top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Diferença Torre Duplex x Triplex na Empilhadeira


torre empilhadira duplex triplex

Você sabe qual a diferença entre torre duplex e torre triplex? Qual será que vale mais a pena?


Neste artigo vamos contar as diferenças entre esses dois modelos de torres, além de explicar as vantagens e aplicações de cada uma delas. Continue lendo para aprender.


Torre Triplex

torre triplex empilhadeira

A torre triplex é conhecida por ter três estágios, usando três pares de trilhos, dois pares móveis e um par externo estacionário. Além disso, conta com um cilindro na parte central do equipamento e outros dois que ficam posicionados nas laterais da torre.


Vale destacar aqui que o cilindro central fornece a elevação livre do carro e dos garfos. Neste estágio, o carro e os garfos são elevados sem mexer na altura da torre, por isso é possível colocar paletes um em cima do outro neste tipo de torre, dentro de um container.


Vantagens da Torre Triplex


A principal vantagem desta máquina é que oferece grande elevação livre, inclusive, atingindo alturas finais elevadas do garfo e que operam dentro de caminhões e containers sem problemas.


Além disso, são empilhadeiras que conseguem passar facilmente por baixo de portas ou locais de baixa estatura.


Desvantagens da Torre Triplex


O preço alto desta empilhadeira é uma das desvantagens, além disso, são máquinas mais pesadas - pela maior quantidade de peças - e não proporcionam a mesma visibilidade do que a torre duplex, já que o cilindro central da máquina triplex é um obstáculo visual.


Torre Duplex

torre duplex empilhadeira

A torre duplex é conhecida por ter dois andares, sendo considerada como torre padrão, por se tratar do tipo mais simples que existe no mercado. Ela é formada por dois pares de trilhos, um par estacionário e um par interno móvel.


Além disso, neste tipo


de torre existem dois cilindros de elevação que ficam na lateral do equipamento, provendo a elevação direta do par de trilhos internos e a elevação indireta através da corrente para o conjunto do carrinho/garfo.


Vantagens da Torre Duplex


As vantagens da torre duplex é que são bem mais leves do que as do tipo triplex. Sem falar que costumam ter preço menor e não geram gasto alto com manutenção, uma vez que possuem menos peças do que a torre triplex.

Por último, importante citar também que oferecem melhor visibilidade ao operador, já que não possui cilindro central e tem apenas dois pares de trilhos.


Desvantagens da Torre Duplex


Apresentam dificuldade para passar por baixo de portas ou locais de “baixa” estatura, pois mesmo com os garfos abaixados elas ainda ficam altas. Além disso, não são equipamentos indicados para operações dentro de caminhões ou containers.


Qual vale mais a pena?


Essa pergunta é bastante frequente na hora de escolher entre uma torre duplex e uma torre triplex. A resposta é bastante simples: pense na aplicação da máquina.


Se for operar dentro de caminhões ou containers, por exemplo, o melhor é usar a torre triplex. O mesmo vale para ambientes com limitação de altura.


Mas se isso não for um problema, considere usar a torre duplex, já que é mais leve, mais barata e carrega mais carga.


Aluguel de Empilhadeiras com Torres Duplex ou Triplex com a Baloc


A Baloc é uma locadora especializada no aluguel de empilhadeiras e oferece uma gama de produtos que melhor irá se adaptar para a sua empresa, incluindo a Torre Duplex e Triplex


A opção de Torre Duplex que a Baloc tem é a Empilhadeira Contrabalançada a gás e que atinge a altura de 6 metros.


Com relação aos modelos de torre triplex, a Baloc conta com várias opções, entre elas:

  • Empilhadeira Contrabalanceada a Gás

  • Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica

  • Patolada Triplex

A empilhadeira patolada é bastante procurada para locação desde os pequenos armazéns aos grandes galpões logísticos por ser uma máquina de tamanho compacto, ideal para ambientes com corredores estreitos onde não comportam a circulação de grandes empilhadeiras.


É indicado que o aluguel de empilhadeira patolada seja feito para o uso de ambiente interno, suas rodas pequenas são recomendadas para superfícies planas.


Já a empilhadeira contrabalançada elétrica, apesar de ser operada por alimentação elétrica, possui um baixo custo total, pelo fato de sua operação não demandar de muitos gastos, principalmente em uma locação.

É indicada para empresas que trabalham em longos turnos, além de trabalhar em dois períodos, sendo necessário somente uma única carga ou a substituição de baterias.


Além de produzir um baixo nível de ruído, a aparelhagem não transmite gases poluentes, consequentemente não prejudicando o meio-ambiente, por este motivo, é ideal para ambientes fechados ou com pouca ventilação.


É uma máquina fácil de operar, porém é necessário a capacitação do condutor. Por transportar carga de uma forma segura e eficiente, é utilizada em distribuidoras, armazéns e depósitos.



Baloc: Empresa consolidada no mercado de locação de empilhadeiras


A Baloc é uma empresa consolidada em locação de empilhadeiras, utilizando somente máquinas de grandes fabricantes internacionais e nacionais com alta tecnologia.


Ao contratar uma empresa de locação, pense no que é o melhor no seu segmento, a Baloc oferece empilhadeiras novas e seminovas em um excelente estado de conservação. Atuamos há mais de 10 anos no mercado de locação de empilhadeiras.


bottom of page