top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

O que é uma Empilhadeira Retrátil?


o que e empilhadeira retratil

Você sabe o que é uma empilhadeira retrátil, para que serve e todos os benefícios?


Neste artigo vamos contar tudo isso e ainda explicar para quais segmentos este modelo é mais indicado para uso.


Empilhadeira retrátil: o que é?


Popularmente conhecida pelo seu design mais compacto, a empilhadeira retrátil é amplamente utilizada em ambiente com corredores estreitos, fazendo que o espaço seja otimizado e bem aproveitado.


Para ter ideia, os equipamentos convencionais operam em uma área de 4 metros de corredor, já a empilhadeira retrátil ocupa menos de 3 metros.


Outra característica que se destaca é a movimentação lateral (deslocamento de giro e elevação se movimentam para o centro de gravidade da máquina), fazendo com que objetos e pacotes que estejam a até 12 metros de altura sejam alcançados.


E, claro, importante destacar que o seu nível de elevação pode ser regulado e programado pelo operador, dispensando o constante uso da alavanca.


Como funciona?


Ela funciona semelhantemente aos demais modelos em sua estrutura. Mas, a única diferença é que além de movimentar os garfos para cima e para baixo, ela realiza movimentos de avanço e retração.


Dessa forma, não é preciso movimentar toda a empilhadeira para frente e para trás ao apanhar o palete da mercadoria, pois só o mastro se movimenta.



Diferenciais da empilhadeira retrátil


Destaca-se aqui que é um modelo movido através da energia elétrica (é uma empilhadeira elétrica), o que torna o uso viável em ambientes com pouca ventilação, como em espaços fechados.


Mas isso também representa que ela não emite gases poluentes ao ambiente e nocivos à saúde do operador (como monóxido de carbono). Dessa forma, elas ajudam na preservação do meio ambiente.


Além disso, a movimentação da empilhadeira é possível apenas em piso plano e liso.


Aplicação


Pelo tamanho compacto e capacidade de operar em locais estreitos, o modelo retrátil é muito requisitado em empresas, armazéns, depósitos, galpões e empresas.


Podemos afirmar que a empilhadeira retrátil é imprescindível para a operação do setor de logística, uma vez que permite que os funcionários organizem e desloquem grandes quantidades de mercadorias de maneira rápida, simples e eficiente.


Vantagens que você precisa conhecer


Separamos um espaço neste artigo apenas para falar das vantagens, pois este modelo oferece benefícios para pequenas, médias e grandes empresas.


Alta produtividade e velocidade


O modelo retrátil pode alcançar até 14 km/h, aumentando o ritmo de trabalho e reduzindo o tempo gasto com a operação. Ou seja, a empilhadeira possui uma elevada produtividade.


Além disso, a empilhadeira conta com uma câmera de vídeo integrada. Essa peça faz com que o operador tenha uma otimização na visualização da carga em grandes alturas, evitando que ele fique olhando por cima (garantindo maior conforto).


Baixo nível de ruído


O nível de ruído é considerado extremamente baixo, garantindo um ambiente de trabalho harmonioso e sadio.


Por esse motivo, é importante se atentar para o nível de ruído produzido por uma máquina, pois pode causar desconforto nos colaboradores.



Corredores estreitos


É importante sempre relembrar e destacar que esta opção de empilhadeira proporciona a otimização dos espaços nos estabelecimentos, fazendo que a área disponível seja aproveitada ao máximo.


Ademais, a movimentação lateral faz com que todo o processo seja eficiente e rápido, visto que ela ocupa pouco espaço.


Operação segura


A empilhadeira retrátil possui mecanismos para garantir a segurança durante a operação (tanto para o operador quanto da mercadoria).


Os acidentes no trabalho influenciam diretamente na qualidade e rapidez nos serviços prestados, ocasionando em prejuízos financeiros e materiais. Por essa razão, os mecanismos de segurança deste modelo são extremamente úteis para o cotidiano do setor logístico.


