top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Logística: Como fazer um processo eficiente e inovador?


processos logisticos eficientes

A logística é um dos setores mais importantes em uma empresa. Essa atividade visa satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível.


A falta de planejamento logístico pode arruinar o crescimento do empreendimento, sendo alguns dos fatores: entregas com atrasos, erros nos pedidos e clientes insatisfeitos (fazendo com que a concorrência se destaque).


Deste modo, pode-se concluir que uma boa administração da cadeia produtiva apresenta uma série de benefícios, dentre alguns podemos destacar: vantagem competitiva no mercado, melhoramento na imagem da empresa e a redução de custos.


Para garantir um processo eficiente e inovador, selecionamos algumas dicas que irão ajudar a otimizar a gestão de logística na empresa.


Mapeie todos os processos internos


Primeiramente, é primordial que seja feito o mapeamento de todos os processos internos. Para isso, você deve conhecer e reunir todas as informações sobre os procedimentos necessários para a entrega do produto (do início ao fim).


Essa ação tem como propósito compreender e reconhecer as fragilidades da organização que devem ser trabalhadas.


Além disso, o acompanhamento de todo processo logístico permite prever as situações que possam prejudicar a operação, fazendo com que os problemas sejam solucionados o mais rápido possível.


Importante: a análise da concorrência deve ser feita nesta etapa. O estudo ajuda a entender e a melhorar um serviço já existente, fazendo que seja criado o seu próprio diferencial.


aluguel empilhadeiras

Dinâmica do estoque


Entender a dinâmica do estoque é muito importante para o sucesso logístico. Para isso, deve conhecer quais são os produtos mais vendidos e os que estão “estacionados” (o que entra e o que sai no estoque).


Com essa medida é possível aplicar os recursos financeiros de modo sustentável e compreender/planejar os investimentos no futuro.


Resumidamente, alguns estabelecimentos acabam tendo prejuízos por causa de itens encalhados e/ou por não suprirem a demanda dos seus clientes.


Entender a dinâmica do seu estoque é uma maneira de evitar que isso ocorra, fazendo com que os produtos sejam entregues no prazo, garantindo a satisfação total dos consumidores.


Controle de estoque


O controle de estoque é uma atividade essencial para que qualquer empresa possa crescer, garantindo o aumento de produtividade e eficiência.


Por esse motivo, muitos utilizam softwares para obter um melhor controle de estoque. Esse sistema pode ter várias funções, sendo alguns deles: emitir nota fiscal, consultar/controlar o estoque, integrar as informações e automatizar as tarefas.


Aprimore o nível de serviço


Um fator determinante para o sucesso de uma empresa é a sua credibilidade, ou seja, uma organização que possui uma boa opinião do público irá se destacar entre os concorrentes.


Investir no relacionamento com o cliente é uma estratégia de estreitar o contato com o consumidor. Desta maneira, os recursos disponíveis são: atendimento, pós venda e o marketing.


Planejamento prévio do estoque


O planejamento prévio do estoque de mercadorias é necessário para qualquer negócio, essa atividade possibilita uma gestão eficiente de compras e um bom controle de vendas.


Com essa medida é possível “prever” a necessidade de reposição de produtos e levantar os custos de armazenagem. A previsão pode ser feita com ajuda do trabalho em equipe e do histórico de vendas.


Identifique falhas


Encontrar soluções satisfatórias para reduzir as falhas durante o processo logístico não significa que elas nunca mais acontecerão, uma vez que imprevistos são comuns em quaisquer segmentos.


Entretanto, se algum problema está ocorrendo constantemente, é possível reverter essa situação através da automação de processo e treinamento de equipe .


Use a tecnologia


A tecnologia é um meio de deixar o processo logístico mais eficaz, seguro, prático e proveitoso.


Além dos benefícios mencionados, a tecnologia permite que seja feito a integração de processos, como consequência é reduzido o tempo de ciclo dos pedidos.


Empilhadeira Baloc


A Baloc é uma conceituada empresa no ramo de locação de empilhadeiras. Disponibilizamos máquinas para todos os tipos de processos, elas podem ser classificadas como: elétrica, à gás GLP, retrátil, contrabalançada, patolada e transpaleteira.


Entre em contato e solicite um orçamento conosco!

Comentários


bottom of page