top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

06 Dicas Valiosas de Segurança em Empilhadeiras




No dia a dia, operar uma empilhadeira requer muita atenção e treinamento, afinal, a segurança de uma empilhadeira é assunto sério dentro de armazéns ou centros logísticos.


Pensando nesse tema, elaboramos dicas sobre segurança de empilhadeiras para você saber.


Continue a leitura para aprender mais sobre o assunto.

Segurança de empilhadeira

Seja em armazéns, centros logísticos ou, em alguns casos, dentro de indústrias e depósitos, as empilhadeiras são muito usadas no dia a dia.


Graças a elas é possível movimentar com agilidade e eficiência cargas pesadas sem esforço algum.



No entanto, há também riscos à saúde e à vida dos operadores dessas máquinas tão fundamentais, mas que exigem atenção especial e treinamento!


Apesar de ser um assunto delicado, afinal, sabemos que ainda ocorrem acidentes envolvendo humanos e empilhadeiras, muito já foi feito e bastante mudança avançou quando o assunto é segurança de empilhadeira.


Inclusive, cada vez mais é debatido sobre a forma certa de conduzir a máquina, assim como dicas de segurança sobre como manuseá-la.


Mas não só isso, os operadores das empilhadeiras também contam, hoje em dia, com ferramentas úteis que aumentam ainda mais a segurança de uso dessas máquinas, bem como exigências e dicas para uma melhor performance da empilhadeira, priorizando a segurança de todos no ambiente de trabalho.


O que já mudou sobre a segurança de empilhadeiras


Muita coisa já avançou quando o assunto é oferecer mais segurança ao operador de empilhadeiras, tais como:

  • Máquinas mais tecnológicas - empilhadeiras mais avançadas, com tecnologia de ponta e, alguns modelos, já operando de forma autônoma, reduzindo drasticamente acidentes ou ferimentos em humanos.

  • Design pensado na segurança - pode parecer que não, mas até mesmo o desenho das empilhadeiras de hoje é projetados de forma a dar à máquina um design que melhore a sua visibilidade e facilite manobras mais arriscadas ou em locais mais estreitos.

  • Comunicação visual - muito melhorou também na comunicação visual disposta no ambiente de trabalho enquanto a empilhadeira está em funcionamento. Por exemplo, marcações no piso que ajudam o operador saber onde manter a máquina e até onde pode ir com ela.

  • Treinamento de operadores - um requisito fundamental é o treinamento que todo operador de empilhadeira deve ter. Inclusive, existem requisitos para ser operador dessa máquina, bem como certificado em testes práticos de condução de empilhadeira.

O que pode causar acidentes com empilhadeiras?


Geralmente, os erros humanos são os maiores causadores dos acidentes de trabalho com empilhadeiras e é importante você saber quais são os mais comuns:

  • Falta de marcações visuais - mesmo a comunicação visual tendo melhorado, é comum ver locais de trabalho com pouca ou precária sinalização visual para o operador se orientar ao usar a empilhadeira.

  • Não prestar atenção às mudanças na condição de piso - não perceber que o piso está molhado, sujo com óleo ou outros sedimentos pode causar acidentes graves envolvendo a empilhadeira. Por isso, muita atenção sempre às condições do piso onde a empilhadeira deverá operar.

  • Não respeitar a velocidade limite - correr ou fazer manobras radicais com a empilhadeira causa, na certa, graves acidentes.

  • Negligenciar o descanso - assim como dirigir um carro exige atenção e descanso adequado, o mesmo serve para operar empilhadeira.

  • Falha ao identificar os pontos cegos - os pontos cegos são uma das causas mais comuns de acidentes. Ao fazer um esforço para melhorar a segurança da empilhadeira, identificar e eliminar pontos cegos é um excelente ponto de partida.

Dicas sobre a segurança de empilhadeira


É possível operar com segurança uma empilhadeira, evitando acidentes graves ou ferimentos no ambiente de trabalho.


Vamos a seguir destacar algumas dicas que poderão ajudar a aumentar ainda mais a segurança no ambiente de trabalho que exige o uso de empilhadeiras.


