A empilhadeira é uma máquina industrial designada para o transporte, movimentação e empilhamento de mercadorias pesadas. A utilização do equipamento apresenta uma série de benefícios, sendo eles: aumento de produtividade, melhoramento do espaço e agilidade nas atividades logísticas.
Existem diversos tipos de empilhadeiras, cada modelo se diferencia pela sua funcionalidade, aplicação, design e combustível.
É importante destacar que a escolha do modelo de empilhadeira impacta diretamente para o sucesso de toda uma operação, atendendo a sua necessidade e demanda logística.
Agora que já compreendemos a importância da empilhadeira na operação logística, não é difícil imaginar que um aparelho quebrado pode destruir/arruinar a produtividade de uma empresa.
Garantir o pleno funcionamento das peças é primordial para que a empilhadeira tenha uma longa vida útil. Um apetrecho em particular merece uma atenção especial: a bateria.
Bateria de empilhadeira elétrica
Como o próprio nome já sugere, a empilhadeira elétrica é movida a eletricidade (através de uma bateria recarregável).
Para assegurar o bom funcionamento e uma longa vida útil, é necessário ter alguns cuidados com a bateria, por exemplo, o nível da água destilada.
A bateria da empilhadeira elétrica é do tipo chumbo-ácido, ou seja, ela normalmente possui uma mistura de 65% de água e 35% de ácido em sua célula.
Este equilíbrio nunca deve ser menosprezado, visto que pode causar sérios problemas ao equipamento.
A desproporção dos componentes pode acontecer de várias maneiras, por exemplo, quando a empilhadeira está funcionando e a água evapora, mas o ácido não. É um processo natural, que não deve causar preocupação, desde que a água (não de torneira conforme veremos) seja reposta.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que o operador deve ter no momento da reposição da água destilada.
EPIs para a troca e verificação das baterias das empilhadeiras elétricas
Antes de mais anda, sempre esteja trajado dos EPIS obrigatórios, como por exemplo óculos, luvas, avental, botas, calça e camisa de manga comprida.
O tipo de água para a bateria de chumbo ácido para empilhadeiras
1º. Sempre utilize água destilada, desmineralizada ou deionizada, de forma que a condutância não ultrapasse 30 microsiemens (o estoque por um longo período da água desmineralizada ou deionizada pode aumentar gradativamente a sua condutância, em vista disso, fique atento).
O momento certo de verificar a água
2º. A bateria deve ser verificada antes e depois da operação da empilhadeira. Em hipótese nenhuma pode trabalhar faltando água, principalmente com as placas dos elementos descobertos.
Nunca transborde a água de bateria
3º. Nunca encha os elementos (vasos) tampando a exaustão dos gases provenientes das reações químicas que ocorrem dentro das baterias.
O momento certo parte 2
4º. A reposição da água deve ser feita após o carregamento da bateria. Caso seja necessário, ponha a água antes de colocar a bateria no processo de carga (somente cobrindo as placas dos elementos que estiverem amostra).
Tampe após verificar/completar
5º. Para evitar que aconteça contaminação do eletrólito, mantenha as rolhas dos elementos sempre fechadas.
Perigo da falta de água
6º. Nunca opere a empilhadeira com a bateria “seca”, a falta da água destilada pode prejudicar seriamente a peça (parando de funcionar).
O momento certo de verificar a água
7º. O melhor momento para colocar a água é no final de cada carregamento, pois a liberação de gases já ocorreu em grande quantidade e os elementos que estavam “presos” nas placas já foram liberados.
Novamente, os EPIs
8º. Sempre utiliza os EPis apropriados para operação da bateria tracionária. Importante: cuidado ao manusear a bateria, pois o eletrólito que fica dentro da peça contém ácido sulfúrico, sendo um agente extremamente forte que pode provocar queimaduras graves.
Empilhadeiras Baloc para Locação
A Baloc é referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, incluindo os modelos elétricos.
Realizamos a manutenção preventiva nos nossos aparelhos, garantindo maior conforto, eficiência e durabilidade para o locatário. Além disso, atuamos de um modo mais ágil, proporcionando uma rápida entrega.
Solicite um orçamento conosco!
Comments