top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Garfos de Empilhadeiras | Saiba Tudo Sobre


garfos empilhadeira

A empilhadeira é um importante veículo industrial voltado para a movimentação de grandes volumes de cargas.


A sua aplicação é bastante benéfica em um projeto logístico, uma vez que agiliza as atividades rotineiras, otimiza o tempo e melhora o espaço.


Por se tratar de um equipamento que movimenta uma grande quantidade de mercadorias, o seu design é projetado para garantir que todo o trabalho seja realizado com a máxima segurança (para o operador e a máquina).


Cada parte da empilhadeira é crucial para manter a sua finalidade, eficiência e segurança (diminuindo os riscos de acidentes). Nesta matéria, iremos falar sobre uma peça de extrema importância, o garfo.


Os garfos são uma espécie de garras altamente resistentes. Essas peças promovem uma operação com a máxima competência e praticidade. Usualmente, esses acessórios são compostos por aço.


Atualmente, existem diversos modelos de garfos para diferentes aplicações. Identificar o garfo certo para cada necessidade é a melhor maneira de maximizar sua operação e garantir uma boa durabilidade e segurança no uso do produto.


Capacidades, engates, comprimentos e demais especificações técnicas podem se diferenciar entre os garfos para empilhadeiras.


Antes de abordarmos os diferentes modelos de garfos, iremos explicar a sua estrutura e as partes que compõem o acessório.


estrutura garfo empilhadeira

Empilhadeiras: Medidas dos garfos


Os garfos de empilhadeiras são padronizados e regulamentados de acordo com a norma internacional ISO: 2328. Este regulamento classifica os garfos em classes (2, 3 ou 4).


As classes são responsáveis por determinar a capacidade e as medidas de encaixe das garras no carrinho de elevação das máquinas (a diferença entre cada classe é a distância entre as garras de fixação).


medidas garfo empilhadeira


Empilhadeira: Como especificar um garfo?


Para fazer um orçamento dos garfos, você deve informar: a classe da peça (se é 2, 3 ou 4), a capacidade de carga e o comprimento. Essas informações são facilmente encontradas na lateral de cada garfo ou no manual do fornecedor.


A capacidade de carga é única para cada tipo de garfo e deve ser usada como capacidade máxima de levantamento.


Tipos de garfos de empilhadeiras


  1. Garfos de garra: esse é o modelo mais comum da peça, sendo utilizado em máquinas de até 7 toneladas (de capacidade).

  2. Garfos de olhal: o seu encaixe é feito através de um olhal soldado. São usados em aparelhos com capacidade superior a 7 toneladas.

  3. Garfos Grandes: não possuem um padrão de encaixe, a sua fabricação é feita sob encomenda. Estes garfos são próprios para equipamentos de 14 toneladas em diante.

  4. Garfos especiais: por último, os garfos especiais necessitam atender a uma especificação para a sua aplicação, por exemplo, modelos anti faíscas para a movimentação de produtos inflamáveis.


Outros exemplos de garfos especiais são os modelos invertidos (utilizados para movimentação de mercadorias com alças) e arietes (ideal para a pega de rolos, bobinas e tubulações).


Cuidados com os garfos de empilhadeiras


O uso incorreto de empilhadeira pode causar desgastes nos garfos, como fissuras, desalinhamentos e problemas na trava.


Por esse motivo, é necessário ter alguns cuidados durante toda a operação, sempre mantendo as peças em boas condições.


Além da diminuição da vida útil dos garfos, o mau uso dos apetrechos podem provocar acidentes.


Veja a seguir quais são os cuidados necessários com os garfos durante o manuseio de empilhadeira:


  • Não opere a empilhadeira se os garfos apresentarem desgastes (perda de espessura, rachaduras superficiais, desalinhamentos, entre outros);

  • Não exceda a capacidade máxima de carga;

  • Não bata os garfos no chão;

  • Não transporte a carga com os garfos totalmente levantados;

  • Não use os garfos para outras funções que não sejam elevar cargas;

  • Nunca movimente as cargas utilizando apenas as pontas dos garfos;

  • Use sempre os dois garfos;

  • Proteja os cotovelos dos garfos;

  • Quando for carregar e descarregar os materiais, os garfos devem sempre estar na posição horizontal;

  • Por fim, quando terminar o turno de trabalho, estacione a empilhadeira em um local pré-determinado com os garfos para baixo encostados no chão.


Empilhadeiras Baloc


A Baloc é uma conceituada empresa no ramo de locação de empilhadeiras, disponibilizamos as mais variadas máquinas, sendo classificadas como: elétrica, a gás GLP, retrátil, contrabalançada, patolada e transpaleteira.


Somente utilizamos os maiores e melhores fornecedores de empilhadeiras (nacionais e internacionais).


Entre em contato e solicite um orçamento conosco!


bottom of page