top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Gerenciamento de Risco na Operação de Empilhadeiras


gerenciamento risco operação empilhadeira


A empilhadeira é um equipamento indispensável em um setor logístico, uma vez que auxilia na movimentação de cargas pesadas, deixando todo o processo logístico mais ágil e produtivo.


Por ser uma máquina que movimenta grandes volumes de mercadorias, é de extrema importância que o seu manuseio seja feito com responsabilidade e segurança.


Pensando nisso, foram criadas algumas medidas de segurança no trabalho. A aplicação dessas normas preventivas é fundamental para evitar acidentes e danos físicos/materiais.


O gerenciamento de risco é responsável por garantir que todo o processo de deslocação seja seguro. Veja a seguir qual é o seu conceito e aplicabilidade.


O que é gerenciamento de risco?


De forma simplificada, a gestão de risco (ou gerenciamento de risco) é o processo de identificar, avaliar, administrar e controlar as ameaças existentes em um projeto e/ou organização.


Para melhor entendimento, imagine a seguinte situação: você irá pular de bungee jump, mas, antes é explicado quais são os seus riscos (ou seja, as probabilidades da corda se romper), a partir dessa informação são adotadas algumas medidas para minimizar os seus perigos (neste caso, o uso de equipamentos de segurança).


Gerenciar risco é algo que fazemos todos os dias, por exemplo, se o tempo está nublado/chuvoso, levamos um guarda chuva.


Gerenciamento de risco em operações de empilhadeiras


Como já foi mencionado, a empilhadeira deve ser operada com segurança e responsabilidade, o uso incorreto da máquina pode provocar acidentes, veja quais são:


· Tombamentos;

· Colisões;

· Atropelamentos;

· Quedas.


Por esse motivo, é muito importante que seja feito o levantamento de riscos. Para ter o melhor entendimento, mostraremos quais são os perigos e as suas ações preventivas.





Uma vez que os riscos e perigos foram mapeados e listados, chega o momento de desenvolver planos e ações para minimizar as possibilidades de ocorrências.


A norma regulamentadora nº11 é responsável por estabelecer medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas.


Deste modo, a norma possui como objetivo diminuir o número de acidentes no ambiente de trabalho (se tornando um gerenciamento de risco).


Manutenção preventiva


É importante mencionar que a manutenção preventiva de empilhadeira também é uma medida de segurança.


As manutenções e inspeções de segurança devem acontecer periodicamente, pois um equipamento defeituoso aumenta as chances de acidentes.


Importante: a manutenção preventiva deve ser realizada somente por um profissional qualificado e capacitado.


Empilhadeiras Baloc


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação de empilhadeiras. disponibilizamos uma vasta gama de máquinas, sendo classificadas como: elétrica, a gás GLP, contrabalançada, retrátil, patolada e transpaleteira.


Entre em contato e solicite um orçamento conosco!


aluguel de empilhadeira

bottom of page