top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

05 Pontos Importantes da Logística Pós-pandemia


logisitica pos pandemia

A pandemia trouxe inúmeras mudanças (modificando totalmente as nossas rotinas). Contudo, também fomos apresentados para novas tendências de consumo, como o aumento de compra e acesso nas plataformas digitais.


Isso ocorreu pela necessidade do isolamento social, uma vez que uma grande parcela da população visitava os centros comerciais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) 61% dos brasileiros que visitavam os shoppings centers afirmaram ter acessado plataformas digitais em 2020.


Deste modo, podemos afirmar que a logística foi a área que teve melhor desenvolvimento durante a pandemia, pois sem armazenagem e movimentação de cargas não existe comércio.


Segundo a pesquisa feita pela SBVC, 70% dos consumidores que tiveram experiências no e-commerce pretendem manter o modelo de compra no futuro. Pensando nessa necessidade, iremos mencionar algumas características do setor de logística no mundo pós-pandemia:


Escoamento da Produção Local


A globalização é um processo que se potencializou a partir dos anos 1990. Apesar do mundo continuar sendo globalizado, vai existir uma preferência por fornecedores mais próximos, principalmente no que se refere a serviços.


Essa medida irá contribuir para que a cadeia de suprimentos regional seja visível e distribuída. Além de agilizar todos os processos.


Transparência da Cadeia de Suprimentos


A transparência entre os diferentes players (integrantes) da supply chain (cadeia de suprimentos) é resultado da confiança entre fornecedores e clientes.


Lembrando que credibilidade não é construída de um dia para outro, mas sim com a divisão de informações operacionais. Dessa forma, os integrantes da cadeia conseguem identificar pontos críticos no fluxo de suprimentos, permitindo o gerenciamento dinâmico de eventuais crises.


Colaboração com Fornecedores


As empresas e os fornecedores devem manter um bom relacionamento, principalmente no mundo pós-pandemia.


O conhecimento dos armazéns e o gerenciamento de estoques, por exemplo, podem facilitar o controle da cadeia de suprimentos para que as falhas eventuais sejam evitadas.


É importante mencionar que o controle e a organização do armazém é essencial para que a empresa tenha um diferencial competitivo, visto que os clientes estão ficando cada vez mais exigentes, por esse motivo, deve evitar ao máximo as entregas com atrasos e erros nos pedidos.


Digitalização da Cadeia de Processos


A tecnologia é uma grande aliada no setor logístico, fazendo com que as informações sejam anotadas e acompanhadas (entrega, armazenamento e retirada de mercadorias), garantindo que todos os processos sejam integrados.


Deste modo, a aplicação de ferramentas digitais (como softwares) são essenciais para que os prejuízos sejam evitados e os objetivos sejam alcançados. Cada vez mais, os armazéns utilizam a tecnologia para que os processos sejam monitorados, agilizados e seguros.


Planejamentos Estratégicos


Por fim, as empresas devem ter planejamentos estratégicos adaptáveis às mudanças do cotidiano, ou seja, elas devem atender o mundo físico e o digital (para garantir a expansão constante).


Como o próprio nome já sugere, o planejamento estratégico é responsável por estabelecer estratégias para armazenar e entregar as mercadorias, fazendo com que a organização esteja mais preparada para suprir a demanda dos clientes.


Dessa forma, os processos são mais eficientes (utilizando de modo racional os recursos materiais e humanos disponíveis) e os gastos são diminuídos.


Ademais, aumenta o nível de satisfação do público-alvo, pois os produtos são entregues com qualidade e agilidade (garantindo a fidelização do cliente).


Podemos concluir que o investimento nos planejamentos estratégicos proporciona os avanços da sua equipe, assegurando que as metas e estratégias traçadas sejam devidamente cumpridas.


Empilhadeiras Baloc para Locação


A empilhadeira é um equipamento indispensável para as operações logísticas, facilitando todo o processo de transporte, armazenamento e movimentação de mercadorias.


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras. Solicite um orçamento conosco.

bottom of page