top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Paletização | Como Reduzir Custos na Gestão de Estoque


paletizacao reducao custos estoque logistica

O armazenamento de mercadorias é um dos processos logísticos de uma empresa, quando bem administrado e organizado, contribui para que as atividades rotineiras sejam eficientes, ágeis e dinâmicas (fazendo com que os resultados desejados sejam alcançados).


Normalmente, os armazéns recorrem aos pallets (ou paletes) para que os processos logísticos sejam aperfeiçoados, permitindo que os produtos sejam alocados de forma mais compacta, ou seja, o espaço disponível é totalmente otimizado. Essa prática é conhecida como paletização.


A paletização permite que o armazenamento seja padronizado e seguro (a carga é protegida). Além disso, impacta diretamente nas despesas financeiras, auxiliando para que os gastos sejam diminuídos. Pensando nisso, explicaremos como a paletização ajuda na gestão de estoque e na redução de custos.


Como a paletização reduz os custos de logística?


Como já foi mencionado, a paletização é a prática de transportar e armazenar todos os produtos com o uso de paletes.


Para ter um melhor entendimento, as mercadorias são organizadas em pallets e empilhadas com o auxílio de máquinas (por exemplo, empilhadeiras), permitindo mais economia de espaço e eficiência na gestão de estoque.


Outro ponto relevante é que a verticalização é a maior característica desse método, pois todo o espaço é aproveitado (tanto vertical quanto horizontal). Agora que já compreendemos melhor a paletização, veja a seguir quais são os seus benefícios:


Redução do custo no Frete


O uso de pallets contribui para que os custos de frete sejam reduzidos. Essa vantagem é facilmente observada, visto que a compactação ocasionada pela paletização pode comportar mais produtos em um mesmo veículo.


Deste modo, o número de veículos a ser contratados pode ser diminuído, fazendo que as despesas com a frota própria ou terceirização também sejam reduzidas.


Melhorias no Armazenamento


O aproveitamento do espaço também é útil no armazenamento de mercadorias, uma vez que grandes quantidades de cargas são condicionadas em um menor espaço.


Em outros termos, são necessários menos galpões e prateleiras para um determinado número de produtos.


Lembrando que a expansão do armazém é muito custosa, principalmente em área urbana. Deste modo, podemos observar que o custo com o armazenamento é também reduzido.


Redução de Danos


É importante ressaltar que uma das maiores vantagens da paletização é a maior proteção das cargas, diminuindo as possibilidades de avarias e/ou danos.


A segurança é essencial para que os prejuízos sejam diminuídos, evitando gastos com reparos ou reposições. De forma resumida, auxilia para que as despesas logísticas sejam reduzidas.


Aumento da Produtividade


A paletização torna a distribuição dos produtos homogênea e mais compacta, fazendo com que todos os processos, como a manipulação e a conferência, sejam mais ágeis e precisas.


Essa medida faz com que a produtividade seja potencializada, impactando diretamente nos custos logísticos da empresa.


Conclui-se que a otimização na logística e redução de custos são apenas algumas das vantagens da paletização.


Resumo


Resumidamente, a paletização aumenta a eficiência e a capacidade de armazém em um centro logístico, ocasionando diversos benefícios, sendo eles:


  • Otimiza o espaço no estoque;

  • Auxilia no controle de processos;

  • Melhora o fluxo de movimentação nos corredores;

  • Reduz custos operacionais;

  • Garante a integridade dos produtos.


Empilhadeiras Baloc para Locação


A empilhadeira é uma máquina largamente utilizada no armazém, visto que é responsável por movimentar, empilhar e transportar as mercadorias, garantindo que todas as atividades rotineiras sejam mais ágeis e fluidas.


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação de empilhadeiras, disponibilizamos equipamentos para todas as necessidades logísticas.



bottom of page