top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Quanto Custa um Curso de Operador de Empilhadeira?

Um empilhadeirista é responsável por manusear a empilhadeira, o profissional possui como função fazer o transporte e o armazenamento de carga. O operador é muito requisitado em locais como armazéns, depósitos, supermercado, entre outros.


quanto custa curso empilhadeira

Para ser um operador de empilhadeira não é necessário possuir uma graduação no ensino superior, mas é imprescindível fazer um curso em nível técnico.

No curso de operador de empilhadeira, o profissional irá aprender:

  • Técnicas de trabalho em equipe com outros operadores de empilhadeira e operadores logísticos

  • Normas de segurança

  • Conferência de documentos de procedência e destino dos materiais

  • Métodos de controle de estoque

  • Estruturas de armazenagem

  • Dimensões de porta-pallets

  • Técnicas de endereçamento de estoque

Cada carga possui uma técnica diferente para ser armazenada e transportada, pois o material se diferencia no peso, tamanho e fragilidade, em razão disso, o curso disponibiliza aulas técnicas e práticas, além de simulações de carregamento.


Ao concluir o curso, o profissional já estará com experiência para realizar as tarefas.

Apesar de não ser necessário a graduação no ensino superior, o curso de empilhadeirista possui algumas exigências.


O profissional deve ter mais de 18 anos, completado no mínimo a quarta série do Ensino Fundamental e possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

Possuindo todos os requisitos, o profissional poderá se inscrever no curso, veja a seguir quanto deve desembolsar para participar das aulas.

Valor do curso de operador de empilhadeira

O curso de operador de empilhadeira possui em média o valor entre R$ 500,00 a R$ 600,00 reais. O profissional por estar lidando com tecnologia e segurança, deve fazer constantes atualizações e renovações dos cursos.

O curso não possui uma carga horária definida, por este motivo pode ter uma variação entre 16 à 50 horas de conteúdo, sendo dividido entre aulas teóricas e práticas.

O profissional deve sempre estar atento a segurança, um acidente no local de trabalho pode causar dano físico e material, por este motivo, no curso é ensinado as normas NR’s 11 e 12 (responsáveis pela segurança no trabalho de máquinas e equipamentos).


Em função disso, se o profissional ficar muito tempo sem exercer a função, e caso decida retomar a atividade deve obrigatoriamente fazer um curso de reciclagem.

A reciclagem é também obrigatória sempre que ocorrerem modificações significativas nas instalações e na operação de máquinas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

Norma NR11 e NR12 sobre a capacitação do empilhadeirista

As normas NR11 e NR12 são correspondentes a capacitação profissional do operador de empilhadeira. O empilhadeirista deve:

  1. Receber treinamento específico, dado por alguém que esteja habilitado a cumprir sua função;

  2. A capacitação deve ser ministrada por trabalhadores ou profissionais qualificados para este fim, com supervisão de profissional legalmente habilitado;

  3. A reciclagem é obrigatória sempre que houver mudança na instalação ou operação das máquinas;

  4. Inspecionado e certificado por um profissional ou grupo profissional plenamente habilitado;

  5. A capacitação deve ser realizado antes do operador de empilhadeira assumir a função;

  6. Necessário carga horária mínima suficiente para que os operadores desempenhem suas atividades com confiança e controle;

  7. O cartão terá a validade de 1 ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador

  8. Deve atender ao conteúdo programático da capacitação;

Quem deve ministrar a aula?

De acordo com a norma NR12, a capacitação do empilhadeirista deve ser ministrada por um profissional legalmente habilitado, possuindo como responsabilidade a adequação do conteúdo, forma, carga horária e avaliação dos capacitados.

Além de ser legalmente habilitado para a supervisão da capacitação, deve comprovar ter concluído o curso específico na área de atuação, compatível com o curso a ser ministrado, com registro no classe competente.

Você pode saber mais sobre a carreira do operador de empilhadeira aqui.

A Baloc é especialista em locação e venda de empilhadeira, possuindo uma frota composta dos melhores fornecedores nacionais e internacionais. Entre em contato através do telefone: (19) 3227-5681 ou do e-mail: contato@baloc.com.br



Comments


bottom of page