A empilhadeira é um importante veículo industrial voltado para a movimentação de grandes volumes de cargas.
A sua aplicação é bastante benéfica em um projeto logístico, uma vez que agiliza as atividades rotineiras, otimiza o tempo e melhora o espaço.
Por se tratar de um equipamento que movimenta uma grande quantidade de mercadorias, o seu design é projetado para garantir que todo o trabalho seja realizado com a máxima segurança (para o operador e a máquina).
Cada parte da empilhadeira é crucial para manter a sua finalidade, eficiência e segurança (diminuindo os riscos de acidentes). Nesta matéria, iremos falar sobre uma peça de extrema importância, o garfo.
Os garfos são uma espécie de garras altamente resistentes. Essas peças promovem uma operação com a máxima competência e praticidade. Usualmente, esses acessórios são compostos por aço.
Atualmente, existem diversos modelos de garfos para diferentes aplicações. Identificar o garfo certo para cada necessidade é a melhor maneira de maximizar sua operação e garantir uma boa durabilidade e segurança no uso do produto.
Capacidades, engates, comprimentos e demais especificações técnicas podem se diferenciar entre os garfos para empilhadeiras.
Antes de abordarmos os diferentes modelos de garfos, iremos explicar a sua estrutura e as partes que compõem o acessório.
Empilhadeiras: Medidas dos garfos
Os garfos de empilhadeiras são padronizados e regulamentados de acordo com a norma internacional ISO: 2328. Este regulamento classifica os garfos em classes (2, 3 ou 4).
As classes são responsáveis por determinar a capacidade e as medidas de encaixe das garras no carrinho de elevação das máquinas (a diferença entre cada classe é a distância entre as garras de fixação).
Empilhadeira: Como especificar um garfo?
Para fazer um orçamento dos garfos, você deve informar: a classe da peça (se é 2, 3 ou 4), a capacidade de carga e o comprimento. Essas informações são facilmente encontradas na lateral de cada garfo ou no manual do fornecedor.
A capacidade de carga é única para cada tipo de garfo e deve ser usada como capacidade máxima de levantamento.
Tipos de garfos de empilhadeiras
Garfos de garra: esse é o modelo mais comum da peça, sendo utilizado em máquinas de até 7 toneladas (de capacidade).
Garfos de olhal: o seu encaixe é feito através de um olhal soldado. São usados em aparelhos com capacidade superior a 7 toneladas.
Garfos Grandes: não possuem um padrão de encaixe, a sua fabricação é feita sob encomenda. Estes garfos são próprios para equipamentos de 14 toneladas em diante.
Garfos especiais: por último, os garfos especiais necessitam atender a uma especificação para a sua aplicação, por exemplo, modelos anti faíscas para a movimentação de produtos inflamáveis.
Outros exemplos de garfos especiais são os modelos invertidos (utilizados para movimentação de mercadorias com alças) e arietes (ideal para a pega de rolos, bobinas e tubulações).
Cuidados com os garfos de empilhadeiras
O uso incorreto de empilhadeira pode causar desgastes nos garfos, como fissuras, desalinhamentos e problemas na trava.
Por esse motivo, é necessário ter alguns cuidados durante toda a operação, sempre mantendo as peças em boas condições.
Além da diminuição da vida útil dos garfos, o mau uso dos apetrechos podem provocar acidentes.
Veja a seguir quais são os cuidados necessários com os garfos durante o manuseio de empilhadeira:
Não opere a empilhadeira se os garfos apresentarem desgastes (perda de espessura, rachaduras superficiais, desalinhamentos, entre outros);
Não exceda a capacidade máxima de carga;
Não bata os garfos no chão;
Não transporte a carga com os garfos totalmente levantados;
Não use os garfos para outras funções que não sejam elevar cargas;
Nunca movimente as cargas utilizando apenas as pontas dos garfos;
Use sempre os dois garfos;
Proteja os cotovelos dos garfos;
Quando for carregar e descarregar os materiais, os garfos devem sempre estar na posição horizontal;
Por fim, quando terminar o turno de trabalho, estacione a empilhadeira em um local pré-determinado com os garfos para baixo encostados no chão.
Empilhadeiras Baloc
A Baloc é uma conceituada empresa no ramo de locação de empilhadeiras, disponibilizamos as mais variadas máquinas, sendo classificadas como: elétrica, a gás GLP, retrátil, contrabalançada, patolada e transpaleteira.
Somente utilizamos os maiores e melhores fornecedores de empilhadeiras (nacionais e internacionais).
Entre em contato e solicite um orçamento conosco!
Comments