top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Empilhadeira Usada | O Que Saber Antes de Comprar


comprar empilhadeira usada

A utilização de uma empilhadeira é bastante benéfica em um centro logístico, visto que a máquina otimiza e agiliza as atividades de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de mercadorias.


Existem diversos tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado, cada um com aplicação e particularidades específicas.


Para escolher o modelo mais “adequado” para a sua necessidade, o consumidor deve se atentar para os seguintes requisitos: demanda logística, ambiente, piso, capacidade de carga e combustível.


Depois de definir esses detalhes, chegou a hora de optar entre alugar uma empilhadeira (confira as opções que a Baloc disponibiliza para você aqui) ou comprar a empilhadeira. Entretanto, caso seja uma máquina usada é necessário avaliar cuidadosamente as opções do seu equipamento.


Você pode escolher a empilhadeira com base em fatores como idade, horas de serviço e histórico de manutenções. Esses requisitos ajudam a minimizar os custos iniciais ou maximizar a qualidade em áreas que são importantes para você.


Idade da empilhadeira


Se está tentando poupar dinheiro, recomendamos que procure equipamento com pelo menos 5 anos de uso. Caso o aparelho seja mais novo que este período (5 anos), você pode acabar pagando o valor semelhante ao modelo novo.


Horas de operação


As horas de operação de uma empilhadeira (ou seja, horas trabalhadas) são determinadas pelas horas-chave e horas de uso. Muitos modelos rastreiam esses horários e ficam disponíveis no painel.


Horas-chaves: são rastreadas sempre que a chave da ignição for virada, incluindo o tempo ocioso. O que significa que eles não são uma grande representação do uso do equipamento, já que muitas áreas da máquina não estão em exercício durante o período de inatividade.


Em contrapartida, as horas de uso fornecem uma descrição mais precisa do uso do equipamento.


Horas de uso: as horas de uso variam de acordo com a máquina, mas podem ser rastreadas com base no operador e em suas ações. Por exemplo: ao conduzir, o acionamento de bombas hidráulicas e garfos. Nos modelos com o condutor a bordo (sentado), as horas de uso podem ser calculadas usando um sensor de assento que é ativado quando o operador se senta.


Semelhante à quilometragem de um carro usado, as horas de uma empilhadeira usada podem ser um indicador de desgaste. Quanto maior for o tempo de uso de uma máquina, maior a probabilidade de você encontrar problemas com o motor hidráulico e nas peças.


Histórico de operação


Empilhadeiras que eram usadas anteriormente em um ambiente extremo irão mostrar o desgaste dessa aplicação e você pode acabar pagando mais em custos com a manutenção. As condições de trabalho que você deve ter cuidado incluem:


  • Proximidade com água salgada - causa aumento da corrosão nos componentes da máquina;

  • Ambientes extremamente frios - as vedações do motor e do sistema hidráulico tornam-se mais frágeis com o frio;

  • Ambientes extremamente úmidos - a umidade pode atingir os sistemas elétricos e aumentar a corrosão;

  • Uso intenso ao ar livre - exposição abundante aos elementos naturais (ar, água, solo, flora e fauna) leva ao desgaste como a ferrugem.


Peças de empilhadeira


Para determinar a condição do equipamento usado, recomendamos que você o examine antes de fazer a compra. O ideal é que você também tenha um técnico certificado para verificar a máquina. As principais áreas que devem ser inspecionadas incluem:

  • Garfos - verifique se há danos como rachaduras, curvaturas ou alturas irregulares;

  • Torre de elevação - procure por lacunas excessivamente grandes entre as correntes. Se você estiver preocupado, faça com que as correntes sejam medidas com um medidor. A maioria dos técnicos terá um;

  • Peças de segurança - confirme se o cinto de segurança, buzina e as luzes estão funcionando corretamente;

  • Pneus - examine o estado dos pneus, como rachaduras, bolhas, ressecamento e demais deformações. Pneus com manutenção insuficiente podem causar danos excessivos à empilhadeira;

  • Motor - certifique-se de que ele dá partida facilmente. Para empilhadeiras a diesel, a exaustão deve ser mínima;

  • Vazamentos - certifique-se de que a empilhadeira não tenha vazamentos.


Tenha cuidado ao comprar empilhadeira usada


Antes de se comprometer com qualquer equipamento usado, existem algumas áreas que podem indicar desafios futuros e custos adicionais.


Tente verificar o histórico de manutenções. A manutenção inadequada pode resultar em despesas adicionais. Frequentemente, os revendedores de empilhadeiras de boa reputação fornecem um histórico do equipamento.


Se você não conseguir obter o histórico de manutenção, vazamentos de fluidos ou problemas para dar partida no motor podem ser indicadores de uma manutenção inadequada.


Evite modelos que não estão na produção atual. Você pode ter problemas para encontrar peças de reposição a um preço razoável.


Usar um revendedor de empilhadeiras de boa reputação reduzirá o risco ao comprar usados. Alguns revendedores podem até oferecer garantia para seus equipamentos usados.


É importante mencionar que a Baloc disponibiliza os históricos de todas as manutenções realizadas na empilhadeira.


Empilhadeiras Baloc para Locação


A Baloc é referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, disponibilizamos equipamentos para todas as necessidades logísticas.


Como já foi mencionado, disponibilizamos para o locador/consumidor o histórico de todas as manutenções preventivas/corretivas.


Além disso, somente utilizamos os maiores e melhores fabricantes de empilhadeiras (nacionais e internacionais).


Entre em contato e solicite um orçamento conosco!

Comments


bottom of page