top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Quando Trocar os Pneus da Empilhadeira?


quando trocar pneu empilhadeira

A empilhadeira é uma importante aliada nas atividades logísticas de uma empresa, visto que o seu uso otimiza/agiliza os serviços de transporte, movimentação e empilhamento de mercadorias.


Por ser um equipamento destinado à movimentação de cargas pesadas, é de extrema relevância que todos os apetrechos estejam em pleno funcionamento (evitando o tempo de inatividade).


Para garantir o bom funcionamento de todas as peças, é essencial que sejam adotadas algumas medidas preventivas para aumentar a durabilidade/desempenho dos componentes.


O operador de empilhadeira deve ficar atento para todos os mínimos detalhes. Nesta matéria, iremos falar sobre um item imprescindível para a segurança e integridade do veículo: os pneus.


A troca dos pneus é extremamente necessária para que não acarretem problemas maiores. Antes de mencionar quais são os sinais que indicam a necessidade da troca, é importante conhecer os tipos de pneus.


Os pneus para empilhadeira foram desenvolvidos para fornecer tração, sustentar o peso do equipamento e atuar como uma espécie de amortecimento.


Por esse motivo, o usuário deve conhecer todos os tipos de pneus de empilhadeira e as suas particularidades para escolher o modelo mais adequado para a sua necessidade logística.


Por esse motivo, o usuário deve conhecer todos os tipos de pneus de empilhadeira e as suas particularidades para escolher o modelo mais adequado para a sua necessidade logística.


Agora que já compreendemos a importância de escolher o modelo de pneu adequado, iremos apontar alguns indícios de que os pneus devem ser trocados.


Fissuras no Pneu da Empilhadeira


As fissuras (ou rachaduras) aparecem na superfície dos pneus e indicam que o material já está completamente desgastado.


É muito fácil notá-las, pois as fissuras são totalmente visíveis a olho nu. Quando são detectadas, deve-se inutilizar o equipamento até que seja feita a troca dos pneus.


É importante mencionar que a vistoria dos pneus é um dos encargos do operador de empilhadeira, fazendo parte do checklist diário.


Irregularidades nos Pneus


Do mesmo modo que ocorre nos veículos automotivos comuns, as falhas de um pneu de empilhadeira não são sempre perceptíveis, ocasionando alguns malefícios e irregularidades no equipamento.


Por essa razão, o empilhadeirista deve ter alguns cuidados ao manusear a máquina, ou seja, a operação logística tem que estar de acordo com as recomendações do fabricante e as normas de segurança.


Entenda porque é importante trocar os pneus de empilhadeira


A troca dos pneus de empilhadeiras não devem ser ignorados e/ou esquecidos, visto que podem ocasionar em alguns danos materiais, físicos e financeiros. Veja a seguir quais são:


Acidentes


Os acidentes ocorrem quando os cuidados necessários com a empilhadeira não são seguidos à risca. Todos os apetrechos devem estar em pleno funcionamento, incluindo os pneus.


A estabilidade da empilhadeira é seriamente comprometida por causa das rachaduras e irregularidades nos pneus, fazendo que tenha alguns movimentos laterais durante a operação, como consequência, a carga é derrubada.


Além do prejuízo financeiro, essa situação pode comprometer a integridade física dos funcionários.


Avaria de produtos


O manuseio da empilhadeira deve ser feito com cautela, segurança e responsabilidade, evitando ao máximo qualquer dano ao material. Porém, os pneus danificados podem prejudicar seriamente o produto.


O resultado disso é: em razão do desgaste dos pneus, as mercadorias correm grandes riscos de serem avariados.


Consumo de combustível


Inicialmente pode parecer estranho, mas os pneus danificados aumentam o consumo de combustível. O motivo disso ocorrer é que o veículo precisa realizar um esforço maior para o seu funcionamento. De forma resumida: quanto maior a potência aplicada, maior será o consumo de combustível.


Vida útil da empilhadeira


Como já foi mencionado, os pneus inapropriados e em más condições de uso podem comprometer a estrutura física da empilhadeira, como consequência, a durabilidade da empilhadeira é diminuída.


Por esse motivo, sempre dê atenção especial para esses apetrechos, assegurando que estejam em perfeitas condições. A manutenção preventiva promove uma longa vida útil da máquina e evita futuros prejuízos.


Empilhadeiras Baloc


A Baloc é referência no mercado de locação e venda de empilhadeira, possuímos uma grande variedade de equipamentos.


Conheça os nossos produtos e solicite um orçamento conosco!



Comments


bottom of page