top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Alavancas da Empilhadeira: Saiba mais sobre os Controles


alavanca empilhadeira controle funcao

A empilhadeira é uma máquina industrial destinada à movimentação, transporte e armazenamento de diversas mercadorias. Em função dessas características, o uso do equipamento garante mais produtividade no processo logístico, visto que proporciona mais praticidade, dinamismo e agilidade nas atividades rotineiras.


Por ser um veículo designado para o deslocamento de cargas extremamente pesadas, é de extrema importância que o seu manuseio seja feito com cautela, responsabilidade e segurança.


Para assegurar que as medidas de segurança sejam adotadas, o operador de empilhadeira deve realizar um curso profissionalizante (nível técnico), deste modo, os riscos de acidentes são diminuídos.


Além disso, conhecer os principais elementos do equipamento auxilia para que toda a operação seja segura, garantindo a integridade do condutor, mercadoria e dos demais colaboradores. Pensando nisso, iremos explicar os principais comandos da empilhadeira: as alavancas.


Controles da alavancas da sempilhadeiras


As alavancas são peças fundamentais da empilhadeira, sendo responsáveis pelo controle de movimentação (direção, altura e inclinação) do mastro e garfos.


A empilhadeira contém três alavancas, cada uma com suas aplicabilidades distintas. Veja a seguir qual é a função de cada uma delas.


1ª Alavanca: normalmente, a primeira alavanca de controle próxima ao volante é responsável por movimentar os garfos (subir e descer).

elevacao garfo empilhadeira

Para que os garfos sejam elevados, o operador de empilhadeira deve “puxar” a alavanca para baixo.


Caso o empilhadeirista deseje abaixar os garfos, a alavanca deve ser “empurrada” para cima.


De forma resumida, o operador tem que “puxar” a alavanca para que os garfos (e a mercadoria) sejam elevados, mas se deseja que eles sejam baixados, deve “empurrá-la”.


O controle de velocidade da elevação da carga é feito através do acelerador da empilhadeira. Se o profissional deseja que a mercadoria seja elevada rapidamente, deve acelerar a máquina para que os garfos subam mais rápido.


Para abaixar os garfos, o controle de velocidade é feito na própria alavanca (para ser mais acelerado deve ser “empurrado” mais rápido e para ser mais lento, basta que seja manuseado mais devagar).


Importante: a alavanca deve ser manuseada suavemente, caso seja feito de modo agressivo (bruto) pode derrubar/arremessar a carga.


Caso a empilhadeira seja desligada e/ou fique sem combustível, os garfos podem ser abaixados. Ou seja, a mercadoria pode ser abaixada mesmo que a máquina esteja inoperante.


Entretanto, a máquina não consegue elevar os garfos (e a carga) nesta situação (inoperante). Essa condição somente se aplica para que os garfos sejam abaixados.


2ª Alavanca: normalmente, a segunda alavanca de controle próxima ao volante é responsável por manejar a torre, inclinando para frente e atrás.

inclinacao torre empilhadeira

Inclinar a torre para trás é importante para que a carga não se desprenda dos garfos durante o trajeto (principalmente se ocorrer uma freada).


Além disso, essa medida faz com que o centro de gravidade fique próximo ao ponto de apoio (roda dianteira).


3ª alavanca: geralmente, a terceira alavanca próxima ao volante é responsável pelo deslocamento lateral dos garfos (direita e esquerda).


Mover esta alavanca ajustará os garfos dianteiros para a esquerda ou para a direita. Isso permitirá que você posicione sua carga em seu local sem ter que manobrar a própria empilhadeira.

deslocamento lateral garfo empilhadeira

Para que os garfos sejam deslocados para a esquerda, o operador deve “empurrar” a alavanca para cima.


Contudo, se o operador quer deslocar os garfos para a direita, deve “puxar” a alavanca para baixo.


Empilhadeiras Baloc


A Baloc é referência no mercado de locação de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, sendo eles: elétrica, a gás GLP, retrátil, contrabalançada, patolada e transpaleteira.


Conheça os nossos produtos e solicite um orçamento conosco. Estamos aguardando o seu contato!


aluguel empilhadeira




bottom of page