top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Como Operar uma Plataforma Elevatória?

Atualizado: 31 de out. de 2022


como operar plataforma elevatoria

Neste post vamos contar como operar uma plataforma elevatória, solucionando as principais dúvidas sobre o tema.


Conhecendo a Plataforma Elevatória


Antes de entender como operar essa máquina, vamos entender sobre o equipamento.

Afinal, uma plataforma elevatória contém várias partes:

  • Plataforma

  • Pernas de tesoura - seção que expande para elevar o trabalhador

  • Cilindro - alimenta as pernas da tesoura

  • Base - parte em que ficam os controles para operar a máquina

  • Fonte de energia

Na base, inclusive, há diversos botões e interruptores que permitem com que os operadores controlem diferentes funções de elevação, indo desde o solo até o teto. Embora existam máquinas diferentes e de diversos fabricantes, esses são os controles principais.


*IMPORTANTE: é imprescindível e obrigatório treinamento específico de Operador de Plataforma de Trabalho Aéreo (PTA) para operar e/ou estar embarcado em plataformas elevatórias.



Controles básicos


Aprender sobre os controles básicos também é essencial para saber como operar uma plataforma elevatória. Veja a seguir:

  • Botão de emergência - resulta na parada de emergência do equipamento. Você pode pressionar esse botão e a energia do circuito de controle é cortada. Basta puxar o botão de parada de emergência para ativar a operação;

  • Interruptor de chave - este comando determina se você pode operar a plataforma a partir do nível inferior, do console, da plataforma ou de ambos. Se ficar na posição neutra, você opera o elevador de qualquer painel;

  • Interruptor de elevação de ponto morto inferior - este comando permite elevar ou abaixar a plataforma ou mantê-la em posição neutra;

  • Botões de configuração - algumas máquinas incluem controle que permite escolher entre configuração interna ou externa.

Controle da plataforma


Outra coisa importante é saber como controlar a plataforma. Veja os outros comandos:

  • Seletor modo - controla o movimento/direção. Tem duas configurações e permite que a plataforma abaixe ou levante. Lembrando que ele não funciona enquanto a plataforma estiver em movimento;

  • Interruptor de chave - liga ou desliga a máquina;

  • Joystick - depois de mover o seletor de modo para a configuração desejada, você pode usar o joystick para manobrar a plataforma. No modo de condução, você movimenta o joystick para frente e move a plataforma para frente. Puxando para trás o reverte. Já para o modo de elevação, puxe para trás e assim você eleva a plataforma e empurrando para frente você a abaixa;

  • Botão de parada de emergência - acione ele para interromper a operação;

  • Interruptor de velocidade - ajusta a velocidade da movimentação da máquina;

  • Direção - gira as rosas para direita ou esquerda para ajudar a dirigir a máquina;

  • Buzina - permite que você avise outras pessoas que está se movimentando ou ajustando a plataforma.

Como operar uma plataforma elevatória


O passo a passo para operar esse equipamento nós dividimos em etapas para fácil compreensão. Veja só:


1. Atenção às medidas de segurança


É fundamental saber quais precauções de segurança devem ser tomadas e estar atento a todos os riscos.


Ao subir a bordo da plataforma, é importante manter três pontos de contato com as mãos (ambos nos trilhos da escada) e um pé. Ao entrar na plataforma, segure o portão de bloqueio atrás de você e fique firme no chão. Não se incline.


Claro que vale lembrar que você não deve:

  • Exceder a velocidade;

  • Transportar objetos maiores que a plataforma;

  • Escolher o modelo certo de plataforma para operar em terreno irregular;

  • Estar atento às condições climáticas;

  • Seguir recomendação do fabricante;

  • Estar atento ao espaço aéreo, incluindo teto, cabos e linhas de energia;

  • Contar com os Equipamentos Proteção Individual (EPI).

2. Faça inspeção de segurança na plataforma elevatória


Antes de operar a plataforma, realize uma inspeção de segurança e verifique todos os componentes do veículo e do elevador.


Certifique-se que todos os comandos funcionam corretamente e teste o botão de parada de emergência. Além disso, não deixe de verificar:

  • Rodas e pneus;

  • Fluidos;

  • Função do painel de controle;

  • Buzinas e alarmes;

  • Luzes e medidores.

Verifique se há peças soltas e faça uma inspeção minuciosa nos controles de operação também, assim como no joystick.


3. Ligue a plataforma elevatória


Antes de ligar a máquina, certifique-se de que está operando em superfície nivelada, longe de detritos, encostas e buracos.


Desative os botões de parada de emergência nos níveis do solo e da plataforma. Em seguida, ative os controles, alternando eles antes da plataforma subir e entrar pelo portão. Tranque o portão atrás de você e coloque os pés firmemente na plataforma.


4. Posicione a plataforma


Estando a bordo da plataforma, mova o interruptor de operação para o modo de condução e usando o joystick você pode posicionar o elevador onde desejar. Para fazer isso, pressione o joystick para frente para avançar ou puxe para trás para retroceder.


Para virar à esquerda pressione o botão de direção à questão na parte superior do joystick. Para virar à direita, mantenha pressionado o botão direito.


5. Suba e abaixe a plataforma


Quando a plataforma estiver no lugar, movimente o interruptor de operação para configuração de elevação, puxando o joystick para trás até levá-lo na altura que deseja.

Você pode ter a opção de estender a plataforma horizontalmente para um maior alcance com a ajuda de uma alça lateral de travamento e pedal.

Para estender a plataforma, apenas destrave ambas e empurre a alça para fora, à medida que avança. Depois, trave ela no lugar quando a estender. Para retraí-lo, desfaça as duas travas e puxe de volta no lugar antes de trancá-los novamente.

Por fim, quando terminar ou precisando reposicionar a plataforma, em um nível mais baixo, empurre o joystick para frente para soltá-lo.


6. Desligue a plataforma elevatória


Após terminar de usar, inicie o processo de desligamento. Certifique-se de ter baixado a plataforma até o solo e que a parada de emergência funcione tanto na plataforma quanto nos controles de base.


Preciso de licença para operar uma plataforma elevatória?


É imprescindível e obrigatório treinamento específico de Operador de Plataforma de Trabalho Aéreo (PTA) para operar e ou estar embarcado em plataformas elevatórias.


Aprender como operar uma plataforma elevatória exige treinamento apenas e muita atenção. Além disso, cabe ao operador sempre respeitar as recomendações do fabricante e entender todas as instruções, além dos riscos potenciais do local de trabalho, juntamente de procedimentos de manutenção.


Tudo isto é abordado no curso e treinamento. Nunca opere sem este curso.


Conte com a Baloc para operar a melhor plataforma elevatória


A Baloc está disposta a te ajudar a operar de forma eficiente e ágil a plataforma elevatória. Consulte nossos especialistas, tire todas as suas dúvidas e alugue agora mesmo a sua plataforma elevatória.


A Baloc disponibiliza todas as informações sobre os equipamentos, auxiliando a operação inicial e treinando os operadores. Explicamos todos os detalhes da máquina, assim como orientamos sobre como usa de forma segura a plataforma elevatória.


Comments


bottom of page