top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Centro de Carga de Empilhadeiras


centro de carga empilhadeira

Como Determinar o Centro de Carga em uma Empilhadeira


Uma das coisas mais importantes a entender sobre uma empilhadeira é o seu centro de carga. Se a carga não estiver centrada corretamente, o peso da carga pode desequilibrar a empilhadeira e fazê-la tombar, resultando em ferimentos ou até mesmo acidentes gravíssimos.


O Que É o Centro de Carga em uma Empilhadeira?


O Centro de Carga, frequentemente referido como Centro de Gravidade, é o fator determinante da capacidade nominal do equipamento para levantar cargas de forma equilibrada, sem risco de tombamento.


O centro de carga em uma empilhadeira é a distância da face dos garfos até o centro de gravidade da carga, de acordo com a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA).


Cada equipamento possui seu próprio centro de carga, o qual varia de acordo com o peso, dimensões e altura de elevação do material a ser transportado ou erguido.


Muitos equipamentos têm contrapesos na parte traseira do veículo para compensar a carga na parte frontal (tipo contrabalançada).


Como diferentes empilhadeiras centralizam a carga de maneiras diferentes, você deve estar completamente ciente de como o seu modelo específico de equipamento equilibra o peso para poder operá-la com segurança.


A capacidade de cada empilhadeira é classificada para centros de carga específicos, e cargas desequilibradas podem tornar o equipamento propenso a tombar.


Importante (!): Para empilhadeiras contrabalançadas, quanto mais o centro de carga for deslocado para frente, menor é a capacidade residual do equipamento.


Onde Encontrar o Centro de Carga de uma Empilhadeira


Normalmente, uma empilhadeira tem um centro de carga de 500/600mm, que acomoda o palete de 1000/1200mm comumente usados.


As cargas não devem exceder o centro de carga classificado na empilhadeira (vide plaquetas nas máquinas).


Aqui estão alguns termos-chave que ajudarão você a compreender esse conceito

  • Capacidade de carga: A medida do peso que uma empilhadeira pode levantar.

  • Momento de carga: O produto do peso do objeto pela distância do objeto até o ponto de apoio.

  • Ponto de apoio: O local onde uma alavanca descansa e funciona como ponto de pivô.

  • Centro de carga: A distância entre a face dos garfos na empilhadeira e o centro de gravidade da carga.

  • Triângulo de estabilidade: Linhas imaginárias que conectam dois pontos em ambos os lados do eixo da empilhadeira ao pino de pivô no centro do eixo, formando um triângulo.

Como o Triângulo de Estabilidade da Empilhadeira Funciona


O triângulo de estabilidade da empilhadeira é o que mantém uma empilhadeira de pé ao levantar cargas.


Esse triângulo é formado por linhas imaginárias que conectam três pontos: os dois pontos em ambos os lados do eixo da direção da empilhadeira e o pino de pivô no centro do eixo.


Desde que o centro de gravidade da empilhadeira permaneça dentro desse triângulo, que utiliza o centro de gravidade da empilhadeira, ela não tomba.


Se a carga exceder o centro de carga classificado, o centro de gravidade da empilhadeira pode ficar fora do triângulo de estabilidade, causando instabilidade.


Como o Momento de Carga Afeta a Estabilidade da Empilhadeira


Outro conceito importante para os operadores de empilhadeiras compreenderem é o momento de carga, que é o peso do objeto multiplicado pela sua distância em relação ao ponto de apoio.


Imagine carregar algo próximo ao seu corpo e, em seguida, tentar carregá-lo com os braços estendidos.


O último seria muito mais difícil de fazer, e seria proporcionalmente mais difícil quanto mais pesado fosse o objeto. Isso acontece porque o momento de carga muda à medida que o objeto é carregado mais longe do corpo, e o mesmo princípio se aplica às empilhadeiras.


Como a Capacidade de Carga Afeta a Estabilidade da Empilhadeira


É importante sempre verificar a plaqueta de dados da empilhadeira para entender qual é o centro de carga adequado da empilhadeira. A altura de elevação também pode afetar a capacidade de carga da empilhadeira.


É absolutamente essencial garantir que o centro de carga de uma empilhadeira não seja excedido ou que a carga não seja posicionada de forma inadequada, pois isso aumentará o risco de tombamento.


A capacidade de carga pode ser calculada usando a seguinte fórmula: classificação de peso x distância até o centro de carga. O centro de carga especificado da empilhadeira pode ser encontrado na placa de dados.


O Que Afeta a Estabilidade de uma Empilhadeira


Os três principais fatores que influenciam a estabilidade de uma empilhadeira e seu centro de gravidade são:

  • Tamanho da carga e distribuição de peso: O tamanho da carga e a maneira como o peso está distribuído podem rapidamente deslocar o centro de gravidade da carga para fora do triângulo de estabilidade. Portanto, é essencial compreender completamente as limitações listadas na placa de dados do veículo.

  • Capacidades de elevação, inclinação e manipulação de carga: Quando a empilhadeira move os garfos para cima ou para baixo ou muda de direção, isso também pode causar uma mudança dramática no centro de gravidade.

  • Uso e tamanho dos acessórios: Os acessórios de empilhadeira, como um deslocamento lateral usado para mover os garfos para a esquerda ou para a direita durante a operação, têm seu próprio peso e também podem afetar o centro de gravidade, bem como a capacidade de elevação classificada de sua empilhadeira.

Como Carregar uma Empilhadeira com Segurança

  • Coloque as cargas mais pesadas perto do mastro da empilhadeira: Assim como você puxa um objeto pesado para perto do seu corpo para carregá-lo, você deve fazer o mesmo com uma empilhadeira.

  • Minimize a distância entre as rodas dianteiras e o centro de carga. Quanto mais perto a carga estiver das rodas dianteiras e do eixo dianteiro, menor será o deslocamento do centro de gravidade.

  • Não exceda a capacidade de carga. Não importa o quanto você queira mover um peso maior, se ele ultrapassar a capacidade classificada na placa de dados, você corre o risco de tombar a máquina.

  • Reduza a distância do centro de carga. Tudo o que você puder fazer para diminuir essa distância será melhor para a estabilidade de sua empilhadeira.

Baloc, Locadora de Empilhadeiras


Na Baloc você encontra os mais variados modelos de empilhadeiras para todo tipo de operação. Sejam elétricas ou Gás GLP, disponibilizamos equipamentos novos de alta tecnologia para o melhor desmpenho para aluguel.


Entre em contato conosco e solicite já seu orçamento para locação de empilhadeiras.

Comments


bottom of page