top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Tipos de Pneus para Empilhadeiras | Saiba Mais



Conheça os diferentes tipos de pneus para empilhadeiras


Resumidamente, a empilhadeira é um veículo industrial designado para o transporte, movimentação e empilhamento de grandes volumes de mercadorias. A máquina é uma grande aliada nas operações logísticas, pois aumenta a produtividade, melhora o espaço e agiliza as atividades rotineiras.


Por ser um equipamento destinado ao transporte de mercadorias excessivamente pesadas, é de extrema importância que o seu manuseio seja feito com sabedoria, cautela e segurança.


Além de garantir que todas as medidas de segurança sejam atendidas, o consumidor deve assegurar que todos os apetrechos da empilhadeira estejam em pleno funcionamento. Para isso, certifique-se de que todos os itens são adequados e de boa qualidade.


Nesta matéria, iremos falar sobre um componente bastante importante para a segurança, estabilidade e desempenho da empilhadeira: o pneu.


Os pneus são acessórios imprescindíveis para o bom funcionamento do equipamento, eles são desenvolvidos para fornecer tração, sustentar o peso do veículo e atuar como uma espécie de amortecimento.


Por esse motivo, é crucial entender/compreender os tipos de pneus existentes e as suas particularidades. Com base nessas informações, o usuário irá escolher o pneu mais adequado para o modelo da empilhadeira e a sua necessidade logística.


Pneu de empilhadeira pneumático



Os pneus pneumáticos são compostos por uma câmara de ar e possuem um revestimento de borracha espesso. Essas particularidades fornecem uma camada de proteção entre a empilhadeira e o solo.


Esses tipos de pneus são os modelos mais clássicos e usados, pois são mais resistentes, duradouros e proporcionam o bem-estar para os operadores, visto que deixa a máquina mais estável, diminuindo os ruídos e vibrações (como consequência, o desgaste do aparelho é reduzido).


Os pneus pneumáticos possuem uma grande variedade de tamanhos (5x8 a 20x12). Estes modelos são ideais para pisos irregulares e abrasivos, ou seja, para terrenos que necessitam de mais estabilidade.


Pneus de empilhadeira maciços ou superelásticos



Os pneus maciços (ou superelásticos) são feitos totalmente de borracha sólida. Esse tipo de pneu é mais econômico quando comparado ao modelo pneumático, pois possui uma longa vida útil e é imune aos furos (por ter maciço).


São recomendados para pisos lisos e regulares, como asfalto e/ou cimento queimado. O seu uso é limitado em áreas internas. Vale lembrar que os pneus superelásticos são compatíveis com os modelos pneumáticos. Eles são intercambiáveis.


Os superelásticos não precisam ser calibrados, reduzindo o risco de parada inesperada para o conserto de pneus (evitando atrasos nas atividades rotineiras).


Pneus de empilhadeira superelásticos brancos



Dentro da categoria dos superelásticos há a opção de pneus brancos, esses modelos foram desenvolvidos especialmente para não causar marcas no chão.


São ideias para ambientes em que os pisos lisos não devem ser marcados, como indústrias farmacêuticas, químicas e alimentícias.


Pneu de empilhadeira poliuretano



Por fim, o pneu poliuretano é projetado para funcionar como roda das empilhadeiras elétricas e transpaleteiras. São indicados para ambientes internos, com pisos lisos e regulares.


Qual pneu escolher para a empilhadeira?


Na hora de escolher o pneu de empilhadeira algumas características devem ser consideradas, visto que o modelo inadequado pode ocasionar alguns malefícios, sendo eles: danos no aparelho, despesas adicionais e atrasos nos projetos logísticos.


Para selecionar os pneus compatíveis com as características e necessidades da empresa, veja a seguir quais são os seus atributos:


Terreno irregular: o pneu pneumático é o mais apropriado para operação em terreno irregular, visto que irá absorver as irregularidades do solo, proporcionando melhor qualidade de trabalho (evitando danos ao material).


Terrenos planos sem irregularidades: os mais indicados são os modelos maciços (ou superelásticos), sua composição não exige calibragem (pois não possui ar em seu interior) e tem uma longa vida útil.


Terrenos planos (sem manchas no chão): os modelos convencionais dos pneus superelásticos deixam marcas no chão.


Para ambientes onde as manchas no chão não são toleradas, foram desenvolvidos os pneus superelásticos brancos.


Cuidados com os pneus da empilhadeira


O mau uso pode acarretar alguns prejuízos, em vista disso, selecionamos algumas medidas que podem contribuir para o desempenho e durabilidade dos pneus.


  • Sempre opere a empilhadeira dentro da velocidade recomendada pelo fabricante;

  • Evite arrancadas e freadas bruscas;

  • Mantenha o eixo alinhado.

  • Faça a calibragem correta (pneumáticos).


Empilhadeiras Baloc


A Baloc é uma empresa conceituada no ramo de locação/venda de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, atendendo todos os tipos de necessidades e demandas.


Conheça os nossos produtos e solicite um orçamento conosco!





Comments


bottom of page