top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Como Organizar um Setor de Logística?


organizar setor logística

A logística de uma empresa desempenha um papel vital para o seu sucesso. Este setor viabiliza que os produtos adquiridos sejam entregues ao menor custo/tempo possível.


Um bom planejamento logístico é crucial para que o empreendimento se destaque frente aos seus concorrentes, principalmente no mercado global atual, onde as companhias buscam mais agilidade nos seus processos logísticos.


No entanto, a falta de organização pode ocasionar uma série de malefícios, dentre alguns podemos mencionar: reputação manchada, entregas com atrasos, erros nos pedidos, clientes insatisfeitos e gastos desnecessários.


Para evitar que isso ocorra, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a organizar o setor logístico da sua empresa.


Planejamento prévio dos processos logísticos


O planejamento prévio possibilita que o gestor antecipe as demandas, essa atividade cria novas oportunidades e evita possíveis problemas futuros.


A organização e o controle da linha de produção permite que as fragilidades dos processos sejam identificados e mapeados.


O processo de planejamento consiste em três etapas:


1- Identificação e mapeamento das vulnerabilidades;

2- Elaborar um plano de ação para corrigir os problemas;

3- Colocar o plano em prática.


Controle do estoque


Conhecer e controlar o estoque é muito importante para o setor logístico, para isso, é necessário monitorar as entradas, saídas, validades, perdas e demais detalhes pertencentes aos produtos.


Essa prática não deve ser abandonada ou “esquecida”. Esta ação é primordial para conhecer quais são as mercadorias mais vendidas e os que estão estacionados no estoque.


Uma estocagem parada (ou seja, o armazenamento de itens não vendidos) significa prejuízo, pois intercede no giro e capital do negócio.


De forma simplificada, essa dinâmica possui como objetivo entender, conhecer e planejar os investimentos futuros. Afinal, “saber comprar” é fundamental para não aplicar o dinheiro em produtos que não se reverterão em lucro.


Gestão de transporte


A gestão de transporte é uma etapa imprescindível no processo logístico, esse procedimento abrange desde a movimentação de mercadorias até a sua entrega (com segurança) ao destino final.


Algumas empresas terceirizam os serviços logísticos (principalmente as lojas virtuais), uma vez que cada uma possui necessidades distintas. Os empreendimentos de grande porte que possuem caminhões próprios, devem realizar as seguintes etapas:


- Controle de consumo de combustível;

- Traçar as rotas (percurso);

- Emitir os documentos necessários para o deslocamento de carga;

- Realizar a manutenção dos veículos;

- Acompanhar e monitorar a equipe (motorista e os profissionais responsáveis pela carga e descarga).


Invista nas embalagens


Efetuar o transporte de produtos em embalagens incorretas pode trazer prejuízos imensuráveis para a empresa.


Produtos frágeis exigem mais cuidado no seu transporte e armazenamento (por exemplo, taças de vidros), por esse motivo, é preciso revestir em espuma e plástico para diminuir o impacto na sua locomoção.


Além disso, a velocidade permitida não deve ser ultrapassada, essa atitude irá garantir que o produto seja entregue com integridade.


Software para controle de estoque


A tecnologia é uma grande aliada no setor de logística, deixando os processos mais integrados e otimizados. O uso de software tem se tornado cada vez mais presente nas empresas.


A aplicação de software possui uma série de benefícios, dentre alguns podemos destacar: monitoramento/controle no armazenamento e transporte, otimização do tempo, diminuição de erros, aumento de qualidade nas tarefas rotineiras e redução de custos.


Comprometimento com os prazos


Para organizar suas operações logísticas, é de extrema importância que o transporte seja eficiente. Lembre-se, cumprir prazos é o seu principal objetivo.


Entregar os produtos dentro do período estabelecido irá garantir a credibilidade e visibilidade para a sua empresa. Além disso, o relacionamento com o cliente é estreitado.


Atender a demanda do cliente no menor espaço de tempo possível é fundamental para a companhia que pretende se firmar no mercado. Não é possível fidelizar um cliente sem atender o seu pedido com qualidade e eficiência.


Fornecedores confiáveis


A escolha dos fornecedores deve ser feita com muito cuidado e atenção. Garantir os produtos de melhor qualidade nem sempre é o suficiente.


Para realizar a escolha correta, é preciso avaliar outras variáveis, como custo-benefício, qualidade de transporte e entrega, procedimento de troca, comprometimento do fornecedor e disponibilidade de itens.


Um processo logístico bem estruturado e pautado irá impactar positivamente na relação com os seus clientes.


Ofereça a logística reversa


É bastante usual que seja solicitado/efetuado trocas e devoluções de produtos, principalmente em lojas virtuais (nem sempre o cliente tem acesso ao produto até que ele chegue).


Realizar a logística reversa garante que os clientes se sintam mais seguros para comprar o seu produto, quando este processo é realizado com rapidez e eficiência pode gerar mais vendas e até mesmo indicações.


Empilhadeiras Baloc para Locação


Somos uma empresa referência no mercado de locação de empilhadeiras, disponibilizamos uma variedade de produtos para garantir mais eficiência e produtividade no seu setor logístico.


As máquinas são classificadas como: elétrica, a gás GLP, retrátil, contrabalançada, patolada e transpaleteira.


Entre em contato e solicite um orçamento conosco!



Comments


bottom of page