top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Dicas de Segurança para Operação de Empilhadeiras



A empilhadeira é uma máquina amplamente utilizada em um projeto logístico, visto que seus vários tipos de aplicação agilizam todo o processo de transporte e armazenamento de mercadorias.


Por ser um aparelho que carrega uma grande quantidade de produtos, é imprescindível que a empilhadeira seja operada por um profissional qualificado.


Essa medida evita possíveis acidentes, fazendo que todas as atividades rotineiras sejam realizadas com segurança e responsabilidade.


A Norma Regulamentadora nº 11 é responsável por garantir que todo o processo de deslocação seja seguro (para o operador e a carga).


Veja a seguir quais são as regras e recomendações que o empilhadeirista deve ter na hora de operar a máquina.


Empilhadeira: procedimentos de segurança


Empilhadeirista: Como já foi mencionado, é de suma importância que o operador de empilhadeira seja qualificado. Os acidentes/tombamentos são causados por falhas humanas, na maioria das vezes, o profissional não realizou os devidos treinamentos/procedimentos.


As medidas preventivas de trabalho são muito importantes para assegurar a segurança do empilhadeirista e dos demais colaboradores.


EPIs de segurança: Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não devem ser esquecidos, visto que é uma importante medida preventiva de segurança. Os apetrechos que devem ser usados corretamente são: óculos, protetor auricular, capacete e luvas.


Cinto de segurança: O cinto de segurança deve ser usado durante todo o trajeto. A peça deve ser utilizada juntamente com os Equipamentos de Proteção Individual.


Capacidade residual: De forma simplificada, a capacidade residual é a quantidade de peso que a máquina pode elevar e transportar a mercadoria (com segurança e equilíbrio).


A capacidade residual deve ser respeitada, ou seja, NUNCA ultrapasse o limite máximo da empilhadeira.


Além disso, o operador não deve fazer um sobrepeso no aparelho, para que a capacidade residual seja aumentada.


Velocidade: Ao conduzir uma empilhadeira, a velocidade recomendada não deve ser ultrapassada, principalmente quando for fazer uma curva.


Outra dica importante é que o profissional fique atento ao piso, se estiver molhado, saliente ou escorregadio (sujo de óleo), a velocidade deve ser diminuída.


Checklist: Antes de iniciar o turno, o operador deve obrigatoriamente fazer um checklist diário no equipamento. Essa medida tem como objetivo garantir a integridade da máquina, evitando possíveis falhas e acidentes.


Recomendações do fabricante: Para que o aparelho tenha um uso adequado, é de extrema importância que as recomendações do fabricante sejam fielmente seguidas.


Manobras


Para que os riscos de acidentes sejam diminuídos, o funcionário deve considerar as seguintes instruções:

  • Evite manobras radicais;

  • Quando for carregar e descarregar os materiais, os garfos devem sempre estar na posição horizontal (e a torre na posição vertical);

  • Não empurre ou tente puxar qualquer material com os garfos da empilhadeira. Isso pode entortar e danificar sua máquina;

  • Sempre verifique se o freio e a marcha estão desengatados quando for ligar a empilhadeira;

  • Quando for ajustar a carga, pare a empilhadeira;

  • Sempre fique atento à altura da carga;

  • Quando não tiver a visão frontal, dirija a máquina em marcha à ré.


O que fazer em caso de acidente com empilhadeira?


Os acidentes mais comuns com empilhadeira são: tombamento e incêndio (no próprio veículo). Veja o que fazer nessas situações.


Tombamento: Caso ocorra um tombamento, será preciso agir em poucos segundos para evitar danos à saúde.


Nunca saia dentro da cabine ao sentir que a máquina vai tombar (essa ação aumenta as chances do operador ser prensado).


A primeira atitude é aumentar a sua estabilidade, para isso, segure firme o volume e apoie firmemente os pés no chão.


Incêndio: Em caso de incêndio, deve desligar a chave geral do aparelho. Se a empilhadeira for à gás GLP, feche a válvula de gás.


Depois, utilize o extintor de incêndio para acabar com as chamas. É importante mencionar que a prevenção é a melhor alternativa, deste modo, sempre verifique a validade do extintor. Além disso, quando for abastecer o aparelho, não fume.


Empilhadeira Baloc


A Baloc é referência no mercado de locação de empilhadeira, possuímos uma gama enorme de equipamentos, sendo classificadas como: elétrica, à gás GLP, contrabalançada, retrátil, patolada e transpaleteira.


Acompanhe as novidades no segmento através do nosso site. Siga-nos nas redes sociais.


Estamos aguardando o seu contato!


Comments


bottom of page