compatível com os equipamentos e operações industriais da maioria das fábricas.


Sistema Porta Paletes Drive-in


As estruturas do sistema porta-paletes drive-in possuem como objetivo verticalizar as cargas paletizadas através de acumulação, sendo movimentadas por empilhadeiras. Ou seja, é projetada para trabalhar com grandes quantidades de um mesmo produto (armazenados em lotes).


Para que isso ocorra, cada estrutura é composta por laterais, com braços sustentando as longarinas de drive-in, formando blocos verticais e horizontais (este último é a “rua” de armazenagem para dar acesso às empilhadeiras).


Isso permite o carregamento dos paletes dentro da própria estrutura, criando um bloco contínuo (sem corredores intermediários), dando acesso à empilhadeira na própria infraestrutura.


Resumidamente, a estrutura drive-in é operacionalizada através de uma única estrada, garantindo mais rentabilidade no espaço disponível (visto que os corredores entre as estantes são eliminados) e oferece um controle rigoroso das estradas e saídas. As suas principais vantagens são:


- Otimização da utilização do espaço disponível;

- Supressão de corredores entre estruturas como as estantes;

- Maior controle de entradas e saídas de mercadorias;

- Redução do espaço necessário para o armazenamento.


Sistema de Porta Paletes Drive-Through


A diferença entre o sistema de porta-paletes drive-through para o drive-in é a utilização da empilhadeira. Nesta estrutura a máquina tem acesso pelos dois lados, visto que existem dois corredores (um de entrada e outro de saída).


Ou seja, o material entra por um lado e se movimenta para o outro (saída) por causa da inclinação e da gravidade. Isso ocorre porque a estrutura possui lastres com rodas para a movimentação dos paletes. As suas principais vantagens são:


- Maior densidade de armazenagem, pois existem apenas dois corredores (entrada e saída);

- Rapidez e eficiência no processamento de separação das requisições.


Sistema Porta Pallets Push-Back


O sistema porta-paletes push-back é projetado para atender armazenagem de alta densidade, consistindo em um bloco de estruturas similar ao drive-in, com montantes e longarinas.


Em seu sentido mais usual e literal, o termo significa empurrar para trás quando traduzido para o português. O primeiro palete é colocado e empurrado para trás pelo pallet subsequente, numa operação sucessiva até o último palete de cada trilho.


Para que isso ocorra, os paletes são colocados em trilhos telescópicos (que possuem uma leve inclinação).


Por a pista ser levemente inclinada, o empilhadeirista pode controlar a velocidade na retirada do palete, fazendo com que os outros acompanhem o movimento. As vantagens do sistema porta-pallets push-back são:


  • Redução de corredores;

  • Fácil adaptação;

  • Agilidade nos processos.

  • Otimização do espaço.


Empilhadeiras Baloc


A empilhadeira é uma peça fundamental para o sucesso logístico de uma empresa, garantindo que o transporte/armazenamento/empilhamento de cargas sejam mais ágeis e dinâmicos.


A Baloc é referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, disponibilizamos uma variedade de equipamentos para atender todas as necessidades e demandas logísticas.


Conte conosco para otimizar os seus processos logísticos!


Comments


bottom of page