top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Pallets PBR | Medidas, Tipos e Mais

Atualizado: 16 de mar. de 2021


pallets PBR

Introduzido no Brasil em 1990 pela Associação Brasileira de Supermercados, Comitê Permanente de Paletização, o CPP, e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidades de São Paulo, IPT-USP, os pallets PBR tem como padrão as medidas de 1000 x 1200 mm.


As suas peças são compostas por: tábuas superiores, inferiores, intermediárias e tocos, além da padronização das medidas, possuem uma gravação nos tocos mostrando o mês e o ano da fabricação.


pallet pbr
pallet pbr

A sua medida padronizada faz com que o modelo seja utilizado por praticamente toda cadeia produzida do Brasil, com isso, muitos pallets PBR são reutilizados na sua comercialização.


Os pallets PBR são um dos tipos de pallets disponíveis no mercado e por terem características padronziadas permitem a troca entre empresas que utilizam o mesmo modelo.


Por ter uma estrutura reforçada, o pallet tem durabilidade. É frequente que muitos tenham interesse em comprar os pallets PBR usados, por consequência, é um ótimo investimento no empreendimento.


Geralmente os paletes PBR usados são recolhidos por empresas especializadas em limpezas deste produto. Com isso, é um ótima medida de sustentabilidade socioambiental, evitando o desabastecimento de árvores para a fabricação de novos pallets.


Características dos pallets PBR


Os pallets PBR para ser considerado como paletes de padrão brasileiro deve ter como medida 1.000 x 1.200 mm, com essas dimensões o equipamento possui a capacidade de carga de até 3.000 Kg.


Esta medida é importante para a sua confecção, pois o pallet PBR possui chanfros nos quatros cantos e nas arestas superiores da base, isso facilita a sua remoção.


Outra característica do paletes PBR é a ampla interação com os meios de transporte, sendo compatível com qualquer máquina de movimentação, além de ter o melhor aproveitamento da madeira e a preservação ambiental, com isso, possui uma grande durabilidade.


As inspeções em centrais de distribuição comprovam a existência de pallet com mais de 15 anos.


A sua padronização é muito importante para a rotatividade entre empresas de logística, sendo bastante versáteis são utilizados em todos os segmentos. Além de oferecer segurança em seu manuseio e utilização.


Medidas do pallet PBR


O pallet PBR em sua fabricação deve ter o padrão estabelecidos pelo ABRAS (Associação

Brasileira de Supermercados), a medida do pallet deve ser 1.200 x 1.000 mm.


O pallet PBR possui o peso de 42 Kg, e tem a capacidade de carga de até 3.000 Kg para cargas estáticas, e de até 2.000 Kg para cargas dinâmicas.


Deve se considerar que a capacidade do pallet PBR pode variar de acordo com o tipo de

madeira e o peso do pallet.


Para ter estas medidas, foram analisados e estudados diversos modelos para obter um pallet mais versátil que atendesse o maior número de segmento.


A sua padronização é benéfica por ser economicamente acessível e por ter a opção de realizar a manutenção para futura venda do pallet pbr, que pode ser um pallet de madeira.


Vantagens do pallet PBR


Por ter uma norma de confecção padronizado (sendo o mais utilizado o tamanho 1.000 x 1.200 mm), o pallet PBR possui muitas vantagens. Sendo algumas delas:


  • A sua padronização facilita o transporte e o armazenamento de carga em qualquer empilhadeira ou outro meio de transporte.

  • O pallet PBR pode ser utilizado em qualquer sistema de armazenagem.

  • A padronização é economicamente viável, permitindo que tenha a troca de pallets entre empresas que utilizam o modelo PBR.

  • Com as normas estabelecidas, o pallet PBR pode ser reutilizados, é comum a compra e a manutenção dos paletes para vendas futuras.

  • As dimensões dos paletes PBR facilita o transporte e o armazenamento de mercadorias, por otimizar o espaço.

  • A regulamentação do tamanho do pallet PBR permitiu a padronização dos espaços nos caminhões e contêineres marítimos. Os caminhões admitem no máximo 24 pallets PBR.


Para a otimização em seu projeto logístico, A Baloc oferece locação das melhores empilhadeiras do mercado. Entre em contato através do telefone: (19) 3227-5681 ou do e-mail: contato@baloc.com.br.

bottom of page