top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Dicas para a Prova Teste para Operador de Empilhadeira


dicas teste prova operador empilhadeira

O operador de empilhadeira, ou empilhadeirista, é uma figura essencial nas atividades logísticas das empresas. Como o próprio nome já sugere, este profissional é responsável por manusear a empilhadeira.


Durante a sua jornada de trabalho, o operador de empilhadeira utiliza esse tipo de veículo para transportar, movimentar, elevar e armazenar os mais diversos tipos de mercadorias.


Entretanto, o profissional deve ser qualificado (curso profissionalizante nível técnico), pois esta profissão abrange diversos encargos.


Além de transportar e armazenar as cargas, o operador de empilhadeira é responsável por manter o equipamento em boas condições mecânicas de funcionamento, solicitando manutenção preventiva ou corretiva quando necessário.


Depois de cumprir todos os requisitos para se ingressar na profissão, chegou a temida hora de se candidatar para uma vaga de emprego.


Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a passar na entrevista e conquistar aquela vaga.


Operador de empilhadeira: Como passar no teste?


Curvas


Tenha cuidado ao fazer curvas. O recomendado é que o operador faça curvas lentamente, sempre prezando a segurança.


Ligar a empilhadeira


Antes de ligar o equipamento, deve verificar se a alavanca está no ponto neutro. Após conferir esse tópico, a máquina pode ser ligada.


Subida


Para subir (ou descer) a empilhadeira, não agarre o volante ou demais comandos. O recomendado é subir de frente, sempre do lado esquerdo (direção oposta da alavanca), utilizando os três pontos de apoio.


Depois de realizar esse processo, o profissional deve regular o banco e colocar o cinto de segurança. Lembrando sempre que este item é essencial para garantir a integridade do condutor.


Garfos


O próximo passo é suspender os garfos (lembrando que eles nunca devem ser arrastados pelo chão) para posteriormente posicioná-los para carregar/elevar a carga.


NUNCA use os garfos para empurrar ou puxar o material. Isso pode entortar e/ou danificar a máquina.


Carga


a carga tem que estar encostada na grade de proteção, nunca deve ser transportada afastada. Em seguida, incline a torre.


Operação


Todo o trajeto deve ser feito com segurança e responsabilidade, ou seja, dirija dentro do limite de velocidade da empilhadeira. Evite correr e freadas bruscas (a mercadoria pode ser arremessada).


Caso o teste de emprego utilize cones para a sua avaliação, lembre-se da sinalização instruída/treinada durante o curso profissionalizante.


Para isso, aproxime a roda de frente da empilhadeira do cone, quando ela passar completamente, desvire o volante para o lado oposto.


Descarregamento de carga


Quando for descarregar/armazenar a carga, a torre deve estar na posição vertical (e os garfos na horizontal). O próximo passo é nivelar a torre (para não enroscar nos garfos).


Depois de descarregar a mercadoria no local indicado, o empilhadeirista deve sair por marcha ré, sem realizar nenhum tipo de curvatura.


No final do processo, o operador deve abaixar os garfos até o chão (nunca finalize o teste com os garfos elevados). Antes de desligar o equipamento, sempre deixe a máquina no ponto neutro e com os freios de mão puxados.


Lembrete: O operador deve descer de costas (o profissional tem que subir de frente e descer de costas), jamais faça essa ação segurando o volante, utilize os três pontos de apoio.


Empilhadeiras Baloc


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, sendo classificados como: elétrica, a gás GLP, retrátil, contrabalançada, patolada e transpaleteira.


Acompanhe o nosso site para ficar por dentro das novidades e notícias do segmento. Siga-nos também nas redes sociais.


Estamos aguardando o seu contato!


aluguel empilhadeiras

bottom of page