top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Como Cuidar da Sala de Bateria de Empilhadeiras



Você não sabe como cuidar da sala de carregamento de bateria de empilhadeira ou então nem sabia que era preciso tomar algumas medidas para manter esse espaço seguro?


Então esse artigo vai te ajudar, anote as 05 principais dicas sobre como cuidar da sala de carregamento de baterias para empilhadeiras.


Carregamento de bateria de empilhadeira


As empilhadeiras elétricas são movidas a eletricidade e o motor é alimentado por uma bateria, que precisa ser recarregada.


É importante estar ciente de que a empilhadeira elétrica precisa de um pequeno espaço para o carregamento da bateria.


Assim, o processo torna-se fácil. Aliás, atualmente os carregadores possuem configurações eletrônicas para que a bateria atinja a sua melhor performance.



Tipos de bateria de empilhadeira elétrica


Há dois tipos de baterias para empilhadeiras elétricas:

  • Chumbo Ácido.

  • Íons de Lítio.

As baterias de chumbo-ácido têm sido uma solução há anos, com uma estimativa de que alimentem 90% das empilhadeiras em funcionamento.


Já a tecnologia da bateria de íons de lítio representa a próxima geração de eficiência de empilhadeiras.


As baterias de íon-lítio possuem uma tecnologia mais nova, com vantagens significativas quando comparadas às baterias para empilhadeiras de chumbo-ácido.



Como cuidar do espaço para carregamento de bateria de empilhadeira


Sabendo um pouco mais sobre os tipos de bateria, é hora de entender em apenas alguns passos como você cria um espaço adequado para o carregamento delas.


Passo 1: Equipamento de segurança


A equipe que entrar ou usar a sala de carregamento de bateria precisa usar equipamentos de proteção individual, tais como: protetores faciais e óculos de proteção aprovados, luvas resistentes a ácidos, calçados antiderrapantes e resistentes a ácidos com biqueira protegida, extintores de incêndio suficientes e quantidades adequadas de neutralizador.

Passo 2: Apenas pessoas autorizadas entram na sala


É importante que somente pessoas autorizadas e com treinamento entrem na sala de carregamento de bateria.


Isso pode evitar acidentes graves, além de ajudar no armazenamento correto e cuidadoso dos equipamentos.


Passo 3: Controle do ar


Ao carregar bateria de empilhadeira é comum que gases sejam produzidos, criando exposições adversas para os funcionários.


Por isso, invista em um bom sistema de exaustão e obtenha todos os certificados de segurança.


Passo 4: Ação rápida mediante acidente


Infelizmente, em algumas ocasiões pode acontecer algum tipo de acidente que envolva um de seus funcionários ou mais de um. Neste caso, uma dica importante é a tomada de ação rápida.


Por isso, instale chuveiros para lavagem das mãos, rosto ou do corpo e tenha sempre à disposição produtos de lava-olhos.

Passo 5: Fazer inspeções sempre!


Não esqueça de avaliar sempre a condição da sala e dos carregadores de bateria, assim como da própria bateria.


E lembre que você deve sempre consultar profissionais sobre as melhores disposições para a sala de bateria da sua empilhadeira.


Precisando de carregador de bateria? A Baloc te ajuda!


Tenha agora em sua operação os mais modernos carregadores de baterias de empilhadeiras no mercado por meio da locação com a Baloc!


A Baloc agora oferece ao mercado a locação individual de carregadores de baterias Fronius, os mais modernos e tecnológicos carregadores do mercado.


A locação com a Baloc tanto de empilhadeiras como de carregadores é rápida e com assistência técnica especializada por todo período de locação.


Entre em contato com a equipe comercial da Baloc e conheça todas as vantagens da locação de carregadores Fronius e Empilhadeiras Elétricas.

bottom of page