top of page
  • Foto do escritorBaloc Locadora

Como Aumentar a Durabilidade da Empilhadeira?


aumentar durabilidade empilhadeira

A empilhadeira é uma importante aliada nas organizações logísticas, visto que a máquina reduz os custos operacionais, aumenta a produtividade e acelera/otimiza os processos internos (transporte, movimentação e empilhamento de cargas pesadas).


Para garantir que a execução das atividades ocorram perfeitamente (sem eventualidades), é de extrema relevância que sejam adotadas algumas medidas para aumentar a vida útil do equipamento.


Conhecer e aplicar os procedimentos que auxiliam na durabilidade do veículo se mostra uma ótima vantagem. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que irão aumentar a vida útil da empilhadeira.


Manutenção preventiva


A manutenção preventiva é um item primordial para aumentar a durabilidade da máquina. Essa ação é determinante para reduzir os custos com a manutenção corretiva, além de evitar paradas indesejadas.


Quando a manutenção preventiva não é realizada, a empilhadeira tem uma diminuição no desempenho e um aumento no consumo.


Capacitação da equipe


O operador de empilhadeira deve manusear o aparelho com cautela e responsabilidade, por esse motivo, foram criadas algumas normas de segurança (conhecidas como NR11 e NR12).


Além de assegurar a segurança de todos os envolvidos, essas normas são responsáveis pela integridade/durabilidade do veículo, garantindo que o limite de velocidade e a capacidade de carga não sejam ultrapassados.


Lubrificação da empilhadeira


A lubrificação de algumas peças são fundamentais para que não ocorra eventuais paradas (caso essas partes se tornem secas).


O operador também deve ficar atento às condições dos fluidos hidráulicos e de transmissão. O ideal é que essa conferência faça parte da rotina de uso da empilhadeira (seja diária, semanal ou mensal), deste modo, o profissional certifica e mantém os bons níveis desses elementos.


Mão de obra especializada


Muitos empreendedores solicitam mecânicos sem qualificações (específicas) para empilhadeiras com o propósito de obter mais “economia”. Entretanto, essa atitude é bastante danosa para o equipamento.


A empilhadeira possui particularidades técnicas e ferramentas adequadas, isso significa que a manutenção corretiva e preventiva devem ser realizadas por técnicos habilitados e experientes.


Fique atento aos sinais de alertas


Os modelos elétricos possuem sensores com luzes indicativas e códigos de defeitos. Esses sinais servem para alertar/avisar que há algo de errado nos equipamentos.


Em vista disso, os operadores devem estar atentos a essas sinalizações, verificando-as para tomar as devidas providências. Nunca ignore essas indicações, visto que podem acarretar problemas maiores.


Pneus


O empilhadeirista deve acompanhar/verificar o estado dos pneus da empilhadeira. Essa atitude faz parte do checklist diário obrigatório para o operador.


Lembre-se que os pneus em más condições podem colocar em risco o condutor e impactar diretamente na estabilidade do aparelho.


Combustíveis


As empilhadeiras à combustão (gás GLP ou diesel) devem ser abastecidas somente com combustíveis de qualidade.


Esse fator é imprescindível e irá impactar na durabilidade dos componentes e no consumo de combustível.


Bateria de empilhadeira


Como o próprio nome já sugere, a empilhadeira elétrica é movida a eletricidade, através de uma bateria recarregável.


Entretanto, a bateria necessita de alguns cuidados para ter uma longa vida útil, neste caso, o operador tem que acompanhar e verificar os ciclos (frequência) de carregamento.


Por esse motivo, deve-se fazer um cronograma de cuidados para assegurar que a bateria esteja em perfeitas condições, dentre algumas recomendações estão: temperatura, ciclo de carga, nível de eletrólito e água destilada.


Ambiente


Por fim, algumas características do local podem danificar a máquina, diminuindo a sua vida útil. Alguns desses elementos são: umidade, baixa/alta temperatura, solo e umidade.


Para evitar que isso ocorra, é muito importante que a máquina utilize acessórios para se adaptar às novas condições, ajustando-se para a sua necessidade.


Empilhadeiras Baloc


A Baloc é referência no mercado de locação e venda de empilhadeira, possuímos uma grande variedade de equipamentos.


Conheça os nossos produtos e solicite um orçamento conosco!


aluguel de empilhadeira








bottom of page