top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Empilhadeira | Reposição de Água de Bateria: Dicas Valiosas


reposicao agua bateria empilhadeira eletrica

A empilhadeira é uma máquina industrial designada para o transporte, movimentação e empilhamento de mercadorias pesadas. A utilização do equipamento apresenta uma série de benefícios, sendo eles: aumento de produtividade, melhoramento do espaço e agilidade nas atividades logísticas.


Existem diversos tipos de empilhadeiras, cada modelo se diferencia pela sua funcionalidade, aplicação, design e combustível.


É importante destacar que a escolha do modelo de empilhadeira impacta diretamente para o sucesso de toda uma operação, atendendo a sua necessidade e demanda logística.


Agora que já compreendemos a importância da empilhadeira na operação logística, não é difícil imaginar que um aparelho quebrado pode destruir/arruinar a produtividade de uma empresa.


Garantir o pleno funcionamento das peças é primordial para que a empilhadeira tenha uma longa vida útil. Um apetrecho em particular merece uma atenção especial: a bateria.


Bateria de empilhadeira elétrica


Como o próprio nome já sugere, a empilhadeira elétrica é movida a eletricidade (através de uma bateria recarregável).


Para assegurar o bom funcionamento e uma longa vida útil, é necessário ter alguns cuidados com a bateria, por exemplo, o nível da água destilada.


A bateria da empilhadeira elétrica é do tipo chumbo-ácido, ou seja, ela normalmente possui uma mistura de 65% de água e 35% de ácido em sua célula.


Este equilíbrio nunca deve ser menosprezado, visto que pode causar sérios problemas ao equipamento.


A desproporção dos componentes pode acontecer de várias maneiras, por exemplo, quando a empilhadeira está funcionando e a água evapora, mas o ácido não. É um processo natural, que não deve causar preocupação, desde que a água (não de torneira conforme veremos) seja reposta.


Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que o operador deve ter no momento da reposição da água destilada.


EPIs para a troca e verificação das baterias das empilhadeiras elétricas


Antes de mais anda, sempre esteja trajado dos EPIS obrigatórios, como por exemplo óculos, luvas, avental, botas, calça e camisa de manga comprida.


O tipo de água para a bateria de chumbo ácido para empilhadeiras


1º. Sempre utilize água destilada, desmineralizada ou deionizada, de forma que a condutância não ultrapasse 30 microsiemens (o estoque por um longo período da água desmineralizada ou deionizada pode aumentar gradativamente a sua condutância, em vista disso, fique atento).


O momento certo de verificar a água


2º. A bateria deve ser verificada antes e depois da operação da empilhadeira. Em hipótese nenhuma pode trabalhar faltando água, principalmente com as placas dos elementos descobertos.


Nunca transborde a água de bateria


3º. Nunca encha os elementos (vasos) tampando a exaustão dos gases provenientes das reações químicas que ocorrem dentro das baterias.


O momento certo parte 2


4º. A reposição da água deve ser feita após o carregamento da bateria. Caso seja necessário, ponha a água antes de colocar a bateria no processo de carga (somente cobrindo as placas dos elementos que estiverem amostra).


Tampe após verificar/completar


5º. Para evitar que aconteça contaminação do eletrólito, mantenha as rolhas dos elementos sempre fechadas.


Perigo da falta de água


6º. Nunca opere a empilhadeira com a bateria “seca”, a falta da água destilada pode prejudicar seriamente a peça (parando de funcionar).


O momento certo de verificar a água


7º. O melhor momento para colocar a água é no final de cada carregamento, pois a liberação de gases já ocorreu em grande quantidade e os elementos que estavam “presos” nas placas já foram liberados.


Novamente, os EPIs


8º. Sempre utiliza os EPis apropriados para operação da bateria tracionária. Importante: cuidado ao manusear a bateria, pois o eletrólito que fica dentro da peça contém ácido sulfúrico, sendo um agente extremamente forte que pode provocar queimaduras graves.


Empilhadeiras Baloc para Locação


A Baloc é referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, incluindo os modelos elétricos.


Realizamos a manutenção preventiva nos nossos aparelhos, garantindo maior conforto, eficiência e durabilidade para o locatário. Além disso, atuamos de um modo mais ágil, proporcionando uma rápida entrega.


Solicite um orçamento conosco!





bottom of page