Por exemplo, sempre que o operador realiza uma curva, o equipamento automaticamente já reduz a velocidade. Essa ação evita acidentes e tombamentos, garantindo uma operação mais segura.


Outro acessório é o blue spot. Este apetrecho emite uma sinalização no piso para que os demais colaboradores saibam que a empilhadeira está se movimentando no ambiente. Como já foi mencionado, o aparelho é silencioso e esse mecanismo evita uma série de acidentes.


Vale a pena investir em uma empilhadeira retrátil?


Deste modo, a aplicação da empilhadeira retrátil é uma solução para obter uma otimização do espaço, economizando tempo e dinheiro.


A Baloc ajuda a operacionalizar a efetiva utilização das empilhadeiras retráteis por meio da locação, sem a necessidade de alto valor de investimento que ocorre quando opta-se em comprar o equipamento.


Resumindo, a empilhadeira retrátil é indicada para o transporte e movimentação de cargas em locais compactos (e internos), proporcionando um ambiente mais produtivo e confortável para os colaboradores.


Modelos para você conhecer


Selecionamos os principais modelos para você conhecer entre as empilhadeiras retrátil. Confira abaixo.


Empilhadeira retrátil mastro fixo


Há uma versão da empilhadeira retrátil onde o mastro fica fixo (não se retrai). Neste modelo, os garfos se estendem até a posição de coleta ou alocação, possuindo um sistema parecido com o de um pantógrafo.


O seu uso é similar ao da empilhadeira de mastro retrátil. Contudo, não é frequentemente utilizada nos armazéns.


Empilhadeiras retráteis de dupla profundidade


Outras variações disponíveis são as empilhadeiras retráteis capazes de trabalhar em estantes de fundo duplo. Esse equipamento possui um mastro deslocável e os garfos se deslocam, possibilitando o acesso ao palete de dupla profundidade.


A empilhadeira retrátil de fundo duplo é benéfica por conseguir um aumento significativo da capacidade de armazenagem. Entretanto, o manuseamento de algumas cargas e altura de elevação ficam limitados.


Empilhadeiras retráteis de carga lateral


Este modelo é uma evolução da empilhadeira retrátil convencional, possuindo um sistema que possibilita as rodas girarem 90º. Com isso, consegue-se deslocamentos laterais e frontais. As empilhadeiras retráteis de carga lateral são ideais para cargas longas, por exemplo, paletes e/ou volumes de grandes dimensões.


Empilhadeira retrátil usada vale a pena?


Depois de decidir o tipo de empilhadeira, chegou o momento de escolher se a máquina será nova ou usada. Caso seja a última opção, a aquisição do aparelho requer alguns cuidados.


Primeiro, avalie se a empilhadeira está em boas condições de uso. Essa medida é importante para evitar prejuízos para a sua empresa. Para isso, o cliente deve questionar/verificar a lataria e os componentes, a fim de garantir que tudo esteja em perfeito funcionamento/estado.


Outra medida é escolher um fornecedor confiável (seja para alugar ou comprar uma empilhadeira), garantindo que todas as peças sejam de qualidade. Conte com a Baloc para locação de empilhadeiras retráteis dos melhroes fabricantes mundiais!


Por fim, é importante também pensar na marca da empilhadeira, pois ao adquirir um produto com renome, está garantido, consequentemente, maior qualidade, durabilidade, confiabilidade e segurança.


Empilhadeira Retrátil com a Baloc


Especialista em locação de empilhadeiras, a Baloc atua no mercado há mais de dez anos! Prezando sempre por qualidade, as máquinas estão em um ótimo estado de conservação para locação, pois nossa frota é constantemente renovada.

Atendendo desde pequenas, médias ou grandes empresas, a Baloc dispõe de funcionários que irão orientá-lo sobre qual o maquinário ideal para o seu empreendimento.

Com a manutenção e assistência técnica garantida, a Baloc disponibiliza das melhores máquinas para você. Entre em contato!


aluguel empilhadeira retratil

bottom of page