top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Empilhadeira Elétrica: Como Funciona?


empilhadeira eletrica como funciona

Sabe como funciona a empilhadeira elétrica ou tem dúvidas? Neste artigo queremos tratar sobre o assunto e te ajudar a entender de uma vez por todas sobre esse equipamento tão essencial para diversos projetos.


Empilhadeira Elétrica

A empilhadeira elétrica é um tipo de veículo muito usado nas indústrias. Ela transporta grandes volumes de cargas e mercadorias, que ficam distribuídos em seus pallets.

Ela funciona por motor elétrico, alimentado por bateria. Isso garante, inclusive, maior segurança ao operador e ao ambiente onde opera, já que não usa combustível inflamável.


Além disso, é compacta, super versátil e de grande mobilidade. Descomplica tarefas, otimiza a gestão e incrementa com alta tecnologia o gerenciamento do transporte de cargas.


Outro ponto de destaque é que as empilhadeiras usam dois garfos horizontais que são encaixados nos pallets de madeira. Com os comandos certos, a empilhadeira abaixa ou eleva a carga, de acordo com a necessidade.


aluguel de empilhadeiras

Importância do Equipamento para Gerenciar um Projeto ou Centro Logístico

O setor de logística pode e influência nos excelentes resultados econômicos do nosso país.


E é tão importante transportar mercadorias e serviços entre cidades, países e estados, que sabemos que é fundamental um bom serviço de logística.


Mas não apenas isso! Dentro de indústrias ou mercados o transporte de carga também exige cuidados e otimização, afinal, isso influencia no desenvolvimento de atividades mais seguras dentro da fábrica e no melhor gerenciamento de distribuição de carga em mercados, por exemplo.


Por esse motivo, a empilhadeira elétrica é ideal! Afinal, ela coopera para atividades seguras no transporte de cargas e mercadorias em distâncias curtas.


Ou seja, a empilhadeira elétrica otimiza estratégias e a rotina de trabalho, garantindo a produtividade da gestão e a segurança dos funcionários também.


Onde a Empilhadeira Elétrica é mais usada?

Pode ser que você tenha essa dúvida. E já adiantamos que as características dos tipos de empilhadeira, atividades e outros fatores vão determinar o tipo de aplicação da empilhadeira.


É necessário ter cuidados diferentes em cada aplicação, considerando o sistema de armazenagem, experiência do operador, tipo de atividade, entre outras questões.


Uma empilhadeira elétrica pode ser usada em várias e todos os tipos de movimentações logísticas, mas vale o bom senso de estudar o projeto e necessidades e ver se realmente o modelo elétrico é o mais indicado.


Por exemplo, em mercados e centros de distribuição as empilhadeiras elétricas são excelentes para uso!


Em armazéns ou indústrias com corredores estreitos também. Além disso, em ambientes com risco de explosão, a solução é sempre usar a empilhadeira elétrica e não a movida a Gás GLP ou a Diesel, afinal o modelo elétrico não usa combustível.


Como Funciona uma Empilhadeira Elétrica?

A empilhadeira elétrica funciona oferecendo movimentos para cima e para baixo.

Além disso, ela alimenta itens como a bomba hidráulica e demais componentes elétricos do equipamento.


Motor Elétrico da Empilhadeira

O motor desse equipamento trabalha de forma a usar o magnetismo. Ou seja: polos iguais se repelem e polos diferentes se atraem.


Assim, o método do motor de uma empilhadeira elétrica funciona dessa forma: usa o campo magnético, produzido por corrente elétrica encontrada na bateria industrial.


Quando o fio é enrolado em torno do núcleo do ferro, produz o campo magnético e o comportamento é semelhante a um imã comum.


Funcionando na Prática

Na empilhadeira elétrica, o motor é conectado diretamente ao eixo de acionamento. Assim, não há transmissão ou eixo de acionamento.


Dessa forma, a extremidade estriada ou com ranhuras da armadura aciona a engrenagem no eixo, orientando a velocidade e potência de acordo com a corrente elétrica introduzida pelo circuito do acelerador do sistema elétrico.


Outros Componentes Essenciais de uma Empilhadeira Elétrica

Listamos outros itens, além do motor, que determinam o funcionamento ideal do equipamento:

  • Bobina/Estator) - A corrente corre para o fio em sentido único, determinando que exista polo sul e norte fixos com capacidade de repelir polos opostos;

  • Comutador/Armadura - Parte do ímã montado no eixo. Com o estator, ele tem um campo magnético formado quando a corrente é introduzida no enrolamento do fio. Assim, ele gira e se move tentando combinar os polos diferentes do estator;

  • Escovas- Fornecem a ação de reversão semelhante à ação de girar do ímã no eixo. Assim, o imã é forçado a se afastar, enquanto tenta realinhar os polos diferentes do estator. Dessa forma, o comutador inverte a polaridade do rotor de forma contínua, para que ele aja como um polo oposto ao polo que está já fixo no estator.


Vantagens de Usar uma Empilhadeira Elétrica

Dentre as principais vantagens, destacamos:

  • Redução de custos - Ajuda no controle dos gastos, pois é movida a bateria. Basta carregar na sala de carregamento e usar novamente, sem necessidade de consumir diesel ou gás GLP. Aliás, é um equipamento com baixo custo de manutenção.

  • Otimização do ambiente de trabalho e atividades - Torna as tarefas logísticas mais fáceis de serem realizadas, além de seguras. Elas não emitem ruídos durante a operação e não atrapalham a circulação de pedestres e demais funcionários.

  • Preservação do meio ambiente - A empilhadeira elétrica conta com tecnologia que preserva o meio ambiente, pois não emite gases nocivos e fumaças na atmosfera.


Quer Alugar uma Empilhadeira Elétrica: Conheça a Baloc!

Não se preocupe com valores de compra, juros, depreciação de ativos, seguro, custos de serviço e manutenção na locação de empilhadeiras da Baloc.


Contrate a empilhadeira ideal para seu projeto e operação, seja para o curto ou o longo período.


Nossa frota de empilhadeiras é constante e regularmente renovada para assegurar o atingimento e superar objetivos.

Alugue empilhadeiras novas com a Baloc, locadora de empilhadeiras com a frota mais nova do mercado e assegure o padrão de ergonomia internacional para seus operadores.


Nós da Baloc oferecemos só os melhores modelos de empilhadeira do mercado e dos melhores fabricantes do mundo!


Não hesite em entrar em contato com a gente e tirar suas dúvidas sobre aluguel de empilhadeira. Fale com o nosso time de especialistas e solicite orçamento sem compromisso.


Temos o modelo ideal de empilhadeira te esperando!

bottom of page