top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Como Funciona uma Empilhadeira? Guia Completo

Atualizado: 7 de jan. de 2021

Como funciona uma empilhadeira

A empilhadeira é muito utilizada em armazéns, construções e outros locais que precisam transportar materiais mais pesados.


como funciona uma empilhadeira

A máquina utiliza uma combinação de sistema hidráulico, sistema polia e outros para o transporte e armazenamento de materiais.


Sabemos onde é usado, mas como funciona uma empilhadeira? Veja a seguir como funciona uma empilhadeira e a qual é a sua função.

Qual é a função de uma empilhadeira?


Uma empilhadeira é principalmente utilizada para transportar cargas pesadas por longas distâncias em diversos ambientes.


É ideal para ambiente que manuseia uma grande quantidade de carga, otimizando o tempo e o esforço necessário levantar, carregar e transportar. Consulte a Baloc para locação de empilhadeira.

Quais são as principais peças de uma empilhadeira?


Uma empilhadeira pode levantar muito peso sem tombar, devido ao seu design. Cada parte é crucial para manter o funcionamento e a segurança dos operadores durante o manuseio de uma empilhadeira.


Essas peças variam dependendo do modelo. Por exemplo, algumas empilhadeiras são mais adequadas para terrenos acidentados, enquanto outras não. Estas são as peças básicas da maioria das empilhadeiras:

  1. Encosto da carga: Esta parte evita que a carga se desloque para trás.

  2. Proteção aérea: Possui como função proteger os operadores caso tenha uma queda da carga

  3. Carro: O carro é a base da empilhadeira e é fixado nos trilhos do mastro para se mover facilmente para cima e para baixo.

  4. Garfos: São os pinos que carregam cargas.

  5. Mastro: O mastro levanta e abaixa a carga. Ele também possui trilhos interligados que fornecem controle horizontal.

  6. Contrapeso: Este peso é usado para estabilizar a empilhadeira e evitar que ela tombe.

  7. Fonte de energia: As empilhadeiras podem ser abastecidas por: gás, diesel ou por uma motor elétrico.

  8. Quadro do caminhão: O quadro é a base da máquina e todas as peças são fixadas nele.

  9. Pneus: As empilhadeiras podem usar pneus pneumáticos (normalmente usados ​​ao ar livre) ou pneus sólidos (às vezes chamados de pneus almofadados) que são usados ​​tanto em ambientes internos quanto em superfícies planas e duras.

As partes mais importantes da empilhadeira são o sistema hidráulico, o sistema de polia da corrente e os controles da empilhadeira.


Ambos os sistemas e os controles são vitais para a capacidade de potência e levantamento da empilhadeira. Vamos mergulhar em cada parte abaixo.

Como funciona o sistema hidráulico da empilhadeira?


O sistema hidráulico usa uma série de cilindros, pistões e fluidos para levantar e abaixar com eficiência as cargas da empilhadeira.


Os pistões hidráulicos são presos aos mastros da empilhadeira.

Partes do Sistema Hidráulico

Aqui estão algumas partes do sistema hidráulico da empilhadeira para se familiarizar antes de entender como funciona:

Alça de elevação: O operador a empurra para levantar ou abaixar a carga da empilhadeira. Essa alça é conectada a uma bomba localizada na base da máquina.

Bomba: Quando ativada, empurra o fluido através de um tubo que leva aos dois cilindros hidráulicos.

Cilindros hidráulicos: São compostos de um tubo oco que é fechado em uma das extremidades para reter os fluidos. Um pistão móvel e lubrificado é equipado na outra extremidade.

Veja como funciona o sistema hidráulico:

1. O fluido entra no cilindro hidráulico por meio de uma válvula especial que permite sua entrada sem escapar. A pressão aumenta à medida que os fluidos aumentam no cilindro.

2. A força para cima é criada quando a pressão é aplicada na área da cabeça do pistão.

3. O pistão se move para cima como resultado da força abaixo dele. Isso aumenta o fluido e diminui a pressão.

4. O equilíbrio físico é alcançado neste ponto quando, em uma dada altura de elevação, a força dos fluidos é igual à força para baixo da carga da empilhadeira.

Como funciona o sistema de polia da corrente do rolo da empilhadeira?

Os garfos das empilhadeiras transportam a carga, são presos à estrutura com um par de polias de corrente de roletes. O fulcro da polia é uma engrenagem localizada no topo do mastro.

Veja como funciona o sistema de polia da corrente de rolos:

Como funciona o sistema de polia da corrente

1. Os pistões hidráulicos empurram os mastros para cima.

2. As engrenagens localizadas no mastro são pressionadas contra as correntes dos rolos.

3. Os mastros sobem e puxam o garfo para cima.

Os mastros só podem subir se a engrenagem girar no sentido horário e levantar o garfo. Isso ocorre porque um lado da corrente está preso à estrutura da empilhadeira

Este sistema permite que a empilhadeira levante mais alto do que faria se dependesse exclusivamente do sistema hidráulico.

Se usasse apenas sistema hidráulico, a empilhadeira precisaria de cilindros mais altos para atingir a mesma altura. Cilindros mais altos requerem mais materiais, bombas mais fortes e limites de pressão mais altas que podem mudar o centro de gravidade da empilhadeira, aumentando o risco de tombamento, acidentes e de lesões.

Controles de empilhadeira

Os principais controles de uma empilhadeira são para direção e elevação. Embora pareça simples, entender como esses dois tipos de trabalho ajudam um operador a realizar o trabalho com maior segurança e eficiência. Iguais as empilhadeiras que a Baloc disponibiliza para locação.

Controles de direção

Os controles de direção são semelhantes aos encontrados em um carrinho de golfe ou em um carro normal. Uma empilhadeira tem pedal de aceleração, freio, volante e marcha à ré. No entanto, as empilhadeiras usam direção de roda traseira, o que significa que o volante controla as rodas traseiras, isso funciona melhor para empilhadeiras, pois os operadores têm maior precisão e controle de rotação ao transportar uma carga.

Controles de levantamento


Os controles de levantamento usam uma alavanca para mover a carga para cima e para baixo e outra para inclinar a carga para frente e para trás. Empurrar a alavanca de elevação para frente move a carga para cima, enquanto movê-la para trás a move para baixo. A inclinação, no entanto, é um pouco mais complexa.

A função de inclinação envolve mais dois cilindros hidráulicos encontrados na base dos mastros. Aqui está o que acontece quando a alavanca de inclinação é movida em ambas as direções:

Avançar: O ar é bombeado para a câmara. O aumento no nível de pressão empurra a cabeça do pistão e resulta na inclinação do mastro para longe da estrutura.



Parte traseira: O ar é suavemente liberado da câmara e o ar é bombeado no outro par de cilindros que mencionamos anteriormente do sistema hidráulico. Os mastros se inclinam em direção ao veículo quando esses pistões empurram aquele par de cilindros para frente.

Tipos de empilhadeiras

Existem muitos modelos diferentes de empilhadeiras para escolher para o seu projeto logístico. Os tipos de potência utilizados, terreno, capacidade de peso e muitos outros recursos contribuem para a versatilidade deste equipamento. Além de armazéns e construtoras onde normalmente são utilizadas, você pode encontrar empilhadeiras em: empresas de reciclagem, estaleiros e etc...

Aqui estão alguns lugares mais comuns de uso de empilhadeiras:

  • Construções: Transporta o material de construção por longas distâncias em terrenos acidentados

  • Armazéns: descarregamento, carregamento, transporte e armazenamento de mercadorias.

  • Indústrias de reciclagem: Descarregamento de materiais de reciclagem e transporte para suas respectivas áreas de triagem

  • Estaleiros: Carregamento de materiais de dentro e fora de navios e barcos, especialmente quando o carregamento rápido é necessário

As empilhadeiras são ótimas peças para o carregamento, transporte e armazenamento de materiais pesados, otimizando o tempo sem fazer nenhum esforço. Você pode conferir os tipos mais comuns aqui.

A Baloc é especialista em locação e venda de empilhadeira dos maiores fornecedores nacionais e internacionais. Entre em contato através do telefone: (19) 3227-5681 ou do e-mail: contato@baloc.com.br


locadora de empilhadeiras

bottom of page