top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Pallets de Madeira | Medidas, Tipos e Mais

Atualizado: 16 de mar. de 2021


pallets madeira

Muito utilizado para o sistema de armazenamento e transporte de cargas, o pallet é um

estrado de madeira, mas também tem a confecção de metal, plástico e papelão, sendo o pallet de madeira o mais utilizado.


pallet de madeira
pallet de madeira


A maioria dos pallets de madeira são fabricado por sarrafos de madeira fixados por pregos.


Tudo sobre o pallet de madeira


Os pallets se encaixam nas empilhadeiras ou paleteiras e conseguem transportar e armazenar cargas mais pesadas, facilitando a logística do empreendimento, além de otimizar o espaço, reduzir a mão-de-obra e diminuir os danos da mercadoria.


O pallet de madeira é muito utilizado para o transporte de cargas internacionais, isso ocorre por ser um material com um valor mais acessível, além de ser mais versátil e prático, mas antes de realizar um transporte entre os países, os pallets de madeira são tratados ou fumigados, para evitar a proliferação de pragas e doenças resistentes a madeira.


O palete de madeira brasileiro ou mais conhecido como palete PBR tem como medida 1.200x1.200 mm enquanto que o palete europeu é 1.200x 800 mm. O pallet europeu também é conhecido como europaletes e devem serem fabricados de acordo com as normas específicas.


O pallet PBR foi inserido no Brasil em 1990 pela Associação Brasileira de Supermercados, a característica do estrado de madeira foi definido para que tenha troca entre empresas que utilizam o mesmo modelo. O palete brasileiro podem ser classificados como: 2 entrada e 4 entrada.


Pallet PBR de madeira


O palete de madeira brasileira ou pallet PBR, é fabricado com longarinas, oferecendo maior resistência ao peso, é indicado para uso em empilhadeira.


Por ter estas características é o modelo mais utilizado em todos os sistemas de armazenagem, pois a sua base é apoiada nas longarinas das estantes.


Este tipo de palete pode fazer o transporte de carga em empilhadeiras sem nenhuma dificuldade, somente devem ser atentado a qualidade da madeira que foi produzida.


No Brasil, a medida mais comum é 1.000 x 1.200 mm, enquanto os pallet de outros países são fabricados com a medida 1.000 x 1.200 mm e de 1.200 x 800 mm, também são identificados por um anagrama circular com as letras EUR, sendo classificados como europalete.


A sua manipulação deve ser realizado pelo lado que possibilite a sua movimentação, podendo realizar transporte em estante convencional, por gravidade e em push-back de

rolete e lugares mais compactos, como por exemplo o carro, neste caso, é necessário a utilização de travessas para paletes.


Pallet Euro de madeira


Muito utilizado em alguns países, o pallet euro, possui medidas padronizadas de 1.200 x

800 mm e de 1.000 x 1.200 mm, sendo a última não necessariamente o pallet PBR aqui no Brasil, da mesma forma que os pallets produzidos no país com as medidas 1,200 x 800 mm não é classificado como pallet euro, pois somente tem como coincidência as medidas iguais de largura e comprimento, porém se diferenciam na sua composição, como largura, espessura, e número de peça.


São bastante utilizada para o transporte na exportação de outros países, não podem ser

utilizados para o transporte em transelevadores ou empilhadeira lateral, a sua aplicação é bastante generalizada em alguns países.


Podem ser armazenadas em estantes convencionais e compactas, e apresentam dificuldade em sistemas por gravidade.


Pallet de madeira para armazenamento


Muito eficiente para o processo logístico, o palete são bastante eficiente para armazenagem de carga, facilitando a sua locomoção de um local para o outro, podendo ser classificados por 2 ou 4 entradas.


Estes tipos de paletes de madeira não sofrem muitos impactos do transporte, por consequência, possui maior durabilidade, precisam também ter uma estrutura para suportar diferentes sobrecargas, pois as mercadorias têm pesos diferentes, além disso, precisam suportar empilhamentos.


O pallet de duas entradas de madeira é melhor para movimentação, por ter um melhor apoio no solo ou prateleiras, sendo mais resistentes e têm um menor custo que ao pallet de quatro entradas.


Esse tipo de pallet não são utilizáveis em sistemas com gravidade. Armazenam mercadorias em estantes compactas e convencionais. É necessário ter cuidado com a margem do pallet, pois pode representar risco de segurança e a integridade da mercadoria.


Quer otimizar o sistema de logística em seu empreendimento? A Baloc disponibiliza locação de empilhadeiras dos melhores fabricantes nacionais e internacionais.


Nossas atendentes estão disponíveis para auxiliar na escolha do melhor equipamento para o seu segmento. Entre em contato através do telefone: (19) 3227-5681 ou do e-mail: contato@baloc.com.br. Estamos esperando o seu contato.


Meio Pallet de madeira


Esse tipo de pallet é muito utilizado em setores de distribuição de produtos para o grande consumo, o seu tamanho é ideal para manipulação em pontos de venda, como por exemplo, supermercados e centros de distribuição alimentícios.


Essas características dos meio paletes de madeira facilitam a manipulação de quantidades mais apropriadas para a sua comercialização.


palete de madeira
palete de madeira

Como o próprio nome sugere, o meio pallet tem a medida correspondente à metade de um palete. A sua medida equivale a metade de um pallet de 1.200 x 800 mm.


Para fazer armazenamento em estantes convencionais, é necessário colocar travessas ou uma superfície de apoio sobre longarinas, embora com algumas restrições, podem também ser armazenados em estantes dinâmicas.


Para a sua manipulação, devem ser colocados em pares sobre europaletes normais. Todos os tipos de empilhadeiras podem fazer o transporte sem nenhuma restrição, somente é necessário ter a preocupação com as medidas dos garfos.


Pallet Dupla Face de madeira


Os pallets dupla face de madeira são paletes com tábuas em cima e embaixo, pode ser reversível ou não. São construídos nos modelos duas entradas e quatro entradas.


Outros tipos de Pallets


Esses são os tipos de pallets mais comum mas não existe somente estes modelos, estes

que foram citados acima são mais utilizados por ter uma fabricação padrão, como dimensão, forma, tipo de madeira e pregos, estas características faz com que tenha uma facilidade para o armazenamento e o transporte de cargas.


O padrão estabelecido viabiliza para o transporte em navio, aéreo e terrestre, por ter um material mais acessível e pela fácil manipulação.


Faça a locação de empilhadeiras com a Baloc, oferecemos diversos modelos para os mais diferentes perfis de empreendimentos.


Entre em contato através do telefone: (19) 3227-5681 ou do e-mail: contato@baloc.com.br.




bottom of page