top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Tipos de Empilhadeiras Elétricas

Atualizado: 14 de abr. de 2021


tipos empilhadeira elétrica

A empilhadeira é equipamento voltado para o transporte e armazenamento de cargas em um projeto logístico. A sua utilização apresenta uma série de benefícios, dentre alguns estão: otimização de tempo, melhoramento de espaço e maior agilidade nas atividades rotineiras.



Existem vários modelos de empilhadeiras disponíveis no mercado, cada qual com aplicação e necessidade específicas.


Para determinar qual tipo de empilhadeira é mais apropriada para a sua necessidade logística, deve se atentar para as particularidades da máquina, por exemplo, design, ambiente, capacidade de carga e combustível.


tipos de empilhadeiras elétricas
Tipos de Empilhadeiras Elétricas

Esses elementos são bastante importantes para garantir que toda a operação seja eficiente, fluida e segura, uma vez que qualquer tipo de excesso (de peso ou largura) pode causar prejuízos financeiros e físicos.


O modelo elétrico é indicado para uso em ambientes internos, pois não transmite gases poluentes. Como o próprio nome já sugere, a empilhadeira elétrica é movida através de eletricidade.


Outro diferencial da empilhadeira elétrica é o seu design mais compacto, sendo apropriado para corredores estreitos, proporcionando um transporte mais simples e ágil.


Caso queira saber mais sobre a empilhadeira elétrica, selecionamos quais são os seus modelos.


Antes de começarmos a nossa lista, é importante relembrar que todos os tipos de empilhadeiras mencionadas são elétricas.


Empilhadeira Retrátil


A principal característica da empilhadeira retrátil é o seu design compacto, para se ter uma melhor ideia, os modelos tradicionais ocupam um espaço de (aproximadamente) 04 metros, já a máquina retrátil preenche menos de três metros.



Essa característica proporciona uma movimentação mais simples e eficiente em ambientes mais compactos.


empilhadeiras elétricas retráteis
Empilhadeiras Elétricas Retráteis

Além disso, a empilhadeira retrátil possui movimentação lateral, fazendo que consiga movimentar/alcançar mercadorias até 12 metros de altura.


É possível realizar diversas manobras, uma vez que o giro se desloca no próprio mastro, sendo capaz de avançar e recuar para o armazenamento de carga, oferecendo mais conforto para o operador.


Empilhadeira Contrabalançada


A empilhadeira contrabalançada possui um contrapeso na sua parte traseira. Essa particularidade proporciona para a máquina uma maior capacidade de peso.



O contrapeso faz com que o equipamento tenha mais equilíbrio para elevar e transportar a carga, garantindo mais segurança (para o produto e o operador).


empilhadeira elétrica contrabalançada

Entretanto, o maquinário não permite que o operador se incline para a frente, deste modo, é requisitado somente para o transporte de mercadorias.


A empilhadeira contrabalançada possui a capacidade de carga de 1.000 Kg a 5.000 Kg, e a sua elevação pode alcançar até 4.8 metros.


Empilhadeira Patolada


A empilhadeira patolada (conhecida também como transpaleteira) é bastante requisitada para movimentação de pequenas mercadorias (quando comparada com os modelos tradicionais).



empilhadeira elétrica patolada

O equipamento possui a capacidade de carga de até 1.600 kg e tem a elevação de até 5,4 metros. A empilhadeira patolada é classificada em dois tipos: manual e elétrica.


Manual


O transporte de carga com a empilhadeira patolada (manual) é feito manualmente, ou seja, o operador deve puxar e empurrar a máquina com as próprias mãos. Deste modo, é dispensada habilitação ou certificação em empilhadeirista. Além de necessitar movimentar com grande esforço repetitivo com equipamento para elevação da carga.


Elétrica


A empilhadeira patolada elétrica é o modelo mais moderno e com o custo de compra mais elevado (a máquina manual possui um baixo valor de aquisição). O equipamento permite a movimentação com o operador caminhando junto ao aparelho ou a bordo dele. A elevação da carga assim como a movimentação é realizada pelo acionamento de botões, de forma simples e sem esforço.


Por fim, a empilhadeira patolada apresenta um manuseio mais seguro e eficiente, uma vez que o colaborador possui maior controle sobre a aparelhagem.


Transpaleteira Elétrica


Sem função de altas elevações, apenas de elevar 13cm do solo, as transpaleteiras elétricas, apesar de não serem propriamente empilhadeiras, são muito úteis e utilizadas nos processos logísticos.



Empilhadeira Selecionadora de Pedidos


A empilhadeira selecionadora de pedidos é uma máquina moderna, compacta e potente. A principal característica deste aparelho é o auxílio na escolha dos produtos, ou seja, seus garfos e sistema são adequados para selecionar cargas de diferentes tipos, dimensões e pesos.


Essa característica proporciona uma operação mais ágil e prática, possuindo dois modelos disponíveis no mercado: vertical e horizontal.


A selecionadora horizontal permite que os produtos na altura do solo sejam alcançados, permitindo um deslocamento somente na posição horizontal.


Já o modelo vertical eleva a carga até a altura da estante, permitindo que sejam resgatados mercadorias que estão muito mais altas.


Empilhadeiras Elétricas Baloc para Locação

A Baloc é uma conceituada empresa no ramo de locação de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, incluindo os modelos elétricos que foram mencionados.


empilhadeiras elétricas baloc

Entre em contato e solicite um orçamento conosco. Acompanhe-nos também nas redes sociais.

locação de empilhadeiras elétricas

Comments


bottom of page