top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

O que é Porta Pallet?

Atualizado: 16 de mar. de 2021


porta pallet

O porta pallet é recomendado para centros logísticos que armazenam as mercadorias em produtos paletizados, deixando o ambiente organizado e proporcionando uma maior agilidade às operações, que viabiliza o aumento de capacidade de estocagem e segurança.


Mas afinal o que é porta pallets?


É uma das formas mais simples, eficiente e econômica em organização do estoque. A estrutura proporciona benefícios como o fácil acesso e a separação de mercadorias mais otimizadas.


Sendo utilizado como um sistema de armazenagem de cargas mais pesadas, o porta pallet é uma estrutura projetada de acordo com as dimensões dos pallets.


Para a instalação do porta pallet deve ser considerado a largura dos corredores, para que o pallet e a empilhadeira transitam pelo ambiente sem dificuldade.


porta pallet
porta pallet

Como citado anteriormente, o porta pallet possui uma estrutura dispondo como o principal acessório o palete, possibilitando o agrupamento de produtos. Desde modo, a carga é alocada nas longarinas através do empilhamento, o que garante uma maior agilidade no setor logístico.


A estrutura do porta pallet proporciona um armazenamento vertical, otimizando o espaço e garantindo o fluxo de mercadorias.


Com este tipo de organização, a localização da carga se torna mais eficiente, a mercadoria pode ser endereçada com nichos, ruas e prateleiras.


O porta pallet oferece uma variação de métodos de paletização para atender as mais diversas demandas e ambientes de trabalho.


A estrutura do porta pallet é diversificada, sendo o modelo mais comum a estrutura estática pesada, neste modelo os pallets são colocados e retirados individualmente por meio de empilhadeira.


Vantagens do porta paletes


A estrutura do porta pallet proporciona alguns benefícios, sendo um deles a movimentação dos produtos no armazém, deste modo é evitado os riscos de acidentes, oferecendo maior segurança para os colaboradores.


Outra vantagem do porta pallet é a segurança e a diminuição de danos da carga, a estrutura protege a mercadoria contra a queda e o impacto no armazenamento, além de facilitar o manuseio do material.


É adaptável em qualquer espaço, peso ou tamanho da mercadoria para armazenagem.


O porta pallet otimiza o espaço, por exemplo, ambiente com corredores estreitos e grandes alturas, o volume de armazenagem é aproveitado, podendo ser operado por empilhadeiras com alta elevação de carga.


A Baloc tem os melhores fornecedores nacionais e internacionais de empilhadeiras, prezando sempre pela qualidade das máquinas. Conte conosco para o seu projeto logístico, que certamente utilizará essa grande ferramenta/estrutura que é o porta palete.


porta palete
porta palete

Tipos de porta paletes


A estrutura do porta palete convencional pode ser bastante benéfica para a logística, sendo algumas das suas vantagens, a rapidez de armazenamento e alta rotatividade. É também possível movimentar um palete sem mover os demais.


O sistema é compatível com a maioria das operações industriais, mas existem outros tipos de porta pallet, veja a seguir alguns destes modelos:


Porta palete autoportante


Este tipo de estrutura dispõe de colunas que suportam todos os esforço do edifício, seja na lateral ou na cobertura.


O seu sistema recebe paredes exteriores, por consequência, pode ter alturas elevadas a 20 metros, é recomendado para o armazenamento de grandes volumes e produtos com alta rotatividade.


Porta pallet auto verticalizado


O porta pallet verticalizado é operado por equipamentos não tradicionais, como por exemplo a empilhadeira trilaterais, que é capaz de transitar em corredores estreitos.


A estrutura do porta pallet auto verticalizado é normalmente mais alta que as instalações normais.


Porta pallet drive-in-thru


O porta pallet drive in thru possui uma estrutura que permite que as empilhadeiras transitam dentro da própria armação, reduzindo o número de corredores entre as estruturas.


Este tipo de porta pallet é usado para armazenamento de carga com pouca rotatividade ou baixa seletividade, pois as suas operações são mais lentas em comparação às demais estruturas.


Porta pallet dinâmico


O porta pallet dinâmico é derivado do drive in thru, mas os planos estáticos do drive in thru são substituídos por pistas de roletes inclinados.


O material desta estrutura entra por um lado e se movimenta pelo outro, ou seja a saída, isso ocorre por causa da inclinação.


Porta pallet push-back


O porta pallet push back tem a estrutura semelhante à anterior, porém neste sistema os paletes são colocados em carrinhos e são empurrados pelos próximos pallets.


A estrutura tem a capacidade de armazenar até quatro paletes por nível. Neste modelo o pallet entra e sai pelo mesmo ponto. É ideal para armazenamento de estoques médios, as operações são feitas com empilhadeiras ou transpaleteiras.


Porta pallet triangular


O porta pallet triangular é a estrutura pouco utilizada e conhecida, a sua estrutura é estática composta por módulos independentes e articulados.


Esse tipo de estrutura não forma corredores centrais, pois são colocados lado a lado nos cantos. É utilizado quando o material permanece estocado por um período prolongado.


Além do porta pallet, você pode otimizar o seu projeto logístico com a locação de empilhadeiras da Baloc, que disponibiliza empilhadeiras novas e com a mais alta tecnologia. Entre em contato através do telefone: (19) 3227-5681 ou do e-mail: contato@baloc.com.br para alugar as melhores empilhadeiras do mercado.

bottom of page