top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Prateleiras Industriais: Conheça as suas Vantagens


prateleira industrial

A armazenagem de mercadorias é uma das etapas mais importantes e indispensáveis para a logística de uma empresa, uma vez que esse processo visa aprimorar e agilizar o espaço e todo o fluxo de operações dentro do armazém. Existem diversos mecanismos e estruturas para o otimizar o espaço, um deles é a prateleira industrial.


O empreendedor deve entender que o mau aproveitamento do espaço resulta em consequências para a companhia, como o aumento nos custos logísticos e prejuízos com a movimentação de cargas inadequadas, tornando-se antieconômico. Por esse motivo, iremos falar sobre as prateleiras industriais.


Antes de entrarmos no assunto, é importante frisar que o uso de prateleiras ajudam a melhorar as condições de trabalho (além de reduzir os custos fixos), fazendo com que muitas indústrias investem na verticalização utilizando as prateleiras industriais.


Conheça as vantagens das prateleiras industriais para a sua empresa


As prateleiras industriais são itens diferenciados quando o assunto é armazenagem, apresentando diversas vantagens, dentre algumas podemos destacar: facilidade de montar/desmontar, praticidade e versatilidade.


Para ter um melhor entendimento, imagine um armazém que não utiliza as prateleiras, operando somente com o porta paletes ou deixando as caixas no chão. O resultado disso é o mau aproveitamento do espaço, visto que existe um limite para empilhar as mercadorias. Outro ponto relevante é que o espaço vertical fica (quase) inutilizado, pois não é possível colocar pacote sobre pacote sem danificar o produto.


O estabelecimento que não utiliza porta paletes tem mais um problema: avarias nos produtos, uma vez que eles ficam expostos à sujeira, umidade, entre outros problemas que danificam o material. Lembrando que todos esses malefícios mencionados são resolvidos com o uso de prateleiras industriais.


A utilização combinada de prateleiras industriais e empilhadeiras é uma das melhores maneiras de evitar o desenvolvimento de patologias relacionadas ao trabalho, impedindo que os colabores tenham dores/problemas na coluna, joelho e demais articulações que são causadas por erros posturais na hora de levantar o peso.


Isso ocorre quando um funcionário abaixa para pegar uma mercadoria pesada no chão, fazendo com que a sua coluna fique prejudicada. Sem conhecer a gravidade para a sua saúde, depois de alguns meses ou anos realizando a mesma atividade, o operador sofrerá as consequências.


Contudo, a solução para esse problema é a aplicação de prateleiras industriais, pois elas possuem uma estrutura mais ergonômica. Os itens mais pesados podem ser armazenados numa altura acessível para o colaborador.


Além disso, as empilhadeiras podem ser utilizadas para armazenar/retirar/guardar os produtos em níveis altos, evitando as quedas e lesões.


Como funciona a verticalização da indústria?


A verticalização é uma estratégia para ter um melhor aproveitamento de espaço, por esse motivo, vem ganhando cada vez mais destaque no mercado. Em locais urbanos o custo do metro quadrado industrial pode ser um grande problema para a empresa que busca tornar-se mais competitiva.


Por essa razão, muitos estabelecimentos buscam encontrar novas soluções que dispensam a ampliação de espaços industriais. O recurso utilizado são as prateleiras, uma vez que ao verticalizar a armazenagem, os espaços verticais são mais aproveitados, fazendo com que o estoque comporte ainda mais materiais.


As prateleiras possuem significativas vantagens no layout de uma companhia, além de auxiliar na organização, pois o uso de prateleiras industriais faz com que os colaboradores consigam encontrar caixas e produtos com muito mais facilidade.


É importante destacar que as prateleiras são desmontáveis e personalizáveis, fazendo que sejam remodeladas para a sua operação (o armazém pode ser alterado sempre que necessário).


Prateleiras industriais contribuem com o meio ambiente


As prateleiras industriais contribuem para a sustentabilidade do planeta. Apesar de não parecer, a expansão do armazém colabora para que o meio ambiente fique prejudicado. Quanto menos indústrias precisam ampliar seus espaços, menos área é desmatada ou dedicada ao uso industrial.


Podemos observar que as empresas que utilizam as prateleiras industriais são mais sustentáveis e fáceis de implementar. Além disso, a ampliação é muito difícil em áreas urbanas.


Quando posso usar prateleiras industriais?


As prateleiras industriais podem ser designadas para diversos objetos, desde a armazenagem de pequenos volumes, até a guarda de grandes mercadorias. Como já foi mencionado, elas podem ser alteradas de acordo com a sua necessidade logística.


Para escolher o melhor modelo que seja adequado para o seu projeto, o consumidor deve se atentar para o material (acabamento e durabilidade) das prateleiras, para que elas aguentem determinadas capacidades (atingindo a sua finalidade).


Empilhadeiras Baloc


A empilhadeira é uma peça fundamental para o sucesso logístico de uma empresa, garantindo que o transporte/armazenamento/empilhamento de cargas sejam mais ágeis e dinâmicos.


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação de empilhadeiras, disponibilizamos variados equipamentos para atender as mais diversas necessidades logísticas.


Conte conosco para garantir mais eficiência e produtividade no seu armazém!

Comments


bottom of page