top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Como Identificar a Capacidade de Armazenagem?


como identificar capacidade armazenagem

O armazenamento de carga é uma etapa crucial nas operações logísticas, visto que é responsável por organizar, classificar, gerenciar e controlar as entradas e saídas do estoque. Essa medida é essencial para que os erros sejam minimizados (garantindo a plena satisfação dos clientes).


É importante destacar que o aproveitamento máximo do espaço logístico é de suma relevância para o empreendedor, uma vez que o ampliamento do armazém é altamente caro (principalmente em áreas urbanas). Pensando nisso, selecionamos algumas medidas que auxiliam a identificar e calcular a sua capacidade de armazenagem.


Atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo e com um público mais exigente, fazendo com que as empresas busquem atender todas as necessidades dos clientes (a fim de se destacar frente aos concorrentes).


Caso a procura seja maior que a capacidade de produção e estoque, todos os clientes não serão atendidos (ou as entregas terão atrasos tão grandes que vão prejudicar a experiência do consumidor).


Em contrapartida, ter mais itens do que o necessário gera estoque parado e trabalhadores inoperantes. De forma resumida, nenhuma das alternativas é benéfica para o empreendedor.


Podemos concluir que o cálculo da capacidade de armazenagem é essencial para que não tenha gastos adicionais (desnecessários), uma vez que considera os demais fatores que são essenciais para o seu estabelecimento.


Por que identificar a Capacidade de Armazenagem?


Primeiramente, a rotina de um armazém envolve muito mais do que a estocagem, pois a mercadoria não é apenas um item. Ela representa um rendimento financeiro e capital, possibilitando que a empresa alcance o seu sucesso (se fortalecendo no mercado). Por essa razão é muito importante identificar a capacidade de estoque.


Identificar a capacidade do estoque auxilia o gestor em diversos momentos. Em primeiro lugar, indica se a produção está ocorrendo em excesso ou falta (para evitar desperdícios ou escassez de produtos).


Ademais, ajuda e melhora a tomada de algumas decisões, visto que facilita a visão do estoque e permite a rápida adaptação às novas demandas do mercado.


Outro ponto relevante é o aperfeiçoamento da rotina e da produtividade dos funcionários, permitindo que a empresa utilize os melhores materiais na produção e auxilie na definição e metas assertivas para os setores de venda e produção.


Como Identificar a Capacidade de Estoque?


Agora que já conhecemos e compreendemos como a capacidade do estoque impacta diretamente na produtividade e lucro da indústria. Vamos entender as diversas formas para determinar a sua eficiência.


Demanda e Venda


O primeiro passo para identificar a capacidade de estoque é ter um conhecimento geral das previsões de venda e demandas. Essa medida é relevante para ter uma projeção sobre o que a empresa espera receber em um futuro próximo.


Já a previsão de demanda está vinculada às condições econômicas de consumo do mercado. Isso significa que ela tenta antecipar o interesse do consumidor por um produto.


De forma resumida, é preciso identificar a capacidade de estoque para definir a demanda da mercadoria. Se o estoque não consegue armazenar itens suficientes para atender a procura, serão necessários novos investimentos.


Tempo de Reposição


O tempo de reposição é responsável por mensurar o tempo necessário para que determinada mercadoria chegue ao estoque e esteja pronta para ser comercializada.


Para que seja determinado o tempo de reposição, o cálculo abrange diversos fatores, desde o deslocamento do fornecedor até a empresa ou até mesmo o de produção (além de considerar o tempo necessário para que a carga seja cadastrada no sistema).


Por esse motivo, não se deve esquecer o tempo de reposição na hora de identificar a capacidade do estoque, pois serve para que o comprador saiba a quantidade de mercadoria necessária para atender a demanda durante um certo período.


Ponto de Pedido


O ponto de pedido serve para orientar a gestão de estoque e impedir o desabastecimento da empresa. Ou seja, indica o melhor momento para fazer um novo pedido ao fornecedor ANTES que falte a mercadoria.


O cálculo costuma ser feito da seguinte maneira: consumo médio x tempo de reposição x estoque de segurança.


Para ter um melhor entendimento, imagine que o tempo de uma reposição é de 45 dias, o consumo médio é de 30 itens por dia e o fator de segurança é de 1,2 (20%), a conta fica da seguinte maneira: 30 x 45 x 1,2 = 1.620. Dessa forma, quando atingir 1.620 produtos, é preciso começar o processo de compras.


Como Calcular sua Capacidade de Armazenagem?


Como já foi mencionado, a expansão do armazém não é tão simples como aparenta, visto que possui um custo bastante elevado (principalmente em áreas urbanas).


Para obter o melhor aproveitamento do espaço disponível, deve-se calcular a capacidade de armazenagem. Essa medida é importante, pois em diversos projetos somente são considerados o tamanho do armazém, esquecendo os demais fatores importantes.


O cálculo da capacidade de armazenagem é feito da seguinte maneira:


  • Calcule a superfície total de seu armazém em metros quadrados (confirmando a sua exatidão). Não se esqueça de subtrair os espaços que não se destinem ao armazenamento de mercadorias: banheiros, vestiários, escritórios, etc.


  • Determine a altura máxima de armazenamento. Ou seja, deve subtrair alguns elementos, como os sistemas de ventilação, iluminação ou outros, à altura do teto do armazém.


Calcule o Espaço de Armazenagem Utilizado


Para saber se a capacidade do armazém está sendo utilizada ao máximo, deve fazer a seguinte pergunta: minhas estantes e sistemas de armazenagem cobrem a altura máxima?


O espaço não utilizado, também conhecido como espaço vazio, representa uma perda de dinheiro para a sua empresa.


Resumidamente:


Espaço de armazenagem utilizado = Espaço efetivamente utilizado/ Espaço total x 100


Lembrando que quanto maior for a porcentagem, maior é o aproveitamento do espaço disponível.


Empilhadeiras Baloc


A empilhadeira é uma máquina largamente utilizada no armazém, visto que é responsável por movimentar, empilhar e transportar as mercadorias, garantindo que todas as atividades rotineiras sejam mais ágeis e fluidas.


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação de empilhadeiras, disponibilizamos equipamentos para todas as necessidades logísticas.


bottom of page