top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

O Que é Intralogística?


o que é intralogística

A logística é frequentemente relacionada com as atividades externas de uma empresa, como o transporte e entrega de mercadorias, porém, para que todas as operações ocorram conforme foram programadas, é necessário que os processos internos estejam bem organizados, diante disso, surgiu a intralogística.


A intralogística é responsável por gerenciar a rotina empresarial interna, para isso, é desenvolvido um conjunto de ações necessárias para transportar as mercadorias dentro do ambiente em que eles estão armazenados.


Essa área é primordial para que todas as operações de uma empresa sejam bem sucedidas, assegurando que o produto chegue ao destino final sem quaisquer adversidades (garantindo a satisfação dos clientes).


É importante mencionar que essa etapa é fundamental para o aumento da produtividade, automação e bom funcionamento dos manuseios de cargas, contribuindo para que a empresa se destaque frente à concorrência.


Como funciona a intralogística?


Como já foi citado, a intralogística (por meio da automatização) gerencia e integra todas as etapas envolvidas no transporte de produtos, fazendo que as atividades sejam mais fluidas e ágeis. Deste modo, a produtividade da empresa é significativamente aumentada.


A integração dos procedimentos torna os trabalhos internos mais eficientes, fazendo que todas as atividades estejam em harmonia, como o processamento de dados e o sistema de atendimento. O resultado disso é o melhoramento do fluxo de materiais.


A tecnologia auxilia para que todos os sistemas sejam integrados, além de orientar os colaboradores em relação às etapas de recebimento/coleta/envio de produtos. Um bom software assegura a análise constante de quaisquer processos desenvolvidos na empresa, dessa forma, obtém eficiência no desenvolvimento e desempenho das atividades.


Para ter o melhor entendimento, imagine um estabelecimento que faça uso de dispositivos tecnológicos, como coletores de dados por códigos de barras e etiquetas inteligentes. O resultado é um andamento mais eficiente entre os processos internos.


Quais as vantagens da intralogística?


Além de melhorias das atividades internas, a intralogística identifica falhas e problemas, criando oportunidades para fazer benfeitorias. Podemos observar que a intralogística é extremamente necessária para garantir a fluidez dos processos internos. Veja a seguir quais são as vantagens de utilizá-la.


Produtividade


O mapeamento dos procedimentos dentro da organização auxilia a identificar e suprir as necessidades de cada setor, fazendo que os trabalhos realizados sejam mais eficientes.


Redução de custos


Uma logística bem administrada reduz os custos, pois os gastos “desnecessários” são reconhecidos. Desse modo, a empresa saberá onde economizar, fazendo que as despesas sejam reduzidas (permitindo que novos investimentos para o crescimento sejam realizados).


Melhorias na infraestrutura


Outra vantagem da logística é promover melhorias na infraestrutura da companhia, visto que organiza as tarefas e designa os seus recursos. O resultado disso é o melhor desempenho das tarefas, promovendo um aumento de produtividade.


Com a logística bem dividida e estruturada, a tomada de decisão para corrigir possíveis problemas se tornam eficientes, fazendo que a infraestrutura seja melhorada.


Aumento da competitividade


Por fim, com todos os aspectos atuando em conformidade, a empresa se fortalece e ganha mais condições de competitividade (frente a concorrência).


Empilhadeiras Baloc como auxílio da Intralogística


A empilhadeira é um veículo industrial destinado à movimentação de cargas, o seu uso é primordial para garantir o sucesso nos procedimentos logísticos.


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação/venda de empilhadeira, disponibilizamos todos os tipos de equipamentos para atender as mais diversas necessidades e demandas logísticas.


Entre em contato e solicite um orçamento conosco!

bottom of page