top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Como Funciona uma Plataforma Tesoura?

Atualizado: 31 de out. de 2022


como funciona plataforma tesoura

Neste post vamos falar sobre como funciona uma plataforma tesoura, além disso, vamos contar algumas dicas de segurança para tornar a operação mais tranquila ao operador. Vamos lá?


Plataforma Tesoura


Os elevadores - plataformas - do tipo tesoura são considerados como “andaime móvel”.


Ele usa suportes tipo acordeão para levantar e abaixar a plataforma verticalmente. Ele apenas sobre ou desce e por isso deve estar perto do local onde o operador está trabalhando.


Uma grande vantagem é que acomoda mais trabalhadores na plataforma e materiais ao mesmo tempo.



Tipos de Plataformas Tesoura

  • Plataforma Elevatória tipo Tesoura Elétrica: leve, ágil, perfeito para uso interno. Motor silencioso e não emite gases tóxicos;

  • Plataforma Elevatória Diesel - emitem fumaça, ideais para ambiente externo. Robustos e com alta potência para levantar cargas pesadas, além da grande plataforma;

  • Plataforma Pnatográfica Tesoura para Terrenos Irregulares - equipados com pneus para serviço pesado e com recurso de segurança adicional para operação em terrenso acidentados. Podem ser elétricas ou diesel.

Saiba tudo sobre plataforma elevatória e como ela vai ajudar no ganho de eficiência do seu projeto.


Conhecendo a Plataforma Tesoura


Você precisa conhecer sobre as partes desta plataforma para entender melhor como ela funciona. Veja a seguir:

  • Plataforma - vem em uma variedade de formas, tamanhos e densidades, dependendo do modelo. Estas plataformas com trilhos transportam pessoas e as que não têm trilhos transportam materiais.

  • Base - o tamanho da base também muda conforme o modelo. Ela serve como o alicerce do elevador e é feita em metal rígido. Tem trilhos para guiar os rolos na parte inferior das pernas da tesoura e eles, junto com o suporte de uma base, garantem subida e descida constantes.

  • Pernas da Tesoura - se estendem da base até a plataforma. Levantam a plataforma à medida que se contraem e abaixam a plataforma conforme se expandem.

  • Cilindros - existem três a quatro cilindros ligados ao elevador do tipo tesoura. O conteúdo varia, já que no modelo hidráulico, por exemplo, contém fluido hidráulico. Já no do tipo pneumático tem ar comprido.

  • Fonte de alimentação - varia de um motor autônomo ou em uma fonte de alimentação remota.

  • Válvula descendente - controla o fluxo de ar comprimido ou fluido hidráulico e permite que ele volte ao recipiente original.

  • Válvula de controle de fluxo - controla a velocidade de descida da plataforma gerenciando a rapidez com que o fluido ou ar comprimido deixe o cilindro.


Como funciona uma Plataforma Tesoura


Aqui está o passo a passo de como funciona uma plataforma tesoura:

  1. Fonte de alimentação é ligada e começa a encher o cilindro com o ar comprimido ou fluido;

  2. Fluido hidráulico ou ar comprimido é empurrado de uma área para outra;

  3. Cilindro é empurrado para fora e as pernas se afastam;

  4. A plataforma é elevada.

Para abaixar a plataforma, o operador precisa liberar a pressão ou fluido no elevador de tesoura para reverter o processo acima e iniciar a descida.


aluguel plataforma tesoura

Baloc: Conheça nossas Plataformas Elevatórias


Nós da Baloc oferecemos o melhor atendimento, além de serviços na locação de plataformas elevatórias. Conte com o nosso time para tirar dúvidas e entender sobre locação de plataformas elevatórias.


Conquiste maior segurança, agilidade e eficiência! A Baloc te ajuda a ter a melhor plataforma elevatória. Solicite um orçamento.

bottom of page