top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Requisitos para ser Operador de Empilhadeira

Atualizado: 16 de mar. de 2021


requisitos ser operador empilhadeira

A empilhadeira é uma máquina utilizada para transportar, movimentar e armazenar diversos tipos de cargas. Em virtude dessas características, o equipamento é amplamente usado nos centros logísticos.


Por ser um aparelho que desloca produtos extremamente pesados, é muito importante que o seu manuseio seja feito com responsabilidade e segurança.


O profissional responsável por operar a empilhadeira deve ser qualificado, pois além de transportar as mercadorias, também é encarregado de fazer um checklist diário no empreendimento.


O checklist possui como objetivo realizar uma vistoria na máquina, garantindo que esteja em perfeitas condições para ser utilizada durante o turno de trabalho. A análise identifica falhas no aparelho, deste modo, os riscos de acidentes são diminuídos.


Agora que já compreendemos quais são as funções do operador de empilhadeira, iremos mostrar os requisitos necessários para ingressar na profissão.


Curso de operador de empilhadeira


Para seguir essa carreira é necessário fazer um curso profissionalizante (nível técnico), pois o profissional é responsável por manusear a empilhadeira dentro das normas de segurança, garantindo a integridade dos produtos e dos demais colaboradores (evitando acidentes, lesões, atropelamentos, queda de materiais e demais danos).


O curso de operador de empilhadeira exige algumas imposições, sendo elas:


  • Ter maior de 18 anos;

  • Ensino fundamental completo (até 5ª ano);

  • Possuir CNH (categoria B ou superior).


Um dos objetivos do curso é apresentar/ensinar diversos treinamentos e simulações de transporte de mercadorias, deste modo, o profissional irá obter prática e experiência no exercício das atividades.


Lembrando que cada produto possui características distintas (peso, altura e largura), por esse motivo, a complexidade e habilidade envolvida no transporte distingue-se de um material para outro.


Ou seja, cada mercadoria tem modos distintos para ser transportada e armazenada (de acordo com as suas características). Essa medida é bastante importante para preservar a segurança e a integridade das cargas, principalmente aquelas que exigem cuidados redobrados (por exemplo, produtos frágeis).


O conteúdo programático do curso abrange todos esses fatores que foram mencionados, além disso, é lecionado:


  • Normas de segurança;

  • Dimensões do porta-pallet;

  • Organização do armazém (conhecido também como endereçamento logístico);

  • Controle do estoque;

  • Estrutura de armazenagem;

  • Check-list diário;

  • EPis de segurança;

  • Componentes da empilhadeira.


Pode-se observar que a profissão engloba diversos encargos, dentre alguns podemos destacar: garantir a segurança, assegurar a integridade do equipamento, transportar/armazenar a carga e manter o estoque organizado.


Controle de estoque


A habilidade organizacional é uma vantagem para qualquer profissional, principalmente para o operador de empilhadeira.


Como já foi citado, o operador de empilhadeira também é responsável por manter o estoque organizado, garantindo que cada mercadoria esteja armazenada no seu devido lugar.


A organização é importante para que toda a demanda seja atendida, evitando desinformações, problemas e gastos desnecessários.


Lembrando sempre que toda a operação deve ser realizada com sabedoria e segurança, mantendo a carga, empilhadeira e os demais colaboradores fora de perigo.


Empilhadeiras Baloc


A Baloc é referência no mercado de locação de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, sendo classificados como: elétrica, a gás GLP, contrabalançada, retrátil, patolada e transpaleteira.


Estamos aguardando o seu contato!

Kommentare


bottom of page