top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Qual o melhor tipo de empilhadeira para o distribuidor atacadista?


O distribuidor atacadista trabalha com grande quantidade de produtos em estoque e por este motivo é imprescritível que tenha uma infraestrutura adequada para potencializar e facilitar os procedimentos realizados no estabelecimento.

A empilhadeira possui como função otimizar e aumentar a movimentação e transporte de carga em um projeto logístico.

Entretanto, cada equipamento possui características específicas, dentre alguns podemos citar: altura de elevação, capacidade de carga e design.

Com o intuito de ajudar, preparamos esta matéria para especificar a propriedade de cada modelo e a sua vantagem e desvantagem.

As empilhadeiras mais utilizadas são: contrabalança, retrátil, à gás GLP, patolada e transpaleteira. Conte com a Baloc para a locação da máquina.

Empilhadeira manual / transpaleteira

A empilhadeira manual depende da força humana para ser conduzida, este modelo é bastante utilizado para o setor que não necessite de uma alta capacidade de elevação.

O modelo mais comum da empilhadeira manual é a transpaleteira, este equipamento é ideal para a movimentação de carga no nível do solo.

A principal vantagem é o baixo preço, a transpaleteira é a empilhadeira mais barata que tem, a razão disso é a simplicidade do seu design, deste modo, o operador pode facilmente operar sem possuir curso ou um conhecimento específico.

Como já foi mencionado, o equipamento somente é utilizado no nível do solo, sendo este a principal desvantagem da máquina, visto que o operador não poderá elevar a carga muitos centímetros do chão.

Empilhadeira elétrica

Como o próprio nome já diz, a empilhadeira elétrica é movida a eletricidade. A principal característica desta aparelhagem é o seu design compacto, deste modo é possibilitado o transporte de mercadoria em corredores estreitos.

Outra particularidade do aparelho é a baixa emissão de ruído, mesmo com esta característica a empilhadeira elétrica tem um alto nível de elevação.

Por não tem a queima de combustível, o modelo não emite gás poluente. Por este motivo, a empilhadeira elétrica é muito utilizada em ambiente fechado, como o depósito.

A principal desvantagem deste equipamento é a complexidade de condução, em vista disso é necessário que o condutor tenha CNH e o curso preparatório.

Empilhadeira à gás GLP

Este modelo de empilhadeira é movido pelo Gás Liquefeito de Petróleo. A principal qualidade é a sua capacidade superior de transporte (até três toneladas).

Entretanto, a empilhadeira à gás GLP possui uma alta transmissão de gás poluente, inviabilizando a sua utilização em um ambiente fechado.

Empilhadeira a Diesel

A empilhadeira a diesel possui o funcionamento bem semelhante da empilhadeiras á gás GLP, o seu diferencial está na sua maior capacidade operacional.

O diesel possui um preço mais acessível quando comparado com o gás GLP. Entretanto, o equipamento tem a emissão de gases ainda mais poluentes.

Empilhadeira Contrabalançada

A principal vantagem da empilhadeira contrabalançada é o seu contrapeso na parte traseira, com esta particularidade o equipamento possui uma alta capacidade de elevação sem perder o seu equilíbrio.

O seu design impede que a empilhadeira se incline para a frente, por conta desta característica este modelo é o mais requisitado para locação/venda.

Modelo mais comum de ser encontrado é de 2,5 toneladas à gás GLP.

Empilhadeira Retrátil

A empilhadeira retrátil possui uma alta capacidade de elevação (o equipamento pode elevar a carga até 12 metros de altura).

A máquina tem um design mais compacto (as suas dimensões são bem reduzidas quando comparadas a outros modelos de empilhadeiras).

Entretanto, a empilhadeira retrátil não possui uma alta capacidade de carga. Sendo este item à sua principal desvantagem. Normalmente 1,6 tonaledas.

Empilhadeira Patolada

A principal vantagem da empilhadeira patolada é a sua versatilidade: o operador pode ir embarcado na máquina (com a instalação de uma plataforma) ou conduzir a pé.

O modelo também é mais compacto, se tornando aliado para estabelecimento que possui o corredor estreito.

Desvantagem: o equipamento é pensado para atender no transporte de cargas de no máximo 1600 kg, na qual se trabalha com o armazenamento verticalizado, cuja altura máxima não exceda 5,4 metros.

Como escolher o modelo ideal?

Podemos observar que cada equipamento possui características distintas. Se ainda tiver dúvida de qual equipamento é ideal para o seu segmento, veja a seguir algumas recomendações para escolher a empilhadeira certa.

Tipo de carga

Antes de escolher a empilhadeira deve pensar na necessidade da empresa, ou seja, tem que se atentar no tamanho/peso da carga e o fluxo de deslocamento.

Espaço

O espaço da empresa também é um fator que deve ser considerado na hora de escolher o modelo da empilhadeira. As medidas que devem ser consideradas são: altura e largura.

Empilhadeira Baloc

A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação de empilhadeiras. Possuímos equipamentos para os mais variados perfis de empresas.

Solicite um orçamento conosco! contato@baloc.com

Comments


bottom of page