top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

07 Dicas para Melhorar a Segurança no Armazém Logístico


dica melhorar seguranca armazem logistico

A logística de uma empresa é uma área essencial para que todos os processos sejam eficientes, conquistando um diferencial competitivo no mercado. Contudo, este objetivo somente é alcançado quando é registrado um baixo número de ocorrências.


Deste modo, pode-se afirmar que o investimento na segurança do armazém é vital para construir um empreendimento de sucesso, tornando-se lucrativo e rentável.


Quando falamos em segurança de armazém, é comum somente associar com o roubo de carga. Entretanto, as ações de segurança são aplicadas para proteger as instalações, mercadorias armazenadas e os colaboradores.


Pensando nisso, iremos mencionar algumas dicas para garantir a segurança em armazéns logísticos e os seus riscos.


Por que aumentar os investimentos em segurança?


Diferente do senso comum, as medidas de segurança NÃO são suficientes para manter o bom funcionamento de uma empresa.


No entanto, existem vários outros detalhes que precisam ser considerados para que as práticas criminosas sejam evitadas (protegendo a carga em movimento ou estacionária). Deste modo, o investimento acaba trazendo retornos a longo prazo, além de minimizar os custos necessários para arcar com as perdas de eventos do tipo. Agora, vamos às dicas!


Uso de EPIs


A primeira medida de segurança é utilizar os equipamentos de segurança individuais (EPIs). Essas peças são fundamentais para garantir que todas as atividades rotineiras sejam seguras.


Por esse motivo, o gestor deve incentivar o uso dos equipamentos de proteção necessários para o ambiente de trabalho.


O recomendando é que o estímulo seja feito através de uma comunicação com a equipe, apresentando a importância e os benefícios desse cuidado na rotina. Ademais, sempre fiscalize se os colaboradores estão usando os equipamentos corretamente.


Sinalização dos Armazéns


A sinalização de riscos deve ser feita de forma adequada. Para isso, analise todo o ambiente e certifique-se de que está tudo dentro das normas de segurança.


Caso seja constatada alguma irregularidade, deve-se regularizar o mais rápido possível (as sinalizações devem estar com as cores e tamanhos adequados). Certifique-se que sejam colocadas em locais visíveis para os funcionários.


Revisão de Maquinários


A revisão e manutenção das máquinas é essencial para que as operações ocorram sem alterações. Para que esse objetivo seja alcançado, o gestor deve se atentar para as necessidades dos equipamentos, avaliando o prazo correto para a manutenção preventiva.


Faça um calendário e tenha alerta para que a data de cada uma das máquinas não sejam esquecidas. Lembrando que este item é fundamental para a segurança da sua equipe.


Treinamento de Equipes


A equipe precisa estar em sintonia para que as regras de segurança sejam seguidas e os equipamentos sejam utilizados corretamente. Em vista disso, pode-se afirmar que a comunicação é essencial.


Desta forma, o treinamento é vital para conhecer as necessidades e os cuidados com os maquinários. Além disso, é importante sempre reportar possíveis problemas e irregularidades.


Equipamentos Adequados


O emprego de equipamentos adequados é fundamental, porém muitas empresas pecam neste quesito. Com o intuito de buscar alternativas mais baratas, alguns empresários acabam utilizando máquinas inferiores.


Contudo, essa medida prejudica a produtividade dos colaboradores e interfere na saúde dessas pessoas (caso não sejam anatomicamente ou seguras o suficiente).


Portanto, quando for avaliar os equipamentos para a sua empresa, confira aqueles que realmente trarão benefícios (o investimento em alternativas mais caras, trazem mais segurança e comodidade para os colaboradores).


Normas de Segurança


Adequar a sua empresa às normas de segurança é essencial para que todos os ambientes estejam de acordo com a lei: extintores de incêndio, antiderrapantes nas escadas e quinas devidamente protegidas.


Por esse motivo, é recomendado fazer uma análise geral do seu armazém e verificar se existem pontos em que a segurança não foi devidamente trabalhada.


Medicina do Trabalho


Por último, é interessante analisar a necessidade de contratar uma empresa de medicina do trabalho, assegurando que os colaboradores estejam em um ambiente seguro e que promova o bem-estar.


Além disso, deve adotar um seguro para evitar os prejuízos monumentais provocados pelo roubo de cargas valiosas.


Empilhadeiras Baloc


As empilhadeiras são largamente utilizadas no armazém ou centro logístico, uma vez que promove a otimização do espaço e agilidade nas atividades rotineiras.


A Baloc é referência no mercado de locação/venda de empilhadeiras, disponibilizamos uma variedade de equipamentos para atender todas as necessidades e demandas logísticas.





bottom of page