top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

07 Dicas para Evitar Fraudes em Armazém de Carga


dicas evitar fraude armazem carga

Um dos principais desafios do armazenamento de mercadorias é aprimorar a administração do planejamento estratégico logístico. A organização é primordial para que todas as operações sejam otimizadas, fazendo com que as falhas e despesas desnecessárias sejam evitadas.


Ademais, o controle e gerenciamento das atividades logísticas são fundamentais para que as fraudes em armazéns sejam impedidas. Lembrando que este tipo de situação pode colocar a empresa em risco, ocasionando diversos prejuízos financeiros, multas e até mesmo processos judiciais.


Diante dessa necessidade, os gestores logísticos precisam se manter preparados para aplicar as estratégias corretas, visto que essas medidas são essenciais para que os riscos operacionais sejam impedidos, garantindo a fidelização dos clientes, bons lucros e novas oportunidades no mercado.


Com o objetivo de diminuir a incidência de fraudes e incluir a adoção de práticas de monitoramento e controle do armazenamento, separamos algumas dicas que podem te auxiliar.


Automação dos Sistemas Operacionais


Investir na automação dos sistemas operacionais é um método simples para que as atividades rotineiras sejam realizadas automaticamente, fazendo com que as chances de erros e falhas intencionais (ou acidentais) acontecerem sejam menores, pois não haverá a necessidade de interações humanas.


A empresa pode automatizar os seus processos logísticos com o auxílio da tecnologia (como software), fazendo com que as ações de identificação e o rastreamento de cargas sejam facilitadas. Ao mesmo tempo, podem integrar todos os sistemas.


Processos Logísticos Bem Estruturados


A adoção de processos bem estruturados é uma necessidade em um centro logístico, uma vez que essa prática impacta diretamente nos riscos de fraudes em armazéns. Deste modo, é muito importante que as rotinas passem por uma análise de conformidade, de acordo com as regras de compliance.


Simultaneamente com essas ações, os gestores devem saber se as atividades estão alinhadas com as melhores práticas do setor.


Caso os problemas sejam encontrados, é sugerido que sejam feitos treinamentos com a equipe, alinhando as boas práticas com todos os colaboradores.


Outro ponto relevante é a criação de verificações de segurança para amenizar possíveis riscos no futuro.


Documentações de Todos os Processos


A prática de documentar todos os processos ajuda a evitar fraudes em armazéns, além de contribuir muito para impedir erros e melhorar a qualidade do trabalho.


Para isso, no primeiro dia de um novo colaborador deve oferecer um treinamento com base nos processos previamente documentados.


Dessa forma, o funcionário mostra-se apto a executar as suas funções, exibindo bons resultados em um curto período e com menor incidência de erros, garantindo maior segurança e qualidade do trabalho.


Tecnologias de Segurança


Como já foi mencionado, a tecnologia é uma grande aliada na identificação e prevenção de fraudes na área de logística, facilitando o controle de acesso a ambientes e a dados internos (auxiliando a empresa a evitar ataques digitais).


Deste modo, NUNCA deixe de investir em ferramentas de controle de acesso a ambientes físicos e digitais. Essa prática é primordial para reduzir riscos e garantir que a companhia tenha mais habilidade para agir quando for necessário.


Ferramentas de Gestão à Vista


A visibilidade dos indicadores de desempenho (KPIs) do processo operacional e do fluxo de trabalho da equipe ajudam a evitar atrasos. Além de identificar possíveis fraudes.


Auditorias


As auditorias são utilizadas para verificar se ocorreram erros e/ou fraudes e ajustar as atividades rotineiras, sendo fundamental para manter as operações seguras e eficientes (reduzindo os prejuízos).


Pode-se afirmar que é necessário possuir um time preparado para fazer auditorias em todas as atividades (validando os processos e aplicando feedback), garantindo que o estabelecimento não tenha fraude no seu cotidiano.


Meritocracia


O reconhecimento dos funcionários que se destacam por seu baixo índice de falhas e pelas propostas de melhorias dos processos é muito importante, uma vez que as medidas de segurança corretas são essenciais para a empresa se manter estável (conquistando clientes e parceiros comerciais).

댓글


bottom of page