top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Checklist para o Operador de Empilhadeiras


checklist operador empilhadeira

O operador de empilhadeira (ou empilhadeirista) é o profissional responsável por transportar, movimentar e armazenar a carga. Para exercer essa função com sabedoria, o empilhadeirista deve fazer um curso técnico.


A formação tem como objetivo desenvolver habilidades para operar corretamente a máquina, visando seguir todas as normas de segurança da profissão.


Um dos encargos do empilhadeirista é realizar um checklist diário no empreendimento, garantindo a integridade e o bom uso dos equipamentos. Além disso, evita possíveis acidentes.


Ao realizar o checklist, o operador pode assegurar de que tudo está funcionando perfeitamente.


Com o propósito de garantir a mais perfeita organização e performance, selecionamos os itens que não devem ficar de fora desta lista.


Checklist obrigatório para o operador de empilhadeiras


Veja a seguir quais são os principais elementos que o empilhadeirista deve revisar diariamente no equipamento.


Equipamentos de segurança para o empilhadeirista


Os EPI 's de segurança são itens primordiais em um projeto logístico, uma vez que o operador está inserido em um ambiente que possui movimentação e transporte de cargas pesadas.


Os apetrechos que devem ser utilizados no cotidiano são: cinto de segurança, buzina, luz de estacionamento/freio e extintores de incêndio.


Análise visual da empilhadeira


Em seguida, o empilhadeirista deve realizar a análise visual do equipamento. Nesta etapa, o profissional tem que contornar a máquina, verificando se há algum vazamento no chão.


O operador precisa conferir se os pneus estão firmes. As porcas, ruelas e parafusos também não devem ser esquecidos, todos esses apetrechos têm que estar bem apertados. Além disso, o aparelho não deve possuir sinais de desgaste ou ferrugem.


Motor da empilhadeira


O próximo passo é fazer a checagem interna, ou seja, verificar se todas as conexões do motor estão apropriadamente encaixadas. O operador também deve ficar atento se os fios estão soltos ou partidos.


O profissional também deve avaliar alguns itens como correias, ventoinhas, filtros de ar/óleo e o nível de óleo do motor.


Radiador da empilhadeira


Verificar os níveis de água/lubrificante é muito importante para aumentar a durabilidade da máquina. Com essa medida, os custos de manutenção são diminuídos.


https://www.baloc.com.br/post/reduzir-custo-manutencao-empilhadeira


Essa ação é bastante simples e não deve ser esquecida, uma vez que promove a longevidade da máquina e evita a troca/compra de peças.


Cilindros de gás / bateria


Caso a empilhadeira seja à combustão (diesel ou gás GLP), o operador deve analisar se há vazamentos no cilindro de gás e o estado da mangueira (do cilindro).


Já na empilhadeira elétrica, o funcionário deve verificar as condições gerais das peças e o nível de carga.


Freios


O freio é um dos principais elementos de proteção, preservando a segurança da carga e do motorista.


Esse elemento é responsável por fazer com que o condutor não perca o controle da empilhadeira.


Luzes/Sons


Os apetrechos luminosos são: faróis, giroflex e luzes de freio e de ré. A emissão de luz no ambiente é de suma importância, uma vez que indica o movimento de forma visual.


Já os equipamentos de sons são: buzina e ré. Os ruídos possuem como função informar para os demais colaboradores sobre a movimentação da empilhadeira.


Empilhadeira Baloc para Locação


Caso esteja procurando por locação de empilhadeira, a Baloc é a solução. Somos uma empresa referência no mercado. Disponibilizamos uma variedade de equipamentos. Conheça os nossos produtos!


aluguel de empilhadeira

Comments


bottom of page