top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Movimentação de Materiais e Estruturas de Armazenagem


movimentacao materiais armazenagem

As atividades logísticas são consideradas vitais para o desempenho da empresa e sua posição competitiva no mercado. Para assegurar que todas as operações ocorram conforme foram programadas, o gestor deve se atentar para a estrutura de armazenagem e movimentação de materiais, visto que são essenciais para que os resultados positivos sejam alcançados.


Apesar de parecer simples, administrar / controlar / organizar as estruturas de armazenagem e a movimentação de materiais são atividades complexas, pois existem vários detalhes que possuem o potencial de aprimorar os proventos.


Com o objetivo de sempre alcançar o sucesso logístico e aprender sobre os elementos que compõem a operação, selecionamos algumas dicas e características sobre as estruturas de armazenagem e movimentação de materiais que irão auxiliar a maximizar os seus resultados.


Movimentação de Materiais


Primeiramente, explicaremos o que é movimentação de materiais e a sua importância no setor de logística de uma empresa.


Como o próprio nome já sugere, a movimentação de materiais está relacionada com qualquer deslocamento de produtos em um determinado local, como uma fábrica, armazém ou centro de distribuição.


É importante mencionar que este processo envolve diversos fatores, dentre alguns podemos mencionar:


  • Deslocamento;

  • Armazenagem;

  • Técnicas de proteção à carga;

  • Controle de materiais em todas as etapas da cadeia produtiva.


Com base nessas informações, podemos afirmar que a movimentação de materiais é um processo estratégico de um empreendimento, visto que quando é feita sem planejamento, ela se torna onerosa e lenta para os demais procedimentos, fazendo com que a empresa tenha prejuízo e atraso no atendimento das demandas.


O recomendado é que a movimentação de materiais ocorra de maneira eficiente e segura, garantindo que a carga seja transportada e entregue ao seu destino de forma íntegra (sem acidente ou avarias).


Para que isso ocorra, é de extrema relevância que alguns detalhes sejam estudados. Veja a seguir alguns aspectos que devem ser considerados.


Planejamento


O planejamento é uma atividade crucial para o sucesso logístico, impactando diretamente nas metas, objetivos e métodos que foram considerados/estudados. Deste modo, é possível saber quanto de investimento será necessário e os equipamentos (e mãos de obra) que devem ser contratados. Essa medida reflete nos custos da empresa.


Espaço


O espaço disponível do armazém deve ser aproveitado ao máximo, permitindo que os colaboradores se movimentem com segurança e de forma eficiente.


Portanto, é muito importante de se pensar em layout otimizados, paletizados e modelos de armazenagem.


Caso o estabelecimento tenha corredores estreitos (o que dificulta a movimentação de materiais), é indicado contar com estruturas e equipamentos específicos, que oferecerão um aproveitamento melhor do espaço.


Porta-Pallet


Os porta-pallets (ou paletes) podem ser utilizados para atender grandes demandas. Por meio deles, os volumes podem ser distribuídos de acordo com o peso e o tamanho dos produtos, mantendo o armazém organizado.


Estruturas de Armazenagem


Agora que já compreendemos a importância da movimentação de materiais, iremos relembrar os conceitos das estruturas de armazenagem.


Resumidamente, a estrutura de armazenagem visa otimizar espaços e organizar os produtos da melhor forma possível. Para que isso ocorra, é necessário que seja feito o uso racional da área disponível (vertical e horizontal).


É importante reforçar que cada empresa possui necessidades e características específicas, ou seja, a escolha da estrutura deve ser feita de acordo com as suas particularidades (gerando economia e agilidade no processo de armazenamento).


As estruturas de armazenagem são imprescindíveis para os resultados positivos do setor, atendendo às especificações de cada material e colaborando para um ambiente interno mais eficiente e organizado. Os sistemas de armazenagem mais utilizados são:

Independente do sistema de armazenagem escolhido, ele proporciona uma série de benefícios, sendo eles:

  • Conservação da qualidade dos materiais, garantindo suas características;

  • Controle total sobre a quantidade de materiais armazenados;

  • Utilização de todo o espaço disponível;

  • Eficiência na movimentação dos materiais;

  • Redução dos custos de logística;

  • Melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais.

Podemos concluir que a estrutura de armazenagem e a movimentação de materiais devem estar em sintonia para que todas as atividades logísticas sejam otimizadas (chegada, armazenamento e retirada/entrega da mercadoria).


Essas medidas são responsáveis para que o sucesso logístico seja alcançado, assegurando que as operações rotineiras ocorram de forma fluida, dinâmica e eficiente.


Além disso, são essenciais para evitar diversos malefícios, como o aumento de despesa, problemas administrativos e queda de produtividade/qualidade das atividades.


Empilhadeiras Baloc


A empilhadeira é uma máquina imprescindível para que as operações logísticas sejam aperfeiçoadas, garantindo que o transporte, movimentação e empilhamento de diversas cargas sejam facilitadas.


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, disponibilizamos todos os tipos de equipamentos para atender as mais diversas necessidades e demandas logísticas.

Commentaires


bottom of page