Aposte em processos de Gerenciamento de Riscos


De forma simplificada, a gestão de risco (ou gerenciamento de risco) é o processo de identificar, avaliar, administrar e controlar as ameaças existentes em um projeto e/ou organização.


Gerenciar risco é algo que fazemos todos os dias, por exemplo, se o tempo está nublado/chuvoso, levamos um guarda chuva.


Como já foi mencionado, a empilhadeira deve ser operada com segurança e responsabilidade, o uso incorreto da máquina pode provocar acidentes, veja quais são:

  • Tombamentos;

  • Colisões;

  • Atropelamentos;

  • Quedas.

Por esse motivo, é muito importante que seja feito o levantamento de riscos. Para ter o melhor entendimento, mostraremos quais são os perigos e as suas ações preventivas.


Realize manutenção preventiva da empilhadeira


É fundamental contar com a manutenção preventiva de empilhadeiras.

No caso da empilhadeira, isso pode custar até mesmo a segurança à vida de um operador.


Na Baloc, quando você aluga uma de nossas empilhadeiras, você já conta com a manutenção preventiva que oferecemos.


Ou seja, a manutenção é realizada por nossos técnicos, mantendo a qualidade e eficiência da máquina, bem como a segurança.


Curso de operador de empilhadeira


Para seguir essa carreira é necessário fazer um curso profissionalizante (nível técnico), pois o profissional é responsável por manusear a empilhadeira dentro das normas de segurança, garantindo a integridade dos produtos e dos demais colaboradores (evitando acidentes, lesões, atropelamentos, queda de materiais e demais danos).


O curso de operador de empilhadeira exige algumas imposições, sendo elas:

  • Ter mais de 18 anos;

  • Ensino fundamental completo (até 5ª ano);

  • Possuir CNH (categoria B ou superior).

Um dos objetivos do curso é apresentar/ensinar diversos treinamentos e simulações de transporte de mercadorias, deste modo, o profissional irá obter prática e experiência no exercício das atividades.


Lembrando que cada produto possui características distintas (peso, altura e largura), por esse motivo, a complexidade e habilidade envolvida no transporte distingue-se de um material para outro.


O conteúdo programático do curso abrange todos esses fatores que foram mencionados, além disso, é lecionado sobre normas de segurança.



Respeite a velocidade e instruções do fabricante


Ao conduzir uma empilhadeira, a velocidade recomendada não deve ser ultrapassada, principalmente quando for fazer uma curva ou realizar manobra.


Outra dica importante é que o profissional fique atento ao piso, pois ele pode estar molhado, saliente ou escorregadio (sujo de óleo).


Além disso, para que o aparelho tenha um uso adequado, é de extrema importância que as recomendações do fabricante sejam fielmente seguidas.


Use Cinto de Segurança e evite manobras perigosas


O cinto de segurança deve ser usado durante todo o trajeto. A peça deve ser utilizada juntamente com os Equipamentos de Proteção Individual.


Aliás, não custa reforçar também que você deve sempre evitar:

  • Fazer manobras arriscadas;

  • Manter os garfos nas posições horizontais quando for carregar ou descarregar;

  • Sempre verifique a marcha da empilhadeira está desengatada quando for ligar a máquina;

  • Quando for ajustar a carga, não faça isso com a empilhadeira em movimento;

  • Fique atento à altura da carga e quando não tiver visão para realizar manobras, ande na marcha à ré.


EPIs de Segurança


Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não devem ser esquecidos, visto que é uma importante medida preventiva de segurança. Os apetrechos que devem ser usados corretamente são: óculos, protetor auricular, capacete e luvas.

Alugue Empilhadeiras Baloc


A Baloc é uma empresa referência no mercado de locação de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, sendo classificados como: elétrica, a gás GLP, retrátil, contrabalançada, patolada e transpaleteira.


Acompanhe o nosso site para ficar por dentro das novidades e notícias do segmento. Siga-nos também nas redes sociais.


Estamos aguardando o seu contato!

bottom of page