top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

O Que é Paletização?



O armazenamento de cargas é um dos serviços mais importantes dentro de uma empresa, garantindo que todo o processo de transporte seja eficiente, ágil e dinâmico, contribuindo para o aumento de produtividade e lucro.


Contudo, alguns cuidados são necessários para que os produtos não sejam danificados ou fiquem desorganizados (fazendo com que a entrega seja comprometida). Para garantir o pleno funcionamento, muitas companhias recorrem ao sistema de paletização. Quer saber mais sobre esse método? Continue a leitura!


Como já foi mencionado, a paletização tem como objetivo melhorar a organização e eficiência do estoque através do uso de paletes. Ou seja, toda a mercadoria é armazenada/manuseada de modo mais otimizado e prático.


Para isso, o palete (ou pallet) serve de base para acomodar os objetos que serão transportados e armazenados. Caso você não saiba, o palete é uma plataforma padronizada sobre a qual os produtos são colocados.


Os pallets são produzidos em vários tipos de materiais, como madeira, plástico, borracha e papelão. A escolha do material vai depender da sua operação (peso e o tipo de carga a ser transportada).


Vantagens da Paletização


A paletização apresenta várias vantagens para o estoque de uma instituição. Saiba quais são:


Otimização do espaço


O empilhamento de mercadorias proporciona um melhor aproveitamento do espaço, para ter um melhor entendimento, imagine se os produtos fossem acomodados na altura do chão, seria necessário retirar todas as caixas para buscar algo que está no fundo.


O palete possibilita que cada conjunto de caixas seja alocado como uma só peça. Isso permite usar muito mais a verticalidade do seu estoque, aproveitando prateleiras mais altas sem comprometer a praticidade, o que facilita muito a logística.


Controle do estoque


A paletização também propicia que a organização e a administração de cargas sejam melhoradas. Exemplificando: você pode registrar o recebimento de cada palete, como consequência, é possível associar o registro com o tipo de carga, sua localização e destino.


Custos


É importante destacar que a paletização torna a movimentação de materiais mais rápida e eficiente, fazendo com que os custos sejam diminuídos. Além disso, as cargas transportadas estão expostas a um risco menor de avarias.


Segurança


Os operadores de empilhadeiras que trabalham em ambientes com uso de paletes são mais seguros (a quantidade de acidentes de trabalho é diminuída). Ou seja, a paletização é mais segura tanto para os produtos, quanto para os colaboradores.


Tipos de armazenagem usando paletes


Existem diversos tipos de armazém, cada um com suas características e vantagens únicas. Para fazer uma escolha mais precisa, é necessário conhecer/compreender as suas particularidades para que não tenha despesas desnecessárias. Aqui estão alguns dos principais que você deve conhecer:


Bloco de empilhamento


Como o próprio nome já sugere, esse tipo de armazenagem empilha os paletes diretamente no chão do estoque. A quantidade de blocos que podem ser armazenados depende do peso da carga (também determina a altura da pilha).


O bloco de empilhamento só permite o sistema LIFO, neste método, a última carga a entrar é a primeira a sair.


Lembrando que essa organização NÃO é recomendado para a empresa que trabalha com FIFO (first in, first out), no qual a primeira carga que entra é a primeira a sair do estoque.


Frames de armazenagem


Os frames de armazenagem utilizam-se de decks móveis para empilhar as unidades de paletes até o topo do armazém, deste modo, é possível utilizar todo o espaço disponível. Este método é bastante útil para as empresas que precisam armazenar mercadorias sem movimentação por um tempo determinado.


Cremalheira única


O sistema cremalheira única utiliza estantes para empilhar os paletes e seus produtos. A sua principal vantagem é poder remover qualquer pallet quando necessário (assim sendo, é possível aplicar diversas técnicas, incluindo FIFO).


A cremalheira única não é indicada para estabelecimentos que possuem poucos espaços, uma vez que para usá-la é preciso ter disponibilidade para fazer corredores estreitos pelos quais as empilhadeiras transitem sem dificuldades.

Rack de palete de dupla profundidade


O rack de palete pode ser utilizado para substituir a cremalheira única, essa estrutura comporta dois paletes em profundidade, permitindo dessa forma a redução do número de corredores. Para usá-lo é preciso ter empilhadeiras de alcance duplo.


Estante para paletes


A armazenagem com paletização auxilia na resolução de boa parte dos problemas de movimentação/estocagem da empresa, mas para que isso aconteça é preciso utilizar uma estante para paletes adequada.


Como já foi mencionado, a escolha de uma boa estante ajuda a otimizar o sistema de armazenagem, visto que a estrutura suporta toda a organização (além de determinar qual a técnica que deve ser utilizada). Por esse motivo, antes de usar a paletização, é importante conhecer o seu processo de produção.


Em vista disso, o empreendedor deve escolher a opção mais adequada para a sua necessidade, por exemplo, a armazenagem em bloco de empilhamento pode expor a carga a perigos desnecessários (o contato direto com o chão desgasta os paletes). Além disso, o espaço fica limitado.


Ao optar pelo uso de estantes, a paletização fica ainda mais eficiente, garantindo mais segurança para a carga e o operador (contribuindo também para o melhoramento do espaço).


Como inserir a paletização na sua empresa?


É importante reforçar que a paletização não deve ser utilizada por impulso, o consumidor deve considerar se ela é uma opção para a sua empresa. Por exemplo, transportadoras necessitam deste sistema, uma vez que o uso de paletes agiliza muito o processo de carga e descarga.


Entretanto, os estabelecimentos precisam primeiro considerar o seu espaço de armazenagem e tipos de veículos, pois as organizações que trabalham somente com carros baixos, impossibilitam o uso de paletes.


Empilhadeiras Baloc como Suporte Logístico


A empilhadeira é uma máquina indispensável nas operações logísticas de uma empresa, facilitando todo o processo de transporte, armazenamento e movimentação de mercadorias.


A Baloc é referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, disponibilizamos uma variedade de equipamentos para atender todas as necessidades e demandas logísticas. Conte conosco para otimizar todos os seus processos.


bottom of page