top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Baterias de Íon Lítio para Empilhadeiras Elétricas

Atualizado: 26 de ago. de 2021


bateria ion litio empilhadeira eletrica

Há dois tipos de baterias para empilhadeiras elétricas, as baterias de ácido de chumbo e as de íon lítio.


As baterias de chumbo-ácido têm sido uma solução há anos e continuam a dominar o mercado hoje.


Estima-se que as baterias de chumbo-ácido alimentem 90% das empilhadeiras elétricas em operação.


A tecnologia da bateria de íon-lítio representa a próxima geração de eficiência de empilhadeiras, e os especialistas dizem que a participação de mercado das empilhadeiras elétricas crescerá significativamente nos próximos cinco anos.


As baterias de íon-lítio possuem uma tecnologia mais nova, com vantagens significativas quando comparadas às baterias para empilhadeiras de chumbo-ácido.


Qual é a melhor opção, chumbo ácido ou íon lítio?


Algumas variáveis precisam ser consideradas para essa resposta.


Diferenças Básicas entre baterias de chumbo ácido e íon lítio


Chumbo-ácido: as baterias de chumbo-ácido são acondicionadas em uma caixa, onde células com mistura de eletrólitos, água e ácido sulfúrico são dispostos, similarmente às baterias de automóveis.


Esta tecnologia envolve reações químicas com placas de chumbo e ácido sulfúrico que criam o acúmulo de sulfato de chumbo para a geração de energia, requerendo adição periódica de água desmineralizada e manutenção.


Íon-Lítio: as baterias de íon lítio, tecnologia mais recente, é amplamente encontrada em smartphones, tablets, e carros elétricos.


A maior diferença para muitos usuários finais é o preço. As baterias de chumbo-ácido possuem valor mais baixo ao serem comparadas às íon-lítio.


Essa diferença de preço reflete as vantagens em uma análise de longo prazo que tornam o íon de lítio menos custosa com o tempo a depender do tipo de operação.

aluguel de empilhadeiras

A Manutenção de Baterias de empilhadeiras elétricas


Nem todos os usuários finais no momento da compra ou locação consideram o fato de que suas baterias requerem manutenção.


As reações químicas que ocorre nas baterias de empilhadeiras elétricas de chumbo-ácido tornam necessários um cuidado extra, como:


  1. Equalização: as baterias de chumbo-ácido passam regularmente por um estado em que o ácido e a água ficam estratificados, o ácido fica mais concentrado próximo à parte inferior da célula. Esta situação compromete a operação pois a bateria de chumbo ácido não consegue segurar carga, sendo necessário atingir o equilíbrio celular, equalização, com frequência. Um carregador com configuração de equalização pode lidar com isso e normalmente precisa ser feito a cada 5-10 cargas.

  2. Controle de temperatura: baterias de chumbo ácido têm menos ciclos gerais de vida útil se forem armazenadas ou carregadas incorretamente sob altas temperaturas, o que resultará em uma vida útil mais curta.

  3. Verificação dos níveis de fluido: as baterias de chumbo ácido devem possuir a quantidade certa de água deionizada para funcionar com a eficiência. Esse fluido precisa ser monitorado e completo assim que baixar do ideal.

  4. Carregamento adequado: baterias de empilhadeiras de chumbo-ácido precisam ser carregadas completamente quanto atingirem 20%, e sem sofrer interrupção, caso contrário terão a vida útil reduzida.


A utilização de baterias de íon lítio para empilhadeiras simplificam a manutenção, pois não possuem fluido para se preocupar em verificar nível e densidade, as temperaturas do ambiente externo não afetam a saúde da bateria tanto quanto nas chumbo ácido além da equalização das baterias de íon lítio ocorrer automaticamente por software de gerenciamento de baterias.



Vida Útil das baterias de íon lítio para empilhadeiras


  • Íon-lítio: entre 2.000 e 3.000 ciclos

  • Ácido de chumbo: 1500 ciclos

  • Pressuposto que as baterias tenham sido operadas corretamente.


Benefícios das empilhadeiras com baterias de íon-lítio em operações logísticas:


  1. Economia de energia para recarregar baterias;

  2. Menor tempo e trabalho envolvido para trocam baterias;

  3. Sem tempo e trabalho de operadores com manutenção e irrigação de baterias;

  4. As baterias para empilhadeiras de íon-lítio fornecem uma ampla variedade de vantagens de eficiência, do fornecimento consistente de energia até recarregamento mais rápidos.


Vantagens das baterias de íon-lítio para empilhadeiras


1. Potência constante: As baterias da empilhadeira de íon-lítio fornecem energia e voltagem consistentes durante toda a operação, diferentemente das baterias de chumbo-ácido que fornecem taxas de energia em declínio à medida que o descarregamento em operação avança.


1. Recargas mais rápidas: as baterias de empilhadeiras de íon-lítio oferecem velocidades de carregamento significativamente mais rápidas e não exigem resfriamento. Deixar de perder tempo com a troca de baterias.


2. Carga Oportunidade: Carga de oportunidade sem danos - as baterias de íon de lítio podem ser recarregadas durante intervalos de 15 a 30 minutos ao longo do dia (conhecido como carregamento de oportunidade). Embora seja possível carregar uma bateria de chumbo-ácido, isso diminui a vida útil da bateria.


3. Menos baterias necessárias: as baterias da empilhadeira de íon-lítio podem permanecer no equipamento por mais tempo, substituindo três baterias de chumbo-ácido em operações de uso de mais de um turno. Redução de função e funcionários para troca de baterias duas vezes por dia.


2. Praticamente sem manutenção: as baterias de íon-lítio praticamente dispensam manutenção, não exigem completar nível de água deionizada, não exigem equalização e nem a limpeza necessária como ocorrem com as baterias de chumbo-ácido.


4. Economia de Energia: redução do custo de energia (as baterias de íon-lítio são 30 a 50% mais eficientes em termos de energia).


5. Recuperar espaços: salas de armazenamento e recarga de baterias de chumbo ácido terão outra utilidade pois com as baterias de íon lítio não precisam delas.


Contras das Baterias de Íon Lítio


O preço das baterias de íon-lítio é mais altos em comparação às baterias de chumbo ácido. Mas lembre-se, as baterias de íon de lítio duram quatro vezes mais, então você comprará baterias de empilhadeira com menos frequência.


Se você tem frotas menores e um único turno, não opte pelo lítio. São recomendadas neste momento do ano de 2021 apenas para operações de médio a grande porte e turnos ininterruptos.


Operações em Câmaras Frias e Empilhadeiras com Baterias Íon Lítio


As baterias de empilhadeiras de íon-lítio mantêm sua capacidade em temperaturas frias muito melhor do que o ácido de chumbo e podem ser carregadas rapidamente em temperaturas frias, mesmo dentro de freezers, diferente das baterias de chumbo-ácido que perdem até 35% de capacidade nesse tipo de operação.


O armazenamento refrigerado é uma das mais aplicáveis por causa da capacidade do lítio de funcionar em uma ampla gama de temperaturas e ambientes.


As baterias de íon de lítio podem ser fabricadas com aquecedores instalados para sobreviver em condições de baixa temperatura, situação não possível nas baterias de chumbo ácido.


Outra área em que as empilhadeiras de íon lítio está sendo aplicada é nos operadores logísticos que transportam mercadorias o tempo todo e se beneficiam com a maior produtividade do equipamento por necessitar menor frequência de recarga além da carga de oportunidade.


A mudança de cultura: substituir chumbo ácido para íon lítio


A maioria das empresas tem usado baterias de chumbo-ácido por muitos anos, então a decisão de fazer a transição para uma nova tecnologia nem sempre é fácil - e a transição em si nem sempre é perfeita.


Obviamente o custo é o maior vilão da transição, dado ao fato de uma tecnologia nova ter seu custo mais elevado. Instrução, operação, consumo de energia e espaço são todos fatores que são beneficiados.




bottom of page