top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Pallets de Plástico | Medidas, Tipos e Mais

O plástico é posteriormente o segundo material mais usado para a fabricação de pallet, somente perdendo para o pallet de madeira.


O pallet de plástico tem como característica a resina e a técnica da moldagem, o material é mais leve e mais durável que o pallet de madeira, sendo também mais uniforme no tamanho, forma e peso.


O palete de plástico é mais higiênico, não absorvendo a umidade e é mais fácil de limpar, por estas características é ideal para o transporte de bebidas e alimentos.


Diferente do palete de madeira, o plástico não precisa atender os requisitos da fitossanitários do transporte internacional.


pallets de plástico
pallets de plástico

As empresas que utilizam os pallets de plásticos tem como intenção reutilizá-los. Para que isso ocorra, investem no desenvolvimento de um sistema de controle de pallet eficiente.


Vantagens do pallet de plástico


O pallet de plástico possui alguns benefícios em comparação ao palete de madeira, sendo a maior dela, a não absorção da umidade, facilitando para o transporte de bebidas e alimentos.


Além de não ter oscilação de peso, pois a umidade absorvida pela madeira faz com que tenha diferentes pesos em diversos momentos, até mesmo no mesmo dia, com isso o pallet de madeira pode apresentar pesos distintos, enquanto que o pallet de plástico mantém o peso constante.


Quando utilizado de modo correto, seguindo as recomendações necessárias, o pallet de

plástico tem a durabilidade de até 10 anos.


Apesar de ter um maior custo que o de madeira, o pallet de plástico possui um ótimo custo benefício, por ter uma maior resistência.


Enquanto que é comum a manutenção do palete de madeira, onde muitos necessitam de uma reforma ao longo da sua duração, o pallet de plástico não dispõe desta necessidade, pois possui uma vida útil praticamente sem nenhum tipo de manutenção, consequentemente isso faz com que não tenha custo em sua conservação.


O pallet de plástico é mais seguro para os colabores, por não possuir em seu material a

existência de pregos e farpas.


palete de plástico
palete de plástico

Como citado anteriormente, o pallet de plástico não absorve a umidade, consequentemente não se tornando um foco de proliferação de bactérias, fungos, ou qualquer outro micro organismo.


Por este motivo, muitas normas de sanitárias (ANVISA) e ambientais exigem que seja utilizado o pallet de plástico. Por ser um material que não possui a absorção de umidade não apresenta odores.


Possui uma fácil higienização, podendo ser limpo por vassouras, escovas e máquinas de

pressurização de água, mais conhecido com VAP.


O pallet de plástico também pode ser confeccionado por material reciclado, se tornando uma ótima medida socioambiental. No final da sua vida útil, 5 pallets de plástico corresponde aproximadamente à 100 Kg de plástico para reciclagem.


Outro benefício dos pallets de plásticos é que podem serem customizados, normalmente, os paletes possui as cores branca e preta, dependendo da quantidade e do modelo, é possível a confecção dos pallet de outras cores, como café, azul, verde, entre outros.


Também é viável a fabricação de medidas personalizadas e um novo molde, mas para isso, é necessário que a quantidade dos pallets sejam acima de 500.


A Baloc disponibiliza a melhor frota de de empilhadeiras para aluguel, sempre prezando pela qualidade, que movimenta todo tipo de pallet, inclusive os de plástico.


Pallet plástico PBR


O padrão brasileiro de pallet, ou mais conhecido como PBR, possui a medida de pallet de 1.000 x 1.200 mm. Esta medida é determinada pois os caminhões no Brasil possui a largura de 2,4 metros, com esta medida é possível acomodar 2 pallets em um báu lado a lado.


O modelo que é fora deste padrão e é muito difundido no Brasil é o pallet de plástico 1100 x 1300 mm. Existe uma variedade de pallet de plástico com esta medida. Saiba mais sobre o padrao de paletes PBR.


Tipos de processo de fabricação do pallet de plástico


Os pallets de plásticos possui três processos distintos de fabricação. veja a seguir quais são os procedimentos:


Injeção


Sendo este método o mais popular, os pallets injetados possui o melhor custo-benefício, no seu processo de fabricação, o molde utilizado possui um preço mais elevado, mas esta metodologia tem mais produtividade e o preço final tem um custo mais reduzido.


Rotomoldagem


Em comparação ao processo anterior, o pallet rotomoldado possui um maior custo unitário.


O processo é indicado para projetos que possui características únicas e específicas que exigem a formulação de um novo modelo. Este tipo de pallet é monobloco, a fabricação de cada peça tem aproximadamente uma hora de duração.


Termoformagem


O pallet termoformagem tem características semelhantes ao pallet rotomoldado, possui uma menor produtividade e um maior custo por pallet.


Este tipo de pallet é recomendado para projetos customizados, o custo do molde é inferior ao pallet injetado.


Modelos do pallet de plástico


O pallet de plástico possui alguns modelos que o sistema de empilhamento se ncaixam um no outro quando estão vazios, por consequência reduzindo o espaço.


Além deste modelo, também é fornecido pallet com superfície vazada, este pallet possui um ótimo custo benefício, além disso, tem a versão com a superfície lisa.


O modelo pallet dupla face tem como característica específica a parte superior, sendo utilizada como base de apoio no sistema de armazenagem, garantindo uma maior estabilidade quando empilhadas em cima da carga.


Para escolher o melhor modelo de pallet de plástico, deve se considerar a capacidade do suporte da mercadoria. Sendo classificado como dois tipo, a carga dinâmica e estática.


A carga dinâmica é o peso suportado pelo pallet enquanto está sendo transportado, seja por empilhadeira ou paleteira.


Enquanto que a carga estática é o suporte do pallet enquanto parado, apoiado no solo.


Tipos de pallet de plástico


O pallet de plástico possui alguns modelos específicos para diversas utilidades, veja a seguir os diferentes tipos de pallet de plástico.


Palete de Contenção


O palete de plástico de contenção possui como propósito conter vazamentos de tambores e bombonas. Em alguns caso tem a possibilidade que o líquido derramado seja reutilizado.


Este tipo de pallet pode ser transportado por empilhadeira e paleteira. O palete de contenção possui duas versões, a de dois tambores e quatro tambores.


Pallet Plástico Vazado


O pallet de plástico vazado possui duas finalidades, a redução de custo e a ventilação.


Sendo a primeira com o pallet com abertura, sem espaço para preenchimento de plástico e possui uma menor quantidade de resina plástica, como consequência, o seu custo é inferior em comparação com os modelos iguais.


Alguns pallets de plásticos necessitam de ventilação no processo logístico, sendo bastante comum em ambiente refrigerado, onde uma maior circulação de ar frio favorece o processo do controle de temperatura.


Pallet Plástico para Porta-Pallet


Para que o pallet de plástico seja armazenado em um porta pallet, o material deve conter deslizadores (mais popularmente conhecido como rack), em sua parte inferior. Você pode saber mais sobre porta pallet neste artigo.


Pallet de Plástico Liso


O pallet de plástico com a superfície lisa, são confeccionados para um uso específico, pois são mais caros em comparação ao modelo semelhante, o pallet de superfície vazada. São fabricados quando o seu uso é realmente preciso.


Atuando no mercado a mais de 10 anos, a Baloc é referência em locação e venda de

empilhadeiras. Entre em contato através do telefone: (19) 3227-5681 ou do e-mail: contato@baloc.com.br

Comments


bottom of page