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07 Principais Custos Logísticos e como Administrá-los


principais custos logisticos

A logística é um conjunto de atividades funcionais que integra, coordena e controla os fluxos de materiais e informações, nas fases de compra, armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias.


Com base nessas informações, podemos afirmar que a falta de planejamento logístico na execução de todos os processos é extremamente prejudicial, fazendo com que a empresa tenha redução na produtividade, atrasos nas entregas, erros nos pedidos (gerando insatisfação nos clientes) e despesas excessivas.


Deste modo, a gestão logística é fundamental para que as operações rotineiras ocorram conforme foram programadas, garantindo destaque e relevância no mercado competitivo. Pensando nisso, selecionamos os custos logísticos essenciais e como aprimorá-los.


Qual a importância da gestão dos custos logísticos?


A gestão dos custos logísticos é essencial para se ter um conhecimento dos gastos com todas as operações e o quanto isso representa para as finanças da empresa.


Com base nesses dados, é possível analisar com mais precisão quais são os gastos que podem ser reduzidos, sem perder a produtividade, lucratividade e a eficiência do processo.


Deste modo, podemos afirmar que o acompanhamento dos custos logísticos é fundamental para tomar decisões baseadas em dados concretos e evitar desperdícios nas finanças.


Ademais, a administração dos custos auxilia no aumento da produtividade, otimização do tempo e na redução das despesas, ou seja, é primordial para as empresas aumentarem o índice de lucratividade.


Pode-se observar que a gestão dos custos logísticos é uma medida estratégica para que os processos se tornem mais eficientes, sem comprometer a qualidade dos serviços. Lembrando que essas ações são fundamentais para que a empresa mantenha a competitividade, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes.


Agora que já compreendemos a sua importância e o seu impacto no mercado competitivo, iremos mencionar quais são os principais custos logísticos e como administrá-los.


os 7 Principais Custos Logísticos


Antes de mencionar quais são os principais custos logísticos, é importante dizer que esses processos variam de acordo com o segmento da empresa, podendo representar despesas maiores ou menores. Entretanto, alguns costumam ser comuns, sendo eles:


Estocagem e armazenagem


Primeiramente, os custos com o estoque e armazenagem incluem desde a compra de materiais até a manutenção com a estocagem. Essas atividades requerem algumas despesas, dentre algumas podemos mencionar: mão de obra, aluguel do espaço, impostos, controle de entrada e saída, entre outros.


Normalmente, esta etapa conta com o auxílio da tecnologia, como um software de gestão integrada, possuindo como objetivo evitar perdas de produtos referentes a prazos de validade vencidos.


Embalagem


A embalagem valoriza o seu produto, conferindo a ele mais profissionalismo, status, exclusividade e segurança (evitando deterioração no trajeto).


Além disso, o tamanho e peso da mercadoria (simultaneamente com o espaço ocupado no veículo de transporte) são determinantes para o cálculo do frete.


Deste modo, a embalagem interfere nos custos logísticos, uma vez que pode aumentar o peso em um determinado deslocamento.


Transporte e fretes


O transporte pode ser uma das maiores despesas para empresa, principalmente se ela contar com frota própria.


Caso a empresa tenha uma frota própria, os custos envolvem: compra do veículo apropriado, manutenção, depreciação, combustível, seguro e mão de obra. Dessa forma, a terceirização pode ser a melhor opção.


Logística tributária


O recolhimento de tributos com a compra de materiais, produção, transporte, mão de obra, entre outros, podem pesar muito para a empresa.


Por esse motivo é importante seguir um planejamento tributário para evitar os recolhimentos desnecessários, sendo uma medida de segurança operacional e administrativa.


Tecnologia


A tecnologia é importante para reduzir os erros e otimizar os processos, garantindo que as entregas de mercadorias sejam rápidas e eficientes.


As empresas que não utilizam os softwares de gestão são consideradas atrasadas, fazendo com que saiam perdendo mercado para a concorrência.


Operações de distribuição


As operações logísticas requerem diversas despesas, incluindo custos fixos, como aluguel e equipamentos, e variáveis, como seguros e mão de obra.


Custo humano


O custo com a mão de obra é distribuído ao longo de todo o processo logístico, desde a compra de materiais até a entrega do produto ao cliente final.


Empilhadeiras Baloc


Quando falamos em operações logísticas, necessariamente estamos falando em empilhadeiras, visto que esses veículos industriais são importantes para as atividades de transporte, movimentação, empilhamento e manuseio de mercadorias.


A Baloc é referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, disponibilizamos uma variedade de equipamentos para atender todas as necessidades e demandas logísticas.

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