O palete é uma estrutura plana usada como base para a unitização de mercadorias na cadeia de abastecimento logístico.
Sendo utilizado para otimização do transporte e armazenamento de carga, possuem como vantagem a resistência, durabilidade, produtividade e otimização do espaço.
São usados para empilhar, armazenar, proteger e transportar materiais durante a manipulação por equipamentos de manuseio de materiais, como empilhadeiras, porta-paletes ou transportadores, sendo armazenados em estantes ou armazenamento a granel ou posicionados em veículos de transporte.
O pallet também pode ser definido como plataforma composta portátil, horizontal, rígida e usada como base para montagem, armazenamento, empilhamento, manuseio e transporte de mercadorias como carga unitária.
Ele é a base mais comum para a carga unitária, que inclui palete e mercadorias empilhadas em cima dele, normalmente fixadas por envoltório extensível, cintas, envoltório retrátil, adesivo, colar de palete ou outros meios de estabilização, incluindo envoltórios reutilizáveis, correias e redes e filmes plásticos.
Pallet pode ser fabricado em materiais diferentes
Por proporcionar um fácil armazenamento e estocagem, os pallets são abundantemente utilizados nos estabelecimentos. Hoje vamos aprender quais os tipos e quais os materiais possíveis de serem fabricados diferentes tipos de pallets.
Pallets de madeira
Por ter um material com valor acessível e ser facilmente encontrado, o pallet de madeira possui uma maior fabricação em todo o mundo, sem contar com o benefício da versatilidade da facilidade para montagem.
Pelo fato de serem utilizados para o transporte de produtos entre todos os países do planeta, a grande maioria dos pallets antes e depois do transporte internacional são tratados ou fumigados, evitando a proliferação de pragas e doenças resistentes a madeira de um país para outro.
Pallets de plástico
Posteriormente a madeira, o plástico é o material mais popular para confecção de pallets e isso ocorre por sua resistência e durabilidade.
O pallet de plástico é mais higiênico que de madeira, por não absorver água e ser mais simples para a limpeza, e estas características o torna mais popular para o transporte de bebidas e alimentos. Também são bastante utilizados para o transporte internacional, ficando em segundo lugar.
Pallets de metal
Muito utilizado para suprir a função que o de madeira e plástico não faz, o pallet de metal é utilizado para transporte de carga pesada.
O pallet de metal é bastante resistente, praticamente inquebrável, possui também como vantagem a ausência de pregos, evitando futuras lesões e acidentes decorrentes da soltura desses elementos.
O metal tem maior durabilidade e resistência, sendo utilizado na maioria das vezes apenas para cargas pesadas.
Pallets de papelão
O pallet de papelão é mais leve que os demais, sendo bastante utilizado para o transporte aéreo.
Não possui resistência à umidade, sendo usado para o manuseamento de cargas mais leves.
Pallets descartáveis
O pallet descartável como o próprio nome diz, é pallet não reutilizável, normalmente é
utilizado para o transporte de mercadoria com o custo do pallet já incluso, pois não é retornável.
O nome do pallet faz com que se tenha um senso comum que eles obrigatoriamente possuam um baixo custo, sendo esta informação errônea, pois para o transporte de uma mercadoria mais pesada, o pallet deve possuir uma estrutura que comporta o peso da carga, como consequência eleva-se o seu custo de fabricação.
Importante esclarecer que o que determina o preço do pallet é a sua capacidade de suportar o peso da mercadoria.
Pallets retornáveis
O pallet retornável é bastante utilizado em empresas para o transporte de produtos, onde ao locomover uma carga o pallet acaba retornando para o empreendimento, sendo novamente utilizado.
Normalmente possui uma estrutura de madeira, para suportar a movimentação e o impacto durante o transporte e descarregamento. Geralmente tem um custo maior que o pallet descartável.
Pallets movimentação (estocagem)
O pallet de estocagem ou movimentação, é utilizado para estocar mercadoria, facilitando a locomoção de um local para outro.
Esse tipo de pallet não sofre impacto do transporte, por consequência, possui uma maior durabilidade. A sua estrutura suporta diferente peso de carga. Normalmente são utilizadas em empilhadeiras.
Pallets para exportação
O Pallet para exportação é construído em qualquer modelo e tamanho, isso se deve para a realização de transporte de cargas aéreas, marítimas ou terrestres.
Seu tamanho é definido para o melhor otimização do espaço em aviões, contêiner ou carrocerias, isso ocorre para o custo do transporte seja diminuído.
Para realização do transporte recebem tratamentos fitossanitários, a fim de eliminar espécies que possam proferir pragas e doenças entre os países.
Pallets duas entradas
Os pallets duas entradas são confeccionadas com longarinas, oferecendo maior resistência ao peso, é também indicada para o uso em prateleiras.
O uso de prateleiras ou porta-pallets ocorre devido a mercadoria que fica suspensa no pallet, necessitando de mais resistência por questões de segurança. O pallet duas entradas possui este nome por ter apenas dois lados.
Pallets quatro entradas
A pallet quatro entrada é confeccionada igual a pallet dois lados, a sua diferença é por possuir quatro entrada para empilhadeiras ou transpaleteiras.
O seu formato possui tábuas intermediárias, é bastante reconhecida por ter pés montados com pedaços de pontaletes, estabelecendo uma sustentação, possibilitando que empilhadeiras possam entrar pelos quatro lados.
Pallets PBR
O pallets PBR são utilizados no Brasil desde 1990, possuindo como medida padronizada de 1000mm x 1200mm, se tornado um modelo ideal para transporte e armazenagem de mercadoria.
Esta proporção é utilizada em tábuas superiores, intermediárias, inferiores e tocos.
São bastantes utilizadas em quase toda escala produtiva no Brasil, é um produto economicamente viável para estoque e manutenção para futura venda de paletes.
Euro Pallet
O Euro Pallet surgiu na década de 1960, após o desenvolvimento das ferrovias combinadas das Nações Europeias (na época consistindo na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda).
A União Internacional de Ferrovias comissionou um padrão comum para um palete para otimizar a carga e descarga de vagões de trem.
Este tamanho padrão se espalhou mais e mais conforme mais nações aderiram à Comunidade Europeia e agora, além de serem encontradas na Europa, são encontradas em todo o mundo, da América do Norte à Ásia Central.
Enquanto o Euro Pallet possui 1200 mm x 800 mm, os Paletes Padrão possuem 1200 mm x 1000 mm.
Na questão de altura, o Euro Pallet mede possui 144mm, desta forma a dimensão total do Euro Pallet fica assim: 1200 mm x 800 mm x 144 mm.
Os Euro Pallets assim como os pallets convencionais podem ser usados em uma variedade de indústrias, desde o transporte de mercadorias até o armazenamento de alimentos como carnes e frutas, podendo ser como vimos de variados tamanhos.
A Baloc oferece locação e venda de empilhadeiras para o transporte e movimentação de pallets.
Entre em contato conosco através do telefone: (19)3227-5681 ou do e-mail: contato@baloc.com.br e solicite já um orçamento.
Comments