top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Higiene e Empilhadeira: Cuidados com a Saúde do Operador



A empilhadeira é um veículo industrial destinado à movimentação de cargas. A sua aplicação é bastante vantajosa, uma vez que as atividades rotineiras são otimizadas.


Por esse motivo, muitas empresas optam pela utilização dos variados tipos de empilhadeiras da Baloc. Entretanto, por conta de questões de higiene, como também do coronavírus, os cuidados com o maquinário devem ser redobrados.


Para reduzir os riscos de problemas com a saúde ou o contágio com vírus nas atividades do cotidiano, os colaboradores devem adotar medidas que passaremos a falar neste artigo.


Empilhadeira: cuidados indispensáveis para proteção da saúde


No primeiro momento, a cabine da empilhadeira pode parecer um lugar seguro para o empilhadeirista, visto que é um ambiente perfeito para praticar o isolamento (mantendo o distanciamento social).


Contudo, as medidas preventivas não devem ser esquecidas ao operar a empilhadeira, pois o vírus pode proliferar/hospedar na troca de turnos.


Para ter o melhor entendimento, iremos exemplificar: um profissional contaminado usa a máquina no primeiro turno (mesmo que por pouco tempo), o operador do segundo turno pode ser infectado pelos vestígios do vírus.


É importante relembrar que o Covid é bastante resistente, permanecendo ativo por até 72 horas em superfícies metálicas e plásticas.


Deste modo, é indicado que seja feita a higienização. A limpeza deve ser efetuada várias vezes ao dia com álcool em gel e um pano úmido.


Os itens que deverão ser limpos são: volante, assento, chave de partida, cinto de segurança, tapete, barras de apoio, alavancas e comandos.


Veja a seguir quais são as medidas de prevenção ao Covid nas empresas:


  • Use a máscara;

  • Quando chegar no estabelecimento, lave as mãos;

  • Procure não tocar nos demais colaboradores;

  • Evite compartilhar ferramentas e equipamentos;

  • Use álcool em gel após manusear objetos de uso coletivo;

  • Evite aglomeração no refeitório, sala ou em qualquer outro local de descanso;

  • Não compartilhe objetos pessoais;

  • Cubra o nariz e boca ao tossir;

  • Procure ficar longe de lugares fechados sem ventilação.


Se os protocolos de segurança forem seguidos, as chances de contágios são consideravelmente reduzidas. Por esse motivo, é importante que as medidas preventivas façam parte dos procedimentos da empresa.


Empilhadeira Baloc


A Baloc é referência no mercado de locação de empilhadeira, disponibilizamos uma vasta gama de equipamentos, sendo classificadas como: elétrica, a gás GLP, contrabalançada, retrátil, patolada e transpaleteira.


Acompanhe as novidades no segmento através do nosso site. Siga-nos nas redes sociais.


Estamos aguardando o seu contato!


bottom